Serviço ágil: OAB pede redução da burocracia no atendimento das agências do INSS

goo.gl/cExYSI | O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil encaminhou ao Instituto Nacional do Seguro Social uma série de reivindicações em relação ao atendimento nas agências da autarquia. A OAB quer que os advogados possam tratar de mais de um processo por atendimento, acabar com a necessidade de apresentação de várias cópias para ter acesso simples a processos e o fim da negativa de atendimento prioritário.

As demandas foram apresentadas pelo presidente da OAB, Claudio Lamachia, ao procurador-chefe do INSS, Alessandro Antônio Stefanutto quanto ao atendimento nas agências do INSS. Lamachia lembrou ao procurador do órgão que estas são reclamações antigas da advocacia. “O que estamos requerendo é o cumprimento das nossas prerrogativas profissionais nas agências do órgão, uma vez que representamos os interesses do cidadão na condição de segurados. Já avançamos em alguns pontos mas entendemos que podemos ir mais além”, apontou.

OAB e INSS decidiram pela formação de uma agenda conjunta para viabilizar formas de atendimento informatizado e digital aos advogados previdenciários, em um sistema que priorize os pedidos em vez da apresentação repetitiva de documentos, marcação de sucessivas audiências e filas. “É uma ideia a ser amadurecida, mas pareceu benéfica às duas instituições. Logicamente envolve atuação de equipes de tecnologia da informação, mas o primeiro passo foi dado e é animador”, apontou Chico Lucas.

O procurador-chefe do INSS sinalizou positivamente para a informatização do atendimento. “Sou advogado e compreendo as reivindicações. Não faz sentido que o representante do segurado, ao precisar tirar duas cópias de um processo, perca um dia inteiro entre conseguir o acesso aos autos e ter as cópias”, afirmou Alessandro.

Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB.

Fonte: Conjur

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