Exemplo de sucesso, jovem juiz federal inspira concurseiros por todo o país

goo.gl/8ih57b | Aprovado em 1º lugar para juiz federal, o magistrado leciona aulas de Direito em preparatórios de Brasília. O piauiense Pedro Felipe de Oliveira Santos, 27 anos, fez história ao se tornar o mais jovem juiz do Brasil com apenas 25 anos de idade. Agora, o rapaz auxilia outras pessoas a também realizar o sonho de ser aprovado em um concurso público. Desde que se tornou um juiz federal em fevereiro de 2013, Pedro Felipe ministra aulas de Direito Civil e Administrativo em cursos preparatórios de Brasília e também dá dicas através das redes sociais de como se preparar para os exames.

A história do jovem piauiense serve de inspiração para milhares de concurseiros. O vídeo que mostra seu discurso durante a solenidade de posse dos juízes federais substitutos aprovados do Tribunal Regional Federal da 1ª Região já havia sido visualizado por 88.360 pessoas. Além disso, diariamente ele recebe vários emails e mensagens de estudantes solicitando dicas de estudo, de livros e outras lhe parabenizam pela história de vida.

“Fico muito feliz quando os alunos me questionam sobre minha preparação e qual a melhor forma para enfrentar os concursos públicos. Sinto-me motivado a continuar ministrando aulas ao saber que muitas pessoas se identificaram com minha história e também buscam a mudança de vida. Há pouco tempo soube que uma jovem voltou a estudar após dois anos. A mulher me contou que ficou desmotivada depois que foi reprovada em um teste físico para o cargo de delegado, mas segunda ela, o que lhe motivou a continuar na batalha foi meu discurso de posse”, contou o jovem.

Em cinco anos, Pedro Felipe chegou ainda a ser aprovado para procurador do estado de Alagoas, defensor público do estado do Piauí (1º lugar), defensor público do estado de Alagoas, defensor público da União (1º lugar) e juiz federal (1º lugar).

Pedro Felipe assumiu a função de juiz
aos 25 anos
Para o jovem magistrado, os concurseiros não devem encarar as provas com medo ou receio. Ele cita como orientações para um bom desempenho, a conciliação dos estudos com a vida pessoal. Para Pedro Felipe, a higienização mental é extremamente importante.

"Desde cedo comecei a fazer muitas provas. Então, inscrever-se em concursos públicos e resolver questões é um excelente termômetro para detectar quais os pontos a melhorar e as disciplinas que demandam mais tempo de estudo, mas também recomendo que os estudantes tenham uma vida paralela aos estudos. Ao contrário do que muitas pessoas pensam que sair com familiares e amigos atrapalha, no meu ponto de vista isso faz bem desde que seja realizado de forma moderada. Também é importante ler livros extrajurídicas, pois a aprovação em concurso não é apenas um projeto de meses, mas de anos”, explica.

A função de juiz federal

O jovem juiz revelou que está completamente realizado e que a partir de agora tem como projeto profissional apenas conciliar a magistratura com o magistério. Sobre o desafio de ser juiz federal com apenas 25 anos, Pedro Felipe contou que em nenhum momento enfrentou o preconceito, mas que aguentou muitas brincadeiras em relação à sua idade.

Pedro Felipe foi homenageado na
Câmara de Vereadores
“Não tive problemas sérios em relação ao fato de ser jovem se comparado com a maioria dos juízes que eram mais velhos do que eu. Entretanto, enfrentei muitas brincadeiras por parte de advogados e de solicitantes por conta da minha aparência de jovem, mas ressalto que as brincadeiras eram saudáveis e não houve constrangimento. Não sofri preconceito porque sempre percebi que a minha avaliação recaía sobre meu trabalho e pela seriedade com que faço minhas coisas”.

Pedro Felipe também falou sobre seu trabalho no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Ele advertiu que a vida de magistrado é árdua e requer muita dedicação.

“O juiz condena uma pessoa, absolve outra, manda uma pessoa para a prisão ou tira do sistema, bloqueia bens e pede a liberação de contas. E em todos os processos há uma angústia, pois não é apenas um pedaço de papel, mas se trata de uma vida pela qual você está decidido. Desempenhar esta tarefa não é fácil porque não podemos julgar baseado apenas na lei, o juiz precisa conhecer a realidade do local onde trabalha e buscar uma solução levando em consideração estes dois aspectos”, argumentou.

Homenagem

O juiz federal Pedro Felipe de Oliveira Santos, 27 anos, foi um dos homenageados com a Medalha do Mérito Legislativo da Câmara Municipal de Teresina. A indicação foi do vereador Inácio Carvalho. No ano passado, ele recebeu  a medalha da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí.

*Matéria servindo como grande motivação e inspiração para todos!

Fonte: G1

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima