Notícias

Curiosidades

Dicas

Artigos

Está difícil colocar em dia suas leituras? Veja como ler mais rápido e melhor os livros de Direito

goo.gl/f3Xx3V | Está difícil colocar em dia a leitura da montanha de livros de Direito indicados por seu professor? Como ler mais rápido os seus muitos livros de Direito? Como a Leitura dinâmica pode acelerar a leitura e permitir ler mais livros de Direito?

No sexto, dos oito segredos de Como Estudar Direito - Como Aprender Direito (Clique no link para conhecer os outros 7 Segredos e acelerar seu estudo de Direito), abordaremos o tema: Como a Leitura Dinâmica pode ajudá-lo a ler mais livros de Direito em menos tempo.

A matéria de Direito, devido a complexidade, acaba exigindo a leitura de diferentes livros para a perfeita compreensão dos temas. A maneira de acelerar essa leitura, ler mais livros e aprender mais em menos tempo, é usando técnicas de leitura dinâmica.

Falaremos abaixo sobre:

1) As 10 estratégias de Leitura dinâmica básicas, que permitem ler mais rápido e com mais facilidade o que aprende em Direito;

2) Se você ainda não conhece, mostraremos os benefícios de usar as ferramentas de Leitura Dinâmica avançadas da Neurosoftware, que possibilitam um treinamento moderno e eficaz, tornando mais rápida sua leitura em pouco tempo.

10 Dicas de Leitura Dinâmica de Direito

Experimente em seus estudos de Direito essas 10 dicas básicas de leitura dinâmica para começar a agilizar a leitura dos livros de Direito. Se desejar ir a fundo e acelerar sua leitura ao máximo, use o treinamento avançado de Leitura Dinâmica que será explicado na próxima tabela:

1) Selecione as partes que são realmente interessantes em suas leituras

Saiba ser seletivo a respeito do que lê. Jamais perca tempo com textos ou mesmo partes do texto que não sejam úteis ao seu propósito. Identifique as informações que realmente são importantes e leia elas.

2) Tenha um amplo vocabulário

Para fazer uma leitura dinâmica com mais qualidade, procure sempre que possível ampliar seu vocabulário, entendendo e aprendendo novas palavras. Quanto mais palavras você conhecer, mais fácil e rápido será sua leitura.

3) Esteja na frequência ideal para a leitura

Existem sons com frequências que ajudam a obter uma leitura mais dinâmica. Antes se usavam as musicas barrocas, porém com inovações, foram surgindo as Neurofrequencias. Esses sons fazem com que seu cérebro entre num estado ideal para ler de um jeito mais rápido.

4) Aumente a velocidade de sua leitura

Escreva um pequeno texto, colocando em cada linha apenas duas palavras. Ao longo do texto, aumente as frases para três palavras. Nesta leitura, deixe o olhar seguir verticalmente para baixo, ao longo do texto, sem parar em cada linha. Esse exercício auxilia na velocidade e na expansão da visão. Exemplo:

Saber
organizar bem
o tempo e
o conteúdo a
ser estudado
é fundamental
para o
candidato se
dar bem
no vestibular.
Segundo pedagogos e
professores de cursinho,
prestar atenção às
aulas, estudar em
um ambiente tranquilo
e manter a concentração
no momento da leitura
ajudam no processo
da aprendizagem e
memorização do conteúdo.

5) Descubra sua velocidade em pl/min (palavras por minuto)

Primeiro, você deve escolher um livro de sua preferência, que deverá ser utilizado no treino diário. Em seguida, para darmos prosseguimento, você precisa saber a sua velocidade de leitura em pl/min (palavras por minuto). Primeiro conte o número médio de palavras em uma página do livro que você está lendo agora (conte quantas palavras tem em uma linha, quantas linhas têm em uma folha e multiplique).

   pl/min                                              Nível de leitura

     150                                            Leitor normal/iniciante
150 à 400                                         Leitor intermediário
400 à 650                                           Leitor avançado
650 à 800                                            Leitor dinâmico

Agora abra um cronômetro, ou simplesmente marque a hora no relógio, e conte em quanto tempo você lê essa folha. Depois disso, faça o seguinte:

Meu tempo de leitura: 47s. Agora Pegue o tempo de leitura (em segundos!) e divida por 60 para descobrir em quantos minutos você leu a página. Exemplo:

Tempo de leitura: 47s ÷ 60 = 0,78min

Palavras por folha: 250 >> 250 ÷ 0,78 = 320 pl/min

Como mostra a conta acima, após dividir o número de palavras na folha que você contou em quanto tempo a leu, irá descobrir o seu pl/min! Após isso, procure todo dia usar o mesmo livro e procure manter essa velocidade de uma forma constante.

Você poderá recorrer a um recurso prático que chamamos de GUIA, para auxilia-lo na manutenção da velocidade. Utilize uma folha de papel, ou uma pequena régua como GUIA, que deverá ser deslizada no sentido vertical, de cima para baixo tampando as linhas já lidas. Logo, seus olhos estarão sempre enxergando a próxima linha, enquanto as linhas lidas estarão ocultas.

Observe que no exercício de aceleração visual, você apenas deverá correr os olhos no espaço acima das linhas, de margem a margem, sem se preocupar com a leitura. A duração do exercício deverá ser de no mínimo 5 minutos. Se você decidir praticar por exemplo, 10 minutos por dia, pratique 5 minutos, faça uma pausa para relaxamento dos olhos e pratique por mais 5 minutos. Esse é um ótimo exercício de Aceleração Visual!

6) Melhore seu aparelho visual

Para que você tenha uma maior mobilidade do aparelho visual, das vértebras cervicais, relaxando ainda toda a musculatura do pescoço e dos olhos, coloque seu dedo indicador a uns 10 centímetros do nariz, e gire a cabeça da direita para esquerda alternadamente, apontando o nariz em direção ao ombro, sem parar de olhar para o dedo. Faça 10 rotações com os olhos abertos e dez rotações com os olhos fechados. Sempre respirando de uma forma pausada e calma.

7) Estimule sua retina

De manhã cedo quando o sol estiver “nascendo”, se coloque de frente a ele e tape um olho com a palma da mão, girando a cabeça da direita para esquerda alternadamente, apontando o nariz em direção ao ombro, sem parar de olhar para o sol. A luz do sol vai-se espalhar no fundo do olho e estimular toda a retina. Repita com o outro olho e continue durante dois minutos, respirando sempre calmamente.

8) Quebre a rotina de seus olhos

Por incrível que pareça, o exercício de andar de costas ajuda tanto os olhos como o corpo a relaxar. Essa é uma ótima forma de auxiliar em seu treinamento de leitura dinâmica. Esse exercício quebra padrões psíquicos e corporais. Andar ou correr de costas, por exemplo, cria um padrão com o qual o cérebro não está acostumado, anulando alguns efeitos da marcha.

9) Torne sua musculatura ocular flexível

Para aumentar a flexibilidade da musculatura ocular, nada melhor do que brincadeiras lúdicas. Coloque na sua frente um objeto e comece a observar esse objeto e após isso focar o cenário (ou outros objetos) que esta atrás. Faça isso de uma forma alternada, procurando ver de perto e de longe.

10) Se motive a ler dinamicamente

Para se motivar mais no treinamento de leitura dinâmica, escreva uma lista com todos os motivos pelos quais você precisa e quer se dedicar a leitura dinâmica e uma vez por dia, de preferência antes de começar a ler seu material, leia essa lista. Exemplo: Quero aprender leitura dinâmica para me tornar mais inteligente na matéria de história.

Fonte: como aprender estudar