Notícias

Curiosidades

Dicas

Artigos

Veja como escrever uma tese bem elaborada com essas 6 excelentes dicas práticas

goo.gl/D60JFO | Quer escrever textos capazes de atrair a atenção dos professores? Conheça 6 dicas que podem te ajudar. Dentro do universo acadêmico, os estudantes precisam encontrar maneiras criativas de escrever, para atrair a atenção do professor que corrigirá o texto. O autor do trabalho deve sair do senso comum e explorar argumentos e questões de forma aprofundada.

Para aumentar o interesse do leitor, é essencial desenvolver uma tese bem elaborada, específica e complexa. Este início será a base para toda a narrativa e garantirá o sucesso ou fracasso do projeto. Confira dicas para escrever uma boa tese:

1 - Anime-se com seu tema 

Quanto mais engajado você estiver, melhor será seu texto. Embora você não goste do assunto, tente encontrar uma solução para torná-lo criativo e interessante. Assim, sua atuação será mais prazerosa e a leitura do projeto final também.

2 - Desenvolva uma forte opinião 

A opinião consolidada é importante para o sucesso da tese. Caso você encontre dificuldades com essa parte do processo, leia artigos de jornal específicos sobre o assunto. Além disso, procure teses prontas que tenham algum tipo de relação com a sua, para aumentar sua base argumentativa.

3 - Use bons adjetivos 

Evite expressões vagas como “bom” e “ruim”. Explore adjetivos mais elaborados, a fim de enfatizar sua opinião e fortalecer os argumentos apresentados. “Opressivo” e “tirânico”, por exemplo, destacam o forte ponto de vista do escritor.

4 - Foque a tese em uma ideia principal 

Como a tese é o que dá sentido a todos os conceitos do texto, você deve garantir que ela não aborde muitos conteúdos diferentes. Assim, você mantém o documento organizado e com uma linha de raciocínio relevante.

5 - Seja extremamente específico na tese 

Um início genérico enfraquece o texto, porque o leitor não é capaz de detectar qual o assunto que será tratado com maior ênfase. Porém, se a tese apresentar detalhes característicos sobre os argumentos, o professor fica preparado para o resto do conteúdo. Durante o período de produção da redação, você consegue se manter focado no assunto principal.

6 - Elabore uma lista de teses interessantes 

Adicione à relação os conteúdos disponíveis em livros ou na internet que podem te ajudar a criar sua própria tese. Quanto maior a quantidade de informações, o texto será desenvolvido com maior facilidade.

Aqui são alguns exemplos de teses:

Fraca: 

“O Norte e o Sul lutaram na Guerra Civil por várias razões, sendo algumas iguais e outras deferentes”.

Média: 

“Enquanto dois lados lutaram na Guerra Civil envolvendo a escravidão, o Norte encarou a disputa por questões morais e o Sul para manter as suas instituições”.

Forte:

“Enquanto nortistas e sulistas acreditavam que lutavam contra a opressão e a tirania, os primeiros focaram no fim da escravidão e os outros defenderam o direito de governo autônomo”.

Fonte: noticias universia

Nenhum comentário :

Agradecemos pelo seu comentário!