'O segredo é treinar', diz aluno de apenas 17 anos nota máxima na redação do Enem

goo.gl/s9dkdn | Aos 17 anos, João Vitor Vasconcelos Ponte foi um dos 77 candidatos que conseguiu nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. O jovem que estuda em uma escolar particular de Teresina, achou necessário iniciar um cursinho voltado especificadamente para redação e acredita que o segredo de uma bom texto é treinar muito e não tentar adivinhar o tema da redação.

“Optei por começar o cursinho e treinar redações, inclusive durante o ano já havia feito texto com o mesmo tema da redação do Enem. Acho que esse é o segredo, treinar e não tentar adivinhar o tema de redação, ao invés disso, aprender realmente como se faz um bom texto, independente de que tema seja. Já tive colegas que deixam de fazer uma boa redação porqiue ficam impressionados com o tema”, destacou.

João estava viajando quando viu o resultado pelo celular, ele conta que o pai foi o primeiro a saber da nota mil. “Estávamos eu e meu pai, e ele já estava até dormindo quando eu olhei o resultado. Quando vi, acordei meu pai na hora, porque na verdade tomei um susto, eu tinha gostado da prova, do tema e do texto que eu tinha feito, mas não esperava a nota mil”, disse.

O aluno, que é o caçula da família, destaca a importância dos pais em sua vida acadêmica. Para ele, se os pais não o tivessem incentivado, ele não conseguiria os resultados que vêm conseguindo dentro e fora da escola.

“Eles sempre me incentivaram muito. Quando pequeno, você estuda porque os pais dizem pra você estudar e eu agradeço essa insistência deles. Foi assim que, quando entrei no ensino médio, pude perceber que os estudos são a melhor forma de conseguir meus objetivos, e que isso é de grande importância”, contou.

O candidato, que está prestando vestibulares em outros estados, sonha ingressar no curso de engenharia de computação. Ele conta que durante boa parte do ano de 2016 estudava cerca de quatro horas diariamente, mas que no mês que antecedeu o Enem, chegou a deixar de ir a escola para se dedicar aos estudos para o exame.

Rógi Almeida, o professor de redação do cursinho que João Vitor fez, contou que ele era um aluno tranquilo, focado e bem receptivo às dicas dadas para um melhor desempenho. Segundo Rógi, a nota mil na redação do Enem é consequência de muito trabalho realizado no decorrer do ano.

“A fama da capital piauiense em outros estados é de que os candidatos estudam e gostam de estudar, que eles procuram cursos paralelos para adicionar ao estudo da escola, como é o caso do João. Este resultado dele é consequência da nossa preocupação com o melhor material de estudo, a análise de onde ele está errando para ele poder acertar e muitas produções textuais. Ele é um orgulho e um exemplo”, disse.

Fonte: g1 globo

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima