Notícias

Curiosidades

Dicas

Artigos

Veja como criar um plano de estudo mais completo e eficiente, aumentando o foco e a concentração

goo.gl/dKYPJk | Estudantes costumam se perguntar como eles podem melhorar a sua rotina de estudos para obter um resultado melhor em provas e outros tipos de trabalhos. Apesar de existirem diversas dicas para aumentar o foco e a concentração, é possível conseguir isso com apenas uma estratégia: um plano de estudo eficaz.

Um bom plano de estudos é importante para estudantes por vários motivos, entre eles: acompanhar o progresso ao longo do bimestre, ter objetivos de estudo e criar pequenas metas. Além disso, é por meio dos planos que o aluno consegue otimizar seus estudos e aproveitar melhor o tempo reservado para essa atividade.

Para começar a criar o seu plano de estudo, você deve desenhar um calendário grande onde será possível escrever a tarefa designada a cada um desses dias e o tempo de cada uma delas. Após fazer isso, separe pelo menos um dia da semana (contando sábado e domingo) para o descanso, ou seja, um dia em que nada será estudado. Além disso, é importante que os dias em que você terá compromissos e provas também estejam discriminados no calendário.

O próximo passo é organizar primeiramente as matérias que você tem mais dificuldade. Reserve mais dias e horários para revisar essas disciplinas. Depois de colocá-las na maioria dos espaços, realize a organização dos outros temas. Por exemplo: se você tem dificuldade com biologia e química, escolha pelo menos quatro dias da semana para estudar as duas disciplinas, e depois organize as outras matérias no restante dos horários.

Falando nos horários, é importante que exista um equilíbrio entre descanso e estudos. Reserve mais ou menos 1 hora para estudar um assunto mais complicado e meia hora somente para rever um tema em que você já tenha intimidade. Além disso, não se esqueça dos intervalos: você deve ter 15 minutos de pausa a cada duas horas de estudo, no máximo. Não se esqueça: o descanso é tão importante para um bom desempenho quanto várias horas estudando.

Fique atento também à sua escolha de organização de matérias. Busque alternar entre temas mais teóricos com outros mais práticos, além de encontrar um balanço entre assuntos que requerem muita leitura e outros em que é necessário fazer diversos exercícios. Dessa forma, você diminui as chances de se sentir cansado rapidamente ou entediado.

Além disso, é importante que você leve em consideração a sua disponibilidade e os horários em que você está mais disposto. Por exemplo: se você estuda de manhã e prefere estudar à noite, reserve a sua tarde para fazer outras atividades que não envolvam os estudos, inclusive o seu descanso. Assim, à noite, você estará totalmente disposto para estudar e seus estudos irão render mais.

Acima disso tudo, é essencial que o seu plano de estudo seja flexível. Se logo no primeiro mês a sua produtividade diminuir e os resultados não forem tão bons, reveja os seus erros e melhore o seu cronograma para o mês seguinte.

Com essas dicas criar um plano de estudo eficaz e completo para as suas necessidades será uma tarefa menos difícil para você. Bons estudos!

Fonte: noticias universia

Nenhum comentário :

Agradecemos pelo seu comentário!