Quer cortar custos com material de estudo? Economize nos livros didáticos

goo.gl/9cCssc | Em toda época de volta às aulas, os estudantes passam pelo mesmo drama: como equilibrar as contas no novo período letivo? Uma alternativa eficiente para economizar está em driblar os custos dos livros didáticos.

Em geral, professores costumam materiais similares ao longo dos anos. Entrar em contato com alunos mais velhos é uma ótima ideia de comprar tais livros com desconto e até mesmo conseguir empréstimos.

Falando nisso, checar a disponibilidade desses textos em sebos é uma ótima ideia. Tradicionalmente mais baratos que livrarias, esses estabelecimentos costumam trabalhar com volumes em bom estado. Como trata-se de uma loja, a compra se torna mais segura, pois, caso você não tenha reparado em algum dano no exemplar, provavelmente será possível trocá-lo ou adquirir outro.

As bibliotecas das escolas e faculdades costumam guardar tesouros, especialmente quando se trata de livros complementares e leituras paradidáticas. Vale a pena explorar o acervo da sua instituição ao receber a lista.

Outra medida eficaz contra o desperdício de tempo e dinheiro é tirar cópias dos livros sugeridos durante aulas. Muitas vezes, professores cobram a leitura de apenas alguns capítulos, o que torna desnecessária a compra de um livro inteiro. Em algumas instituições, é possível copiar os textos de graça ou mediante uma pequena taxa, muito mais econômica que um exemplar novo.

Seguindo essa linha de raciocínio, você pode também tentar se organizar com a turma para que uma equipe de alunos fique responsável pela digitalização das páginas e o compartilhamento do material na internet, via redes sociais. Assim, todos têm acesso ao conteúdo de maneira fácil e rápida.

Se mesmo com todas essas dicas for imprescindível comprar um novo livro, tente buscar descontos diretamente com a editora, o que costuma acontecer em caso de compras coletivas. Livrarias também costumam oferecer abatimentos para clientes antigos, ou seja, procure se cadastrar no programa de fidelidade da loja de sua preferência para aproveitar as ofertas.

Fonte: noticias universia 
Anterior Próxima