Atenção concurseiros de plantão! Concurso Senado Federal: Confira as últimas notícias

goo.gl/Y1wE6z | Se colocarmos em um ranking os concursos mais desejados entre os candidatos, levando em conta bons salários e estabilidade de carreira, os certames do legislativo federal aparecem entre os melhores colocados.

Senado Federal e da Câmara dos Deputados proporcionam a seus servidores uma das melhores remunerações do setor público brasileiro, além de todas as prerrogativas de se trabalhar nessa área.

A boa notícia é que um novo concurso para o Senado já está aprovado e deve ter seu edital lançado no segundo semestre de 2017, oferecendo vagas para diversos cargos para os níveis médio e superior.

O que alavanca, ainda mais, a expectativa para o próximo certame é o déficit no quadro de servidores, que chega a mais de 1059 postos vagos, somado ao prazo de validade do concurso de 2012, expirado em junho de 2016.

Oportunidades e benefícios concurso Senado Federal

Em documento divulgado no Portal da Transparência, o déficit de servidores chega a 1059, sendo 578 apenas para a carreira de técnico legislativo. Sem nenhum concurso vigente para atender a essa demanda, um novo se torna urgente.

Com isso, são previstas oportunidades para nível médio (técnico e policial legislativo) e superior (analista e consultor), com remunerações entre R$ 17 mil para técnico e R$ 28.944,32 para a classe especial de consultor, com jornada de 40 horas semanais.

Para técnico, devem ser contempladas as áreas de apoios técnico-administrativo e processo legislativo; saúde e assistência social; processo industrial gráfico; instalações, equipamentos, ocupação e ambientação de espaço físico.

Consultoria e assessoramento legislativo compõem o quadro de oportunidades para consultor. Já para analista, devem ser oferecidas vagas nas carreiras de apoio técnico, redação e revisão de textos gráficos, comunicação social e tecnologia da informação.

Servidores do Senado dispõem de serviço médico, plano de saúde, dentre outros benefícios. Vale lembrar que o aumento salarial anual para os funcionários da área costuma ser superior ao comumente deferido ao funcionalismo geral.

Últimas provas do concurso do Senado Federal

A banca organizadora dos dois últimos concursos (2012 e 2008) foi a Fundação Getúlio Vargas, antecedida pelo Cespe/Unb no edital de 2002. Para os três, a lotação dos candidatos aprovados foi Brasília.

Para o cardo de técnico legislativo, em 2012, foram aplicadas 70 questões objetivas divididas entre Língua Portuguesa (20), Conhecimentos Gerais (10), Noções de Informática (10) e Conhecimentos Específicos (30), além uma discursiva e redação.

Edital: Técnico Legislativo – Senado Federal 2011 – Edital nº 03

A seleção dos candidatos ao cargo de policial administrativo foi feita em 5 etapas: provas escrita e de múltipla escolha (mesmo padrão da prova de técnico), aptidão física, avaliação psicológica, investigação social documental e curso de formação.

Edital: Policial Legislativo – Senado Federal 2011 – Edital nº 04

Os candidatos ao cargo de analista passaram por provas escritas e objetivas (com 80 questões distribuídas entre Língua Portuguesa, Informática, Inglês e Conhecimentos Específico), sendo somada a prova prática para a especialidade de taquigrafia.

Edital: Analista – Senado Federal 2011 – Edital nº 05

Para a carreira de consultor, foram três etapas, sendo elas provas objetiva de 80 questões (Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais e Específicos, Administração e Políticas Públicas, Raciocínio Lógico e Inglês), discursiva e análise de títulos.

Edital: Consultor – Senado Federal 2011 – Edital nº 06

Para todos os cargos, o segundo critério de desempate é o desempenho nas provas discursivas, antecedido pelo critério de idade. Portanto, bastante atenção na preparação para esta etapa.
Concorrência e nomeações concurso Senado Federal

O concurso do Senado Federal é conhecido pelo número substancial de concorrentes, com mais de 157.939 mil inscritos no certame de 2012, disputando o total de 246 vagas, o que exige muita preparação por parte do candidato.

Candidatos por vaga Concurso Senado Federal: Lista da Concorrência Concurso Senado Federal 2011

Porém, o órgão também é conhecido pela quantidade de nomeações superior ao número de vagas oferecidas. No edital de 2012, por exemplo, foram ofertadas 246 vagas, aprovados 611 candidatos, com nomeação de 593.

A expectativa é que, com a atual defasagem no quadro de servidores e a previsão da aposentadoria de mais de 1200 servidores até 2019, a distribuição de vagas no próximo edital seja proporcional a demanda a ser atendida.

Como me preparar para o Senado Federal

Pelo exposto até aqui, já é possível perceber que a preparação para um concurso do porte do Senado Federal precisa ser grande. Sair na frente em seu cronograma de estudos, antes do lançamento do edital, é primordial.

Até porque os prazos entre lançamento de edital, realização de provas e convocações é curto, portanto, acessar o conteúdo programático disponível nos links dos editais passados possibilita maior conhecimento acerca do conteúdo cobrado pela banca.

É importante considerar alguns fatores em sua preparação, como a quantidade de questões cobradas para Língua Portuguesa, a importância das provas discursivas como critério de desempate e o peso 2 das questões de Conhecimento Específico.

Concurso Senado Federal 2018

Com orçamento já previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias e a atual defasagem no quadro de servidores do Senado, o edital para um novo concurso é esperado para o segundo semestre de 2017.

Sendo assim, comece já o seu preparatório, tendo em vista a alta concorrência e o nível de preparo dos candidatos que, comumente, disputam as tão sonhadas vagas nas carreiras mais desejadas do funcionalismo público brasileiro.

Caso o concurso não seja lançado este ano, as chances para termos um certame em 2018 aumentam muito, muitas pessoas aproveitam enquanto o edital não é divulgar para estudar baseado nos últimos editais.

Fonte: editalconcursosbrasil

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima