Focar nos objetivos e nas metas: como (e por que) fazer um plano de carreira como advogado

goo.gl/DfGMhZ | Quando começamos nossas carreiras, focamos sempre nos objetivos e nas metas que imaginamos que nos trarão mais destaque e entusiasmo — seja por pagar bem, pela motivação, pela criatividade exigida ou por se poder trabalhar em um local que proporcione aprendizado e crescimento contínuo. É justamente aí que se pode aproveitar o plano de carreira, que serve para facilitar seu planejamento, englobando nossas principais ambições e metas.

Do mesmo modo que o plano de carreira pode servir de guia para outras profissões, também funciona como uma ótima ferramenta para impulsionar o desenvolvimento profissional em um escritório de advocacia! Está no início de sua carreira jurídica e ansioso para crescer? Gostaria de seguir um bom plano de carreira, mas não sabe nem por onde começar? Pois confira aqui as melhores informações sobre o assunto:

O que viria a ser um plano de carreira?

O plano de carreira é uma orientação de cargos e salários realizada entre a empresa e o funcionário, por meio do qual o colaborador distingue o momento em que se encontra e pode traçar suas metas profissionais e os passos que serão necessários para atingi-las. Com os objetivos definidos ficará bem mais fácil traçar um planejamento pessoal e até mesmo saber que posições será possível conseguir na empresa. Além do mais, um bom plano de carreira deve conter outras perspectivas fora do âmbito profissional, englobando também vida pessoal, comunitária e familiar.

Para que serve um plano de carreira?

O plano de carreira serve para auxiliar o profissional a identificar do que mais precisa no momento para assim crescer na profissão, assim como para definir as atividades extras que podem ser realizadas e as habilidades a serem melhoradas. Sem dúvida, você deve avaliar se o salário é, no momento, o principal foco de sua atenção. Talvez seja válido se manter por mais tempo em um escritório que ofereça a oportunidade de reter mais conhecimentos e aprimorar seus talentos. Muitas empresas e escritórios de advocacia criam um ambiente que proporciona contínuo desenvolvimento e crescimento, conseguindo segurar os talentos por mais tempo.

O que é necessário ter no plano de carreira?

Não há uma única forma de aproveitar os planos de carreira que os escritórios oferecem. Tudo depende do seu momento, do que você quer conquistar e do que a empresa tem a proporcionar para os advogados que estão começando suas jornadas. Dentro da perspectiva do plano de carreira que o escritório traz, o segredo é se manter realista, elaborando metas alcançáveis, que não fujam do arranjo de cargos e funções da organização onde trabalha atualmente.

Além do mais, torna-se bastante conveniente ter uma boa especialização ou curso. Dessa forma, os novos conhecimentos vão torná-lo mais apto para trabalhar nos cargos e setores que tanto deseja. Outra boa dica é aproveitar alguns serviços como advogado correspondente, o que pode ser feito em paralelo a seu trabalho no escritório ou empresa, dando mais experiência para atuar dali para frente.

O importante mesmo é que o plano de carreira seja vantajoso tanto para a empresa como para o funcionário. Por isso, a inclusão dos interesses das duas partes deve ser feita de maneira ética, de forma a resultar no crescimento da instituição e do colaborador.

Fonte: Blog Juris Correspondente

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima