Veja e aprenda com 10 grandes dicas de estudo imperdíveis para todos os estudantes

goo.gl/w97xWh | Com o ano letivo, surge uma nova oportunidade para se dedicar e aproveitar ao máximo cada momento de aprendizado. Conseguir se tornar um aluno nota dez está ao alcance de todos, basta conhecer os truques certos para potencializar o estudo e alcançar os melhores resultados.

1- Estude com concentração

Mesmo que você tenha pouco tempo para se dedicar, o importante é que esses momentos de estudo sejam de qualidade. Ou seja, quando estiver estudando, foque totalmente na sua tarefa, deixando de lado TV, redes sociais ou qualquer outra coisa que possa te distrair. Se você acha difícil manter a atenção por muito tempo, pode tentar adotar a técnica Pomodoro, método no qual você deve se concentrar totalmente por 25 minutos e ter 5 minutos de intervalo para relaxar.

2 - Se divirta enquanto estuda 

A ideia é simples: se você sentir prazer em estudar, com certeza será cada vez mais fácil aprender. Portanto, se a ideia de ler em um local fechado não te agrada, procure ir a um parque, estudar em grupos ou até mesmo propor uma recompensa, por exemplo, uma hora de videogame para cada hora de estudo.

3 - Pratique exercícios 

Se manter saudável é o primeiro passo para garantir que você aguentará o ritmo de estudos, portanto, reserve alguns momentos para praticar esportes ou outros exercícios, como dança ou yoga. Dessa maneira, além de evitar problemas como tendinite ou dores na coluna e aliviará o estresse.

4  - Alimente-se corretamente 

Os alimentos são as fontes de energia que o corpo precisa para se manter ativo e funcionando corretamente. Para garantir que o cérebro tenha toda a força que precisa para conseguir assimilar os conteúdos, é preciso consumir uma boa quantidade de frutas, verduras, legumes e proteínas, alimentos ricos em vitaminas. Outro benefício de uma alimentação balanceada é a manutenção da imunidade, também evitando doenças como a gripe.

5 - Faça outras atividades 

É claro que estudar é fundamental, porém, todos precisam de momentos de descanso e relaxamento para poder se concentrar novamente com força total. Sendo assim, é importante ter um hobby que o deixe feliz e recarregue as energias. Outro benefício de fazer uma atividade extracurricular é a chance de aprender uma nova habilidade como a fotografia, a gastronomia ou o artesanato, por exemplo. Aliar tais habilidades aos planos de carreira também é uma grande ideia, afinal, além de relaxar, você complementará seu currículo.

6 – Dormir bem 

Os benefícios de um sono de qualidade para o estudo são essenciais para quem pretende se dedicar o máximo possível. Primeiramente, é durante o sono que o cérebro consegue assimilar tudo o que aprendeu durante o dia, portanto, dormir pouco ou ter um sono agitado prejudicam a fase de fixação do conhecimento, fazendo com que parte do estudo se perca. Em paralelo, qualquer pessoa que esteja cansada com certeza não manterá o mesmo ritmo no dia seguinte, logo não conseguirá ter o foco e a energia necessários para aprender. Sendo assim, organize sua rotina de maneira a permitir boas noites de sono.

7 – Desenvolva sua personalidade 

A escola tem muito mais a ensinar que apenas equações e regras de gramática. Lembre-se que ela é uma preparação para a vida futura, e que, como tal, guarda desafios emocionais para os quais é importante estar preparado. Sendo assim, veja os trabalhos em grupo e a convivência com a turma como oportunidades para se desenvolver como pessoa, aprendendo a trabalhar em equipe, tendo noções de liderança, empatia e também trabalhando os relacionamentos interpessoais.

8 – Compartilhe ideias 

Em uma escola não é apenas o professor que tem muito a ensinar. Entrar em contato com outras pessoas dá a chance de conhecer novas ideias e encontrar soluções para problemas que pareciam muito maiores. Por outro lado, ajudar as pessoas é gratificante e colabora para criar laços e amizades, sem contar que ensinar é a melhor maneira de demonstrar que você aprendeu.

9 – Persiga suas metas 

A melhor maneira de perseguir um objetivo é criar um plano e se manter fiel a ele. Portanto, aproveite o início do ano para desenhar suas metas e identificar o caminho que você terá que percorrer para alcançá-las, programando sua agenda e tendo consciência até mesmo dos sacrifícios que você terá que fazer para conseguir o que quer.

10 - Mantenha um equilíbrio 

Lembre-se que a vida é feita de bons momentos. Embora você esteja estudando para realizar seus sonhos, aproveitar o que o presente oferece também é importante. Encontrar o equilíbrio nessa fase é importante e funciona como um ótimo treino para a vida profissional: se você aprender a manejar vida social, acadêmica e ter bons momentos, como viagens com a família agora, as chances que você consiga ser bem sucedido no futuro são as melhores possíveis.

Fonte: noticias universia 

1/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Considero esses os pontos chaves para uma boa preparação, seja para concursos, seja para qualquer tipo de provas. Obrigado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima