Exame de próstata via abdominal: Erro médico grotesco gera indenização a mulher

goo.gl/OG5M5b | Ao passar por uma consulta na UBS com suspeita de artrite reumatoide, a paciente recebeu uma guia para realização de exame. Porém, negligente, o médico que a atendeu preencheu a guia de forma errada, indicando a ela a realização de uma ultrassonografia de próstata via abdominal.

A paciente só percebeu o erro ao realizar o agendamento do exame, quando foi alvo de piadas e risadas dos atendentes da clínica. A humilhação a motivou procurar a Justiça. O caso aconteceu no final de 2012 e, agora, no último dia 9 de novembro, o Tribunal de Justiça de São Paulo proferiu a decisão, condenando o médico envolvido e o município ao pagamento de R$ 10 mil para a mulher vítima do erro, a título de indenização por danos morais.

Para o advogado Ruslan Stuchi, sócio do escritório Stuchi Advogados, responsável pela ação, “a indenização se deu não só pelo fato da situação de constrangimento, mas também pelo fato de a paciente esperar tanto tempo para realizar um exame e não poder realiza-lo por conta da negligência médica no preenchimento da guia de autorização”, explica.

Para a Justiça, a decisão pela indenização teve caráter disciplinador, além de, de alguma forma, suavizar as consequências do sofrimento trazido à vítima.

“O erro causou apenas sofrimento psicológico pela humilhação suportada pela paciente, mas poderia ser muito mais grave, caso o médico tivesse preenchido a guia com um exame que pudesse ser realizado por ambos os sexos, o que certamente ampliaria os danos à vítima”, ressalta o advogado.

Fonte: abcdoabc

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima