Delegado é afastado do cargo por 90 dias após BMW apreendida sumir de delegacia

goo.gl/gBU2tS | Um delegado que atuava em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, foi afastado da função por 90 dias. Ele é suspeito de se apropriar de uma BMW apreendida em meio à investigação de um homicídio. O carro, de acordo com o Ministério Público do Paraná (MP-PR), estava na casa do pai do delegado.

O afastamento foi determinado pela Justiça e divulgado pelo MP-PR na terça-feira (19). Nesta quarta-feira (20), a Polícia Civil afirmou que o delegado é investigado administrativamente com pena prevista de demissão.

A suspeita que recai sobre o delegado é de peculato – crime praticado pelo servidor público quando ele se apropria ou desvia valores ou bens que teve acesso em virtude da função que exerce.

De acordo com o MP-PR, a BMW desapareceu da delegacia após passar por perícia. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) foi responsável pelo investigação e afirma que o carro foi levado pelo delegado e ficou escondido em Curitiba por quase dois anos.

A investigação apontou que o carro foi lavado, impedindo eventual produção de contraprova, se fosse necessário, para o caso de homicídio.

O delegado, ainda conforme o MP-PR, não formalizou pedido de busca e apreensão, não devolveu o veículo e não comunicou o paradeiro do carro à Justiça e ao delegado que assumiu a delegacia posteriormente.

Veja a nota da Polícia Civil

A Corregedoria Geral da Polícia Civil instaurou na época dos fatos, uma investigação preliminar que tramitou paralelamente ao procedimento investigatório criminal instaurado pelo Gaeco, que culminou num processo administrativo disciplinar para apurar a conduta do delegado Osmar Feijó, o qual foi judicialmente afastado de suas funções, na sexta-feira (15), por 90 dias.

O delegado, na época lotado na delegacia de Piraquara, está sendo investigado administrativamente com pena prevista de demissão, por praticar crime contra administração pública, ou seja, pelo crime de peculato que é quando a pessoa se apropria de bens públicos.

No período das investigações,  um veículo, modelo BMW foi apreendido, em uma residência em Curitiba, sob posse do delegado, durante apurações de um caso de homicídio na região.

A direção da Polícia Civil enfatiza que qualquer ato em desconformidade com as regras de conduta contidas nas leis e no estatuto da Polícia Civil será rigorosamente apurado pela instituição.

Fonte: G1

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima