Veja cinco técnicas simples de memorização para potencializar seus estudos

goo.gl/KoS2h7 | Para aprender de uma forma eficiente, não basta apenas se contentar com a leitura de anotações feitas na sala de aula. Na hora de estudar, além de memorizar as informações, é preciso realmente compreender o conteúdo, absorvendo a matéria da melhor forma possível para aplicá-la em diferentes situações.

Pensando nisso, separamos a seguir 5 técnicas de memorização para aumentar a eficiência dos seus estudos. Confira abaixo:

1 - Faça pequenos intervalos entre seus estudos

Quando você tiver estudado sobre um determinado assunto, procure fazer um pequeno intervalo antes de retomá-lo. Fazer uma pausa e em seguida voltar para a matéria pode aumentar a fixação do conteúdo fazendo com que você se lembre dos assuntos com maior facilidade depois.

2 - Repita o conteúdo em voz alta

Após estudar, é interessante repetir o que leu a si mesmo ou a um colega, mas sem consultar a resposta no livro ou no caderno. Procure reproduzir o conteúdo de acordo com o que você entendeu e observe se o que você disse fez sentido. Tentar recordar o que foi lido pode ser um ótimo exercício para fixar a matéria.

3 - Relacione tópicos semelhantes

Na hora de estudar,você pode organizar os assuntos conforme o grau de familiaridade que eles possuem. A técnica de relacionar assuntos semelhantes pode ser bastante útil, já que, muitas vezes, um conteúdo acaba levando ao conhecimento de outro e assim sucessivamente.

4 - Associe os assuntos ao que você já sabe

Outra técnica interessante na hora de estudar um assunto novo é fazer uma associação com aquilo que você já sabe. Aproveitar o próprio repertório cultural que você já tem pode ser bastante eficiente para aumentar a eficiência do seu aprendizado.

5 - Procure fixar um ambiente de estudos

É interessante definir um ambiente para estudar, seja em uma biblioteca ou no próprio quarto. Alguns alunos costumam se lembrar dos conteúdos mais facilmente quando estudam sempre no mesmo lugar, pois o associam com o conteúdo.

Fonte: Universia Brasil

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima