Pesquisa do Datafolha mostra que, 50% concordam que 'bandido bom é bandido morto'

http://goo.gl/Gm5e7C | O sociólogo Renato Sérgio de Lima, vice-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, disse que essa divisão no país é um bom sinal.

Segundo pesquisa realizada pelo Datafolha e encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segunça Pública, ONG que reúne especialistas em violência urbana do país, metade da população das grandes cidades brasileiras acredita que "bandido bom é bandido morto".

O instituto ouviu 1.307 pessoas em 84 cidades com mais de 100 mil habitantes.

50% das pessoas ouvidas pela pesquisa, ao serem perguntadas se bandido bom é bandido morto, disseram concordar; 45% discordaram e o restante não soube responder ou não concorda nem discorda.

O sociólogo Renato Sérgio de Lima, vice-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, disse que essa divisão no país é um bom sinal.

"Como o copo está meio cheio e meio vazio, metade da população é contra, e isso pode ser visto como uma janela para a construção de políticas públicas. Há espaço para mudança", afirmou o sociólogo.

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, a pesquisa reforça a sensação de especialista da área de segurança, de que a sociedade é tolerante com a matança de suspeitos por policiais. A PM e a Polícia Civil mataram pelo menso 3.022 pessoas em 2014 no país.

Martim Sampaio, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB de SP, afirmou que quem defende o argumento de morte aos bandidos coloca na mão da polícia o poder de julgar e aplicar a pena capital.

"Como a sociedade não vê uma saída concreta para a violência, ela passa a achar que o único jeito de acabar com ela é por meio do extermínio físico do criminoso, tendo como seu agente a polícia", afirma.

Fonte: noticiasaominuto.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima