Notícias

Curiosidades

Dicas

Artigos

Você se considera uma pessoa desorganizada? Entenda como isso afeta seus estudos

goo.gl/rpKL79 | Se você é uma pessoa desorganizada, é muito possível que já tenha levado broncas da sua mãe pedindo para que você arrumasse seu quarto, por exemplo. Por mais que você acredite que ser desorganizado não atrapalha em nada a vida, não ter o hábito de arrumar as suas coisas pode influenciar negativamente os seus estudos.

O primeiro efeito prejudicial da sua desorganização nos estudos é na hora de procurar por coisas importantes. Se você procura por uma folha importante que o professor passou e não encontra, é bem provável que esse problema tenha sido causado por você não ter organizado o seu material.

Para resolver essa questão, existem duas possibilidades. A primeira é realizar uma limpeza no final de cada bimestre. Geralmente as instituições de ensino costumam dar as suas provas a cada dois meses e no final desse período o conteúdo é atualizado e outros assuntos são abordados. Por isso, esse é o momento perfeito para se desfazer de coisas que só irão ocupar espaço nos seus armários.

Outra solução é ter pastas divisórias. Elas são baratas e podem ser encontradas em qualquer papelaria. Crie uma divisão para cada matéria, ou professor, e sempre coloque as folhas nas pastas. Além de armazenar tudo que for importante, você não corre o risco e perder o seu material.

O segundo efeito prejudicial da desorganização é no seu próprio quarto. Se você possui o hábito de estudar no seu quarto, o ambiente desorganizado pode diminuir muito a eficiência dos seus estudos.

Ambientes limpos e organizados, além de serem mais agradáveis para o cérebro, também oferecem menos riscos de diminuir a sua concentração. Além disso, um quarto arrumado facilita na hora de encontrar livros e textos na hora dos estudos. Se você fica muito tempo procurando o material necessário para estudar, você perde o foco e prejudica o aprendizado.

Por fim, a desorganização também pode afetar diretamente na entrega de trabalhos. Se você não tem o costume de anotar os dias para entregar os seus trabalhos, você se perde e pode até esquecer que deveria ter feito a tarefa.

Por isso, é essencial que você tenha sempre uma agenda com você, ou pelo menos comece a anotar esses compromissos no calendário do celular. Existem diversos aplicativos que podem ajudá-lo a não esquecer as suas tarefas e organizar as suas pendências. Se você não possui um smartphone, utilize a maneira mais clássica para não esquecer coisas: cole post-its em lugares que você costuma olhar.

Seguindo essas dicas, a desorganização será um problema menos sério para a sua vida estudantil e não prejudicará o seu desempenho. Bons estudos!

Fonte: noticias universia 

Nenhum comentário :

Agradecemos pelo seu comentário!