Confira 5 excelentes dicas para você vencer sua timidez numa entrevista de emprego

goo.gl/oH2CZc | Entrevistas de emprego não assustam apenas os candidatos tímidos ou introvertidos. Mas é inegável que, no caso deles, o estresse é redobrado.

Grande parte do problema existe porque nossa cultura geralmente valoriza e premia as pessoas mais sociáveis, diz Jacqueline Resch, sócia-diretora da Resch Recursos Humanos.

Os introvertidos - definidos pelo psiquiatra suíço Carl Jung como aqueles cuja atenção está mais voltada ao mundo interior do que ao exterior - são frequentemente percebidos como retraídos, inseguros e hesitantes.

Já o profissional que apresenta algum grau de timidez - um caso diferente da introversão - também sai perdendo: seu comportamento pode fazer com que seja subestimado, ignorado e eventualmente reprovado na etapa presencial dos processos seletivos.

De acordo com Jacqueline, muitos recrutadores, sobretudo os menos experientes, acham mais fácil entrevistar candidatos falantes e expansivos. Ainda assim, nada garante que eles serão melhores profissionais caso sejam contratados.

Para certas carreiras, aliás, a concentração, a sutileza e a capacidade de planejamento são características muito importantes para o sucesso. Nesses casos, a introversão chega a ser até uma vantagem competitiva.

É claro que um entrevistador competente e maduro aplicará diferentes técnicas para abordar o candidato, independentemente do comportamento dele.

Ainda assim, a realidade costuma ser pouco animadora para os mais quietinhos, diz Jorge Martins, gerente da consultoria de recrutamento Robert Half. "Via de regra, o extrovertido sai na frente nas entrevistas de emprego", diz.

Como, então, lidar com essa situação? A seguir, confira 5 táticas que podem ajudar você em seus próximos encontros com recrutadores:

1. Invista fortemente na sua preparação

A recomendação vale para todos, mas pode ajudar ainda mais os tímidos e introvertidos. Além de pesquisar o máximo possível sobre a vaga e a empresa em questão, é fundamental estudar com afinco a sua própria história profissional.

Refletir sobre as suas próprias competências e entregas permite criar um discurso claro, conciso e objetivo sobre você mesmo - o que trará muita calma e segurança para a hora da entrevista. “Não vá com falas ensaiadas, mas vá preparado”, diz Jacqueline. “Quanto mais pronto você se sentir, mais descontraída será a conversa com o recrutador”.

2. Antes da entrevista, faça algo muito relaxante

Para Martins, realizar numa atividade que sempre acalma os seus ânimos é um investimento estratégico para os momentos de tensão que antecedem a entrevista. A sua "arma secreta" contra o nervosismo pode ser uma música, um livro ou mesmo um exercício de respiração, por exemplo.

O importante é chegar à entrevista com o espírito relaxado. Também vale sair com antecedência para evitar atrasos, além apostar em roupas confortáveis e adequadas ao dressing code do possível contratante. “Faça tudo antes para que, na hora H, a tensão seja a mínima possível”, diz o especialista.

3. Não tente parecer extrovertido 

Na hora da entrevista, o pior erro que você pode cometer é tentar simular uma personalidade que não é a sua. “Se você é tímido ou introvertido, isso ficará claro para o entrevistador logo de cara”, diz Jacqueline. “Não adiantará nada fingir que você é extrovertido”.

Além de não funcionar, continua a especialista, o artifício pode deixar você ainda mais tenso. Ao desistir das máscaras, aumentam as chances de você relaxar e mostrar o melhor lado de si mesmo.

4. Não tenha pressa de responder 

Em artigo no LinkedIn, a psicóloga norte-americana Marla Gottschalk explica que o introvertido normalmente precisa de mais tempo do que o extrovertido para processar informações e elaborar reações. Em outras palavras, ele prefere atrasar ligeiramente uma réplica para que ela seja a mais ponderada possível.

Se você se identifica com essa característica, a dica é não se afobar quando o entrevistador fizer uma pergunta. “Claro que não dá para ficar meia hora pensando antes de falar, mas, se a sua resposta vai ser melhor se você refletir um pouco mais, faça isso”, diz Jacqueline.

5. Fale o máximo possível sobre as suas paixões

De acordo com Martins, a maioria das pessoas costuma relaxar quando conversa sobre aquilo que ama. “Uma boa forma de se sentir mais à vontade numa entrevista é tentar falar sobre as suas paixões e também sobre os seus sucessos”, explica ele.

Mais uma vez, uma boa preparação faz toda a diferença. Quanto mais você dominar o seu próprio discurso, diz Martins, mais facilmente encontrará brechas para falar sobre aquilo que faz os seus olhos brilharem e os nervos se afrouxarem.

Por Claudia Gasparini
Fonte: Exame

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima