Rodrigo Janot pede ao Supremo autorização para investigar Dilma Rousseff e Lula

goo.gl/9GM2sQ | O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de abertura de inquérito contra a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suposta tentativa de atrapalhar as investigações da Operação Lava-Jato.

O pedido depende de análise do ministro Teori Zavascki, relator da Lava-Jato no STF, que irá autorizar ou não a Procuradoria-Geral da República (PGR) a investigar os dois.

A intenção da PGR de investigar Dilma e Lula decorre dos fatos narrados pelo senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS) em delação premiada na Operação Lava-Jato. A investigação também deve atingir o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marcelo Navarro.

Delcídio afirmou, em sua delação, que Dilma teria participado de uma trama para nomear ministros para tribunais superiores com o objetivo de favorecer investigados da Lava-Jato. A nomeação de Marcelo Navarro para o STJ, segundo o senador, seria parte dessa estratégia. Delcídio também afirmou que Mercadante teria lhe oferecido ajuda para evitar que fechasse o acordo de delação premiada com a Procuradoria Geral da República (PGR).

Outro fato que a PGR pretende investigar é se a nomeação de Lula como ministro da Casa Civil foi uma tentativa de obter foro privilegiado e, assim, retirar as investigações das mãos do juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava-Jato no Paraná.

Ontem, segunda-feira, Janot enviou ao STF um pacote de pedidos de abertura de investigações decorrentes da delação de Delcídio. Quatro deles foram confirmados – dois envolvendo o presidente do PSDB, senador Aécio Neves, um que inclui o ministro da Comunicação, Edinho Silva, e outro que tem como um dos alvos o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Também foram encaminhados outros pedidos que, porém, permanecem em sigilo - o Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor, apurou que um deles é o pedido para investigar Dilma e Lula.

Foram enviados ainda ao STF diversos pedidos de aditamento de inquéritos já instaurados, para incluir fatos novos surgidos em delações.

Atualizada às 10h50

Por Maíra Magro
Fonte: valor

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima