Adriana Calcanhotto estreia como professora da Universidade de Letras de Coimbra

goo.gl/iEJqSP | Os estudantes de Letras da Universidade de Coimbra terão uma professora e tanto neste semestre. A cantora Adriana Calcanhotto foi convidada para ministrar aulas em formatos de palestras, ateliês e aulas abertas, para quem quiser se especializar em estudos artísticos.

A “masterclass” funcionará também como um intercâmbio cultural entre Portugal e Brasil. “O prestígio do percurso artístico de Adriana e a sua densa dimensão humana, cultural e cívica, facetas que motivaram o convite, contribuirão para ajudar a FLUC a revivificar os Estudos Brasileiros”, afirmou José Pedro Paiva, diretor da Faculdade de Letras da Universidade.



Já o coordenador da área de Estudos Brasileiros da Universidade afirmou que Adriana Calcanhotto “é uma cantora e compositora de perfil raro, que tanto devora o legado de Caetano Veloso como a poesia de Mário de Sá-Carneiro ou a prática performativa de Hélio Oiticica – sem esquecer o vasto acervo da música popular brasileira, de Dorival Caymmi à bossa nova e a Roberto Carlos, e tantos outros”, explicou Osvaldo Manuel Silvestre. “Faz todo o sentido que Adriana seja, por um semestre, professora convidada na FLUC, para podermos todos aprender com ela”.



Em uma coletiva de imprensa, a cantora afirmou que o Brasil tem muito a aprender com a Universidade de Coimbra. “Farei o necessário para inspirar estudantes brasileiros a se apaixonarem por transmitir conhecimento”, afirmou Adriana Calcanhotto em entrevista ao site RTP.
“O Brasil vive uma tragédia anunciada no que tange à educação”, destacou. A cantora afirmou que o ensino no Brasil vem perdendo muito há gerações, e que as políticas educacionais de Michel Temer ‘não dão sinais de melhora’”.



Adriana Calcanhotto deu sua primeira aula na Universidade nesta quarta (22), intitulada “Eu ando pelo mundo” (referência ao sucesso “Esquadros“). Nela, a cantora falou sobre seu percurso artístico, mas destacou que as demais aulas serão sobre “assuntos que gosta de estudar e de pensar, como a poesia brasileira e portuguesa e a alta poesia veiculada pela música – desde a Grécia até  fenômeno que se dá no Brasil”, afirmou ao site RTP. Ao fim da aula, a cantora apresentou seu sucesso, “Devolva-me“.



Por Damy Coelho
Fonte: cifraclubnews

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima