Dúvida importante! Que assuntos de Direito estudar para provas e concursos?

goo.gl/uGsQbJ | Se você está se preparando para provas e concursos de Direito, talvez esteja se perguntando: Que assuntos de Direito Estudar para Provas? Que assuntos de Direito Estudar para concursos?

Para sanar essa dúvida importante sobre como escolher os assuntos certos e o que estudar em Direito, elaborei um plano de análise passo a passo, indo do seu objetivo ao estudar a matéria de Direito, até a elaboração final de uma lista de assuntos de Direito à serem estudados.

A matéria de Direito é muita ampla e ao menos que você seja um advogado, dificilmente precisará estudar todos os assuntos de Direito. Dentro da matéria Direito temos diversos tipos ou submatérias.

Veja abaixo as principais:

Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Civil, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Processual, Direito do Consumidor, Direito Eleitoral, Direito Comercial, Direito de Família, Direito Ambiental, Direito Internacional Público, Direito Internacional Privado, Direito da Personalidade, etc.

Estudar todas essas submatérias e cada um dos muitos assuntos contidos em cada uma é de fato um trabalho para quem ingressou na carreira jurídica.

Se você é como a maioria dos estudantes, provavelmente precisa aprender partes do Direito para realizar uma prova e nesse caso, o conselho para economizar tempo e conseguir atingir seu objetivo de passar na prova é ser seletivo em seu estudo.

Você precisa ter bem claro seu objetivo e fazer uma boa pesquisa para descobrir que assuntos de Direito são mais importantes e precisam ser estudados. Procure responder as 5 perguntas abaixo:

1) Qual o seu objetivo ao estudar Direito?

Deseja passar numa prova de concurso? Vai iniciar uma faculdade de Direito? Vai fazer a prova da OAB?

O objetivo é fundamental na identificação dos assuntos a serem estudados em Direito. Para quem vai prestar concurso, por exemplo, o recomendável é que se baseie no nível do concurso e da empresa que vai preparar a prova. Vejamos:

Concursos Fáceis – Em concursos fáceis (de técnico, por exemplo), procure apenas decorar a lei. Não vale à pena tentar entendê-la, nem ter embasamento na mesma.

Concursos Médios – Em concursos medianos, é recomendável que você se matricule em um bom curso, pelo fato de lá poder adquirir diversos macetes importantíssimos de direito.

Concursos Avançados – Em concursos mais avançados, procure se antecipar bastante em seus estudos de direito. Procure entrar no intensivo pré o mais rápido possível, pois normalmente nesses concursos o conteúdo aplicado de direito é bem grande.

2) Que submatérias específicas dentro da matéria de Direito são importantes para atingir seu objetivo?

Reveja a lista que passamos no início desse texto, dos Tipos ou Submatérias de Direito e pesquise quais são importantes para seu objetivo, pois cairão na prova.

3) Que assuntos dentro dessas submatérias de Direito são necessários para cumprir seu objetivo?

Cada tipo de Direito, Direito Constitucional, por exemplo, é um mundo e talvez não seja necessário estudar tudo de Direito constitucional para seus propósitos. Identifique que assuntos você precisa realmente estudar.

4) Quais desses assuntos são mais importantes, pois caem frequentemente na prova de Direito que irá realizar?

Muitas vezes não há tempo suficiente para estudar tudo que seria necessário em Direito e o aluno precisa ser ainda mais seletivo, identificando o que cai frequentemente em determinada prova e dessa forma poder priorizar esses assuntos mais importantes. Verifique provas anteriores e pesquise em blogs sobre o concurso especifico que irá prestar, certamente obterá muitas dicas úteis, de assuntos que sempre são cobrados.

5) Quantos desses assuntos você acha que conseguirá realmente estudar até a data da prova?

Faça uma análise realista do seu tempo de estudo e decida quais assuntos de Direito você conseguirá estudar, sempre priorizando seu tempo, para os mais cobrados nas provas.

Depois de obter resposta para essas 5 perguntas, você tem agora a lista de assuntos que realmente irá estudar em Direito e poderá, com mais precisão, buscar a ordem correta de estudo desses diferentes assuntos.

Fonte: noticias universia

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima