Juiz aceita denúncia contra o ex-presidente Lula e Delcídio por tentativa de obstrução

goo.gl/ud102L | O juiz Ricardo Leite, da 10ª vara criminal da Justiça federal em Brasília aceitou denúncia do Ministério Público Federal e tornou réus o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o senador cassado Delcídio do Amaral, o banqueiro André Esteves, o pecuarista José Carlos Bumlai e outras três pessoas acusadas de tentativa de obstrução à Justiça.

Veja a íntegra da decisão aqui.

A denúncia foi oferecida no início do ano ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas o ministro relator da Lava-Jato na Corte, Teori Zavascki, determinou a remessa do caso para a Justiça Federal em Brasília.

Os agora réus são acusados de tentar comprar o silêncio do ex-diretor de Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, que negociava acordo de delação premiada com a Justiça.

É o primeiro processo em que o ex-presidente Lula passa à condição de réu na Justiça criminal. No caso de ser condenado e a decisão ser confirmada pelo colegiado do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), Lula entrará na Lei da Ficha Limpa e poderá ficar inelegível. O petista também é alvo da Lava-Jato na Justiça federal de Curitiba por suspeita de corrupção, lavagem de dinheiro, peculato e enriquecimento ilícito.

Outro lado 

A defesa do banqueiro André Esteves, ex-controlador do banco BTG Pactual, reafirmou que “ele não cometeu nenhuma irregularidade”.

Fonte: valor

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima