Veja uma lista com cinco atitudes que não são adequadas em uma sala de aula

goo.gl/y49S44 | Para não desmotivar seu professor e prejudicar a exposição dos conteúdos, dê uma chance à aula, afinal sempre há chances de aprender coisas interessantes.

Veja se você não está atrapalhando seus colegas e professores conferindo esta lista de comportamentos que dificultam o aprendizado:

1 – Você dá as costas para o seu professor?

Não dar atenção ao seu professor ou não demonstrar interesse algum no que ele tem a falar é encarado como falta de respeito com o docente, uma vez que ele dedicou seu tempo para preparar uma aula para você e seus colegas e não está recebendo a resposta desejada. Por isso, para não desmotivar seu professor e prejudicar a exposição dos conteúdos, tente não atrapalhar seus colegas ou então realmente dê uma chance à aula, afinal sempre há chances de aprender coisas interessantes.

2 – Você ridiculariza participação dos seus colegas?

A sala de aula deve ser encarada como um ambiente onde o erro é bem-vindo, de modo que você não deve sentir receio de falar algo pela possibilidade de ser corrigido pelo professor. Nesse contexto, quando você caçoa do colega pela participação dele, embora ele tenha cometido algum equívoco, você está afetando o próprio ambiente do aprendizado. Dessa maneira, a não ser que você tenha intimidade e a pessoa leve o comentário na brincadeira, não tire sarro dos erros dos outros. Use-o para aprender ou até encontrar novas maneiras de abordar a matéria para que você mesmo amplie sua compreensão do material didático.

3 – Você inibe a participação deles?

Há também uma segunda maneira de atrapalhar a participação dos colegas: expondo sua opinião demais. Apesar de ser positivo o fato de você compartilhar ideias e tentar por meio delas ajudar seus colegas, você não deve impedir que eles também façam o mesmo. O interessante de aprender com outras vinte pessoas na sala é justamente a troca de experiências e conhecimento, ou seja, dê abertura para que elas também interajam e enxergue nessa participação uma nova perspectiva do que está em pauta.

4 – Você sempre chega atrasado?

Quem nunca perdeu a hora e acabou chegando atrasado à aula? Independentemente da justificativa, um atraso eventual não é motivo para reclamações, afinal o trânsito muitas vezes não coopera ou então você passou mal durante a noite, etc. O problema é quando se interrompe a aula diariamente, fazendo – mesmo que sem intenção – com que seu professor e os demais alunos percam a linha de raciocínio da matéria em discussão. Portanto, tente ser mais pontual ou evite entrar na classe depois da aula ter começado.

5 – Você se prepara para as aulas?

Sabe aquele trabalho em grupo em que era de sua responsabilidade imprimir e levar para a aula no dia seguinte, mas você esqueceu? Difícil explicar aos colegas ou encontrar uma solução para esta situação tão em cima da hora, não é? Por isso, organize-se. Anote numa agenda ou em papeis adesivos lembretes sobre quais são suas obrigações, deixe seu estojo sempre a mãos e leia os textos passados pelo professor antes da aula. A aula será melhor para você, os demais estudantes e até para o docente.

Fonte: noticias universia 
Anterior Próxima