Difícil focar durante os estudos? Confira 5 boas dicas para melhorar sua concentração

goo.gl/G2Krpi | Estudar todos os dias é um exercício de pouca inspiração e muita “transpiração”. Requer empenho, disciplina, foco. Mas, nem sempre a cabeça está tranquila e, com os estímulos em volta, concentrar-se pode ser um exercício difícil.

Veja algumas dicas abaixo para ajudar a manter o concurseiro focado e concentrado. Confira:

1- Tire o celular de cima da mesa

Inofensiva ou deliberadamente, é comum apoiar o celular ao lado dos livros quando se está estudando. E se ele começar a tocar e a ligação for importante? É sempre bom manter o aparelho por perto, não é mesmo? Acontece que esse simples ato pode reduzir drasticamente o foco e causar prejuízos enormes de tempo e energia.

Checamos e respondemos mensagens constantemente, muitas vezes nem mesmo nos damos conta da frequência com que isso ocorre. Mas cada olhada inocente no Whatsapp ou nas redes sociais pelo smartphone representa uma interrupção no fluxo de pensamentos, e a mente demora a recuperar aquele foco perdido.

Tente, sempre que possível, resistir à tentação de dar uma espiada na tela do celular enquanto estiver estudando. Se não estiver conseguindo, apele e tire o aparelho de cima da mesa. Coloque-o bem distante, em outro cômodo ou dentro da bolsa, e só vá buscá-lo em intervalos previamente programados. O que nos leva a nossa dica número dois.

2- Faça intervalos

Muita gente acha que estudar seguidamente durante toda a tarde é sinônimo de eficiência, mas isso não é verdade. O cérebro humano só é capaz de fixar atenção por cerca de uma hora, mais do que isso causa desconcentração.

O interessante, portanto, é fazer intervalos periódicos: divida o tempo de estudo em fatias e faça pequenas pausas a cada hora. Use o tempo para dar uma voltinha pela casa, buscar um café, suco ou olhar o celular. Alguns minutos são capazes de descansar e aliviar a mente, potencializando o seu rendimento para a maratona que está por vir.

3- Mantenha-se bem-alimentado

Não tem como se concentrar com a barriga doendo de fome, não é mesmo? Para aumentar o seu rendimento durante as horas de estudo, mantenha-se alimentado ao longo do dia.

Invista em alternativas leves, que não pesem no estômago. Frutas, barras de cereal e castanhas são ótimas opções de lanche rápido entre as principais refeições. E não se esqueça de beber bastante água: a hidratação é igualmente importante para manter o corpo funcionando a todo vapor.

4- Ouça Música

Pode parecer estranho, mas a música é uma excelente aliada para os momentos que exigem grande concentração. Ela é capaz de reduzir o barulho ambiente e aumentar a sensação de bem-estar, o que é muito propício aos estudos.

Mas cuidado para não interpretar essa dica de forma equivocada. Escutar um pouco de música para potencializar sua concentração não significa dizer que você deva dar o play em um disco favorito e cantar todos as estrofes a plenos pulmões. O ideal é que seja uma música ambiente, agradável e aprazível. Não escolha uma trilha sonora envolvente o suficiente ao ponto de lhe tirar atenção. O objetivo é concentrar e não distrair.

Uma boa pedida pode ser a música clássica ou até mesmo simplesmente sons brancos como barulho de chuva.

5- Acabe com a bagunça

Uma escrivaninha caótica pode ser uma barreira gigantesca para a concentração, por isso, antes de começar, organize o ambiente em que você irá estudar. Tire de cima da mesa tudo aquilo que não será útil, tudo aquilo que poderá distraí-lo.

Além disso, preste atenção na altura da cadeira, na distância até os livros. Está numa posição agradável? Sente alguma dor? É importante manter-se confortável para fazer leituras ou resolver exercícios. Pode parecer bobo, mas isso ajuda, e muito, a manter o foco.

Fonte: Olhar Direto

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima