Notícias

Curiosidades

Dicas

Artigos

Rotina puxada? Confira 5 truques para estudar para vários concursos ao mesmo tempo

goo.gl/qYUdg4 | Na rotina puxada de um concurseiro, táticas para ganhar tempo e eficiência no estudo são sempre bem-vindas. Ainda mais se ele está se preparando para mais de um exame simultaneamente.

Segundo Fábio Gonçalves, diretor do curso preparatório Canal dos Concursos, quem está nessa situação precisa descobrir, antes de tudo, se realmente faz sentido prestar múltiplas provas.

Se você tem pouco tempo para estudar, é melhor preterir os concursos que exigem muitas matérias, de acordo com ele “Inclua na sua lista concursos mais simples, que tenham salários equivalentes aos dos mais complexos”, afirma.

Outro filtro importante é o da compatibilidade com o seu perfil. "Se você não consegue se ver usando uma arma, por exemplo, vamos eliminar da lista de interesses os concursos da área policial”, afirma Gonçalves.

Já fechou uma relação de oportunidades em que vale a pena se inscrever? Então veja algumas recomendações do especialista para administrar sua preparação:

1. Entenda a similaridade das provas

De acordo com Gonçalves, mais de 80% das matérias são semelhantes em quase todos os concursos de uma mesma área (que pode ser fiscal, jurídica, administrativa, policial, etc.).

Notar essas coincidências é importante para o seu planejamento. “Ao se preparar para uma determinada prova, você estará estudando para várias ao mesmo tempo”, diz.

2. Aproveite o dia ao máximo

Estudar e trabalhar ao mesmo tempo pode ser uma tarefa árdua. Por isso, pequenos ajustes na sua rotina podem fazer grandes diferenças.

Uma sugestão de Gonçalves é tentar acordar uma hora mais cedo e se deitar uma hora mais tarde. “Se fizer isso nos dias úteis, você ganhará cerca de 40 horas mensais, o que permite o estudo de pelo mais uma disciplina”, afirma.

3. Estude pela internet

Como alternativa a um curso presencial, ferramentas online podem trazer economia de tempo. Isso vale principalmente para quem mora em grandes cidades e desperdiça uma parte considerável do dia no trânsito. Alguns aplicativos voltados para concurseiros podem ajudar neste sentido.

“Essas horinhas a mais de estudo também podem fazer muita diferença no número de concursos que você consegue prestar ao mesmo tempo”, diz o especialista.

4. Repense sua estratégia de estudo

Gonçalves diz que é importante fazer um quadro de horários e manter a disciplina. Um dos cuidados é pesar os prós e contras de contar com companheiros de estudo.

A escolha é pessoal, mas o especialista aconselha sessões coletivas para apenas uma fase do processo. “O ideal é estudar a matéria toda sozinho, e depois fazer em grupo a parte da revisão, com dúvidas, exercícios e simulados”, afirma ele.

5. Considere prestar um concurso “trampolim”

Para conseguir administrar o estudo simultâneo para múltiplos exames, uma ideia é apostar numa etapa temporária.

“O concurso ‘trampolim’ é aquele mais fácil de passar, que paga um pouco menos. Depois de conquistar a estabilidade, o aluno pode se preparar para concursos melhores, sem tanta pressão inicial”, afirma o diretor.

Fonte: exame