Veja 12 grandes seriados que possivelmente te ajudarão no curso de Direito

bit.ly/12seriados | Quando se pensa no curso de Direito, a primeira coisa que vem à mente são livros e mais livros. Essa associação está correta – deve-se ler muito – mas na sociedade digital que vivemos, não há como não curtir a gigantesca onda de seriados que veio para ficar.

Para ajudar a conciliar esta febre com seus estudos, listamos os 12 seriados que serão aproveitados nas suas provas. De comédias a intensos dramas, são sequências que se relacionam com pelo menos uma matéria de seu curso.

As séries estão dispostas com a seguinte lógica: as primeiras tratam sobre formação de sociedade – sociologia, filosofia, ciência política – seguida da série sobre ética, moral e formação de leis. Em seguida, seriados que se passam nos tribunais e, por último, sobre técnicas forenses. Confira a lista: 

1. The Walking Dead



Sim, você nem imaginava, mas a série mais legal de todos os tempos (opinião passional, confessamos) te ajuda muito no curso da graduação.

The Walking Dead é fundamental para os primeiros anos da Faculdade, pois o cenário pós apocalíptico cheio de zumbis, antes de tudo, leva ao dilema da construção de uma nova sociedade, assentada sob outros princípios e valores. No caso da sociedade guiada pelo detetive Rick a propriedade privada se torna efêmera e a vida alheia é um mero detalhe quando buscam apenas a sobrevivência.

A 5ª temporada estreou na última semana e, ao passo que o tempo enfraquece zumbis, o agrupamento de seres humanos se torna o grande problema. A série, então, retrata questões de ciência política, como a formação de estados, relações de poder e disseminação do medo. Assista e vá longe nos pensamentos, tem teoria a perder de vista.

2. Lost



O pano de fundo de Lost é semelhante ao de The Walking Dead – a construção de uma nova sociedade. Ao invés de zumbis, uma ilha para ser levantada como estado.

Para os cientistas políticos, indispensável prestar atenção nos atores principais: cada um representa um filósofo (Rousseau, Locke, Hobbes e por aí vai). A formação de estado acompanha processos legislativos – códigos de condutas, punições, entre outros mecanismos de organização de sociedade.

A série já chegou ao seu fim, portanto, muito cuidado ao pesquisar sobre, para não se deparar com spoilers.

3. Breaking Bad



O seriado que marcou a “Série de Ouro” da televisão norte-americana carrega consigo profunda reflexão acerca de posturas maniqueístas próprias do Direito. Em Breaking Bad, ninguém é 100% bonzinho ou malvado. Tudo é um enorme cinza nos personagens, os quais desenvolvem outras personalidades e violam valores ético-morais quando conveniente e necessário.

A enorme maioria dos personagens são “cidadãos de bem”, mas que, muitas vezes não encontram nenhum problema para cruzar a fronteira da legalidade.

Na série, ainda, é possível aprender com o personagem Saul Goodman , um advogado canastrão protagonista da propaganda de advocacia mais engraçada de todos os tempos – veja vídeo abaixo.

A série acaba magistralmente na 5ª temporada e vale cada minuto de reflexão.

4. House of Cards



Frank Underwood, interpretado por Kevin Spacey, marca presença na sua prova de direito, a qual, normalmente, trata sobre memorização e interpretação de leis.

E é no nascimento dessas leis que entra House of Cards. A série retrata o elemento jurígeno, isto é, a criação do direito aplicado. O processo de elaboração, trâmite e votação de processos legislativos, tudo regado a muita vaidade e lobby – série é preciosa para entender um pouco sobre algo que não nos explicam muito nas salas de aula, isto é, as influências de empresas a parlamentares.

Sempre que seu professor ou professora falar da “mens legis” (intenção do legislador na aprovação da lei) lembre-se: nem sempre ela é das melhores.

5. Boston Legal



Para quem se identifica com a defesa, sem dúvidas é uma das séries mais divertidas para assistir. O seriado se passa no escritório Crane, Poole & Schmidt, a banca mais tradicional e conceituada de Boston.

O pitoresco Denny Crane, já muito velho e vivendo apenas da reputação faz dupla com o brilhante Alan Shore, praticamente sua versão mais nova. A série não se furta de enfrentar de nenhuma polêmica, curiosamente semelhante com as brasileiras (aborto, drogas, crimes de mídia). Além disso, as atuações – principalmente de James Spader, que interpreta Shore – ensinam muito sobre retórica.

Uma coisa interessante sobre Boston Legal é a possibilidade de (assim como seriados como Seinfeld e Friends) de assistir um episódio avulso sem precisar ter acompanhado a série inteira.

6. Law and Order SVU



Se Boston Legal é ideal para quem se identifica com a defesa, Law and Order SVU (Special Victims Unit) é próprio para quem tem apreço pela acusação. Dentre todas as ramificações de Law and Order – NY, Los Angeles, Miami – a SVU sai na frente nos quesitos produção e interpretação.

No entanto, só é possível adaptar os padrões de investigação norte-americanos aos brasileiros nas telinhas, tendo em vista que a polícia está muito longe de qualquer padrão de qualidade, tanto técnica quanto de tempo em investigações cotidianas.

A série trata apenas de crimes sexuais e é um prato cheio para quem deseja se especializar no assunto.

Como todos os ramos de Law and Order escritos por Dick Wolf, a série chega neste ano com mais de uma década no ar.

7. Suits



Suits é outra opção para curtir o mundo dos escritórios em um clima bem tranquilo. A série retrata o cotidiano do escritório Pearson & Specter, em Nova York, sendo referência aos alunos que se apaixonam pela defesa.

Dois advogados protagonistas, Mike Ross e Harvey Specter, compõe a diferentes modos de atuação nos tribunais e no escritório. Assim como Boston Legal, a série é interessante para acompanhar discussões de casos de um modo bem sarcástico.

Suits chega a sua 5ª temporada. Diferente de Boston Legal, o roteiro é bem amarrado, então para acompanhar a série precisa ver do primeiro ao último episódio.

8. The Good Wife



The Good Wife retrata a rotina da advogada heroína Alicia que retoma a vida profissional depois de anos como dona de casa, tudo em razão de escândalo sexual envolvendo seu marido.

Ao contrário de Suits e Boston Legal, The Good Wife retrata um seriado mais sério e maduro. Além dos aspectos inerentes em séries de escritórios de advocacia – casos, defesas e tribunais - a série trata do papel da mulher no mercado de trabalho, tanto no escritório de advocacia, como também nos ambientes forenses.

Então, para entender um pouco da condição feminina, dos papéis da mulher na sociedade moderna e desenvolvida, no mercado de trabalho, em ambientes forenses, muitas vezes machistas, além de se entreter com o clássico de seriados sobre advocacia, The Good Wife é uma excelente pedida.

09. Lie to me



A série é fundamental aos fiéis da verdade real no processo brasileiro. O roteiro é auto-explicativo: uma equipe de investigações especializada em analisar e detectar mentiras em depoimentos. Liderado pelo Dr. Cal Lightman (muito bem interpretado por Tim Roth), o grupo presta serviços a empresas, pessoas e… a polícia!

O enredo, portanto, é fundamental para saber um pouco sobre comportamento de testemunha, traços de mentiras, sendo, em última análise, voltado muito à psicologia – saiba que provavelmente você estudará psicologia jurídica no último ano da faculdade. Por isso, Lie to Me não te ajudará apenas na prova e na faculdade, como também na vida. Já tentou puxar uma conversa sobre linguagem corporal em um bar? É infalível…

10. Dexter



Um assassino em série que trabalha na polícia de Miami vai te ajudar na prova? Sim! Dexter não se trata apenas dos dilemas e aventuras do perito policial, mas também uma verdadeira aula de medicina forense.

Dexter possui uma código muito simples (calma, não é spoiler, trata-se de algo dito nos primeiros minutos do seriado): somente mata aqueles que são culpados e escaparam impunes de seus crimes. Logo, por trás da sua filosofia justiceira, a medicina forense entra com tudo nas investigações que Dexter realiza para comprovar a culpabilidade da vítima. Um detalhe: ele é obsessivo, portanto, se prepara para exames de DNA, colheita de provas nos mínimos detalhes e sangue, muito sangue.

O seriado foi até a 9ª temporada, mas avisamos desde já sobre a decadência: se você assistir até a 5ª, não perderá nada depois.

Fonte: Justificando


Bônus!


11. Better Call Saul


É uma série de televisão americana criada por Vince Gilligan e Peter Gould, uma prequela de Breaking Bad, também criada por Gilligan. Better Call Saul decorre em 2002 e conta a história do pequeno advogado James Morgan "Jimmy" McGill (Bob Odenkirk), seis anos antes da sua aparência em Breaking Bad como Saul Goodman; alguns eventos depois da série original também são explorados, embora de uma forma muito breve.

A primeira temporada, com dez episódios, estreou a 8 de fevereiro de 2015 no canal AMC. A segunda temporada, também com dez episódios, estreou a 15 de fevereiro de 2016. Uma terceira temporada já foi anunciada.

Tal como Breaking Bad, Better Call Saul tem recebido uma enorme aclamação por parte da critica. Já recebeu várias nomeações, incluindo quatro Emmys Primetime, três Writers Guild of America, dois Critics' Choice Television Awards e um Screen Actors Guild Award. A estreia da série detinha o recorde para a maior audiência na história do cabo no momento da sua exibição. Vale assistir!

12. How to Get Away with Murder


How to Get Away with Murder, às vezes estilizado como HTGAWM (em Portugal, Como Defender Um Assassino) é uma série de televisão estadunidense transmitida pela ABC desde 25 de setembro de 2014. A série foi criada por Peter Nowalk e tem como produtora executiva Shonda Rhimes e distribuído pela ABC Studios. Devido o contrato de Viola Davis, as temporadas não podem ser muito longas podendo ter apenas 15 episódios e no máximo 16.

A série segue a vida pessoal e profissional de Annalise Keating, uma professora de Direito Penal da fictícia Universidade de Middleton, na Filadélfia, uma das mais prestigiadas Escolas de Advocacia na América. Uma advogada de defesa, Annalise seleciona um grupo dos seus melhores alunos em sua turma da universidade para trabalhar em seu escritório. São eles: Connor Walsh, Michaela Pratt, Asher Millstone, Laurel Castillo e Wes Gibbins.

Em sua vida pessoal, Annalise vive com seu marido Sam Keating, um reformado psicólogo, mas também vive um relacionamento às escondidas com Nate Lahey, um detetive local. Quando sua vida pessoal e profissional começar a entrar em colapso, Annalise e seus alunos se verão envolvidos, involuntariamente, em uma trama de assassinato.

A ABC renovou a série para mais uma temporada, agendada para o dia 24 de setembro de 2015. A atriz Viola Davis também fez uma declaração confirmando que ela estará retornando para uma nova temporada.

Compartilhe já com seus amigos do Direito e deixe seu comentário aqui abaixo!

18/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Interessante, contudo há outras séries que tem tudo a ver com Direito, muito mais do que alguns seriados citados nesse artigo, que são SCANDAL, na minha opinião a melhor, é toda sobre Direito e HOW TO GET AWAY WITH MURDER. Deveriam ser analisadas e com certeza estar entre essas 10

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, principalmente HOW TO GET AWAY WITH MURDER, que estou amando.

      Excluir
    2. HOW TO GET AWAY WITH MURDER é simplesmente perfeito!

      Excluir
    3. Sim! Aguardando ansiosa pela próxima temporada ^^

      Excluir
  2. O Desafio (The Practice) também merece destaque! Foi a precursora de Boston Legal, e a considero melhor que esta, inclusive!

    ResponderExcluir
  3. Suits Simplesmente espetacular.

    ResponderExcluir
  4. Rolou um spoiler nessa materia, meio que sem querer, ao falar de Suits!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também notei o spoiler

      Excluir
    2. Quem nunca assistiu, nunca vai perceber esse spoiler...

      Excluir
    3. Pearson e Specter... uahuahuah

      Excluir
  5. Verdade, spoiler no nome do escritório de Suits! Era pra constar Pearson Hardman

    ResponderExcluir
  6. Faltou Drop Dead Diva

    ResponderExcluir
  7. No caso de The Walking Dead,é muito interessante por ser possível visualizar os acontecimentos e compara-los com os do livro O Caso dos Exploradores de Caverna,e se o estado apocalíptico acabasse,e houvesse um julgamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma diferença,no The Walking Dead o estado extingue-se,e no livro não,as vitimas deixam de fazer parte da sociedade por alguns dias,mas ela continua ali,então não haveria julgamento porque as leis antes vigentes não existem mais,e no livro sim.

      Excluir
  8. Acrescento à lista mais uma série: O demolidor (NetFlix), em que um advogado é o herói....Matt Murdock (Charlie Cox) é um advogado cego que cresceu no perigoso bairro de Hell’s Kitchen, em Nova York, e utiliza seus sentidos sobrehumanos para combater o crime.
    Ele conta com a ajuda de Foggy Nelson (Elden Henson), seu sócio, e de Karen Page (Deborah Ann Woll) para derrubar o império do crime construído por Wilson Fisk (Vincent D’Onofrio).

    ResponderExcluir
  9. A série Prision Break é perfeita!
    Fala-se tanto das brechas do judiciários, bem como atuação dos advogados e o sistema prisional.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima