Estudantes, vejam loucuras que não devem ser feitas na hora de estudar para concursos

goo.gl/prkT9E | Para serem aprovadas em um concurso público, as pessoas cometem loucuras. Ou será que nem sempre o que parece estranho é, de fato, sem razão?

Veja abaixo algumas atitudes comuns e suas consequências para o projeto:

PARA GANHAR TEMPO

Acordar de madrugada para estudar

Se você acaba as tarefas do dia às 22h, morto (a) de cansaço, talvez seja mesmo mais produtivo dormir cedo para acordar às 5h, por exemplo, e fazer um turno de 2 horas de estudo.

Virar a noite estudando

De jeito algum! O rendimento é muito pequeno, vai comprometer o estudo do dia seguinte, e o que foi estudado não será adequadamente assimilado, porque o cérebro precisa de 6 horas de sono, no mínimo, para gravar as informações. Sem contar a irritação que vai acompanhar todo o seu dia seguinte.

Tomar energético à noite para ampliar o tempo de estudo

O efeito imediato pode parecer interessante, mas depois o sono será comprometido e tudo se complica.
Alternativas menos danosas seriam: “beliscar” alguma coisa; andar um pouco pela casa; ler em voz alta; fazer exercícios da matéria, em vez de estudar teoria.

Comer enquanto estuda

Ajuda mesmo, porque reduz um pouco a ansiedade. Mas é preciso cuidado. Pipoca, por exemplo, ajuda e não engorda. Fruta também é excelente. Mas, ok, para um biscoito ou outra bobagem, desde que, no geral, você tenha uma boa alimentação.

Estudar deitado na cama ou no sofá

Hum… péssima ideia. O corpo relaxa, o aprendizado fica comprometido e o sono, provavelmente, vai chegar. A única possibilidade de fazer isso é como “bônus”, fora do horário de estudo, para uma revisão rápida, por exemplo.

Pesquisas intermináveis sobre técnicas de estudo

Consomem um tempo enorme e são desnecessárias. Estudar significa: ler a teoria, fazer exercícios (com consulta, de preferência) e preparar um bom material para revisões futuras (que será melhorado aos poucos). Depois, resolver provas anteriores e refinar os pontos fracos.

Claro que há variações, mas você vai naturalmente encontrar o seu jeito com a prática e a continuidade. Não há técnica perfeita e o tempo é artigo de luxo para quem se prepara para concurso. Gaste com moderação.

PARA MEMORIZAR

Pregar papeizinhos ou cartazes pela casa com fórmulas e detalhes da matéria

Pode parecer maluquice ou, no mínimo, estranho, mas funciona mesmo. Coloque em locais estratégicos que serão vistos ao longo do dia – espelho do banheiro, em frente ao vaso sanitário, na porta do guarda-roupa, etc.

É interessante usar papéis de mesma cor para temas similares (por ex. fórmulas de matemática ou princípios de direito).

Vale ter cuidado para não poluir: escolha alguns poucos detalhes e cole pela casa até memorizá-los. Depois, substitua por outros.

Fazer questão de explicar para outras pessoas o que aprendeu (mesmo que não estejam estudando para concurso)

É um excelente recurso. Aliás, você pode explicar até mesmo para um animal ou para a parede. Quando a gente precisa expor algo em palavras, organiza melhor o pensamento e fixa o conteúdo. Além de perceber se há alguma lacuna no conhecimento daquele tópico.

TÉCNICAS DE ESTUDO

Gravar a aula e ficar ouvindo

O tempo do candidato é curto e uma aula de 3 horas consome mais do que isso para ser ouvida, caso você faça pausas para anotações ou para entender melhor. O problema aumenta porque a aula presencial também tem perguntas de alunos (que o microfone não capta) e alguns desvios do tema, que fazem parte da dinâmica para manter o interesse dos alunos.

Com isso, se todas as aulas forem ser repassadas, o tempo gasto não corresponderá ao conhecimento adquirido.

A medida é válida para uma matéria em que você esteja com muita dificuldade. Em relação às outras, é melhor copiar a matéria durante a aula e, em casa, fazer a leitura das anotações do caderno com o apoio do livro. Será muito mais rápido e produtivo.

De resto, só vale para momentos em que você não poderia estar estudando, como no transporte, por exemplo. Vai funcionar como “bônus de estudo”.

Passar caderno a limpo

Caímos no mesmo problema anterior: o tempo gasto não corresponde ao aprendizado e você fica sempre “correndo atrás da matéria”, em vez de estar estudando de verdade para a aula seguinte.

Então, exceto em casos excepcionais, em que alguma aula tenha ficado muito confusa e precise ser recopiada, o ideal é criar o hábito de já copiar de forma limpa e organizada enquanto o professor fala. Com o tempo isso vai se tornando mais fácil.

Escrever pulando linhas e deixando algum espaço facilita a inclusão de algum detalhe que seja necessário depois, além de dar melhor impressão na hora de estudar. Usar caneta de 2 cores e lápis também ajuda.

Maratona de 1 matéria durante uma semana ou feriadão

Excelente recurso para alavancar uma matéria que esteja muito difícil ou que seja muito longa. Você estuda somente uma matéria durante vários dias e, com isso, passa a ter mais domínio sobre ela.

Só não pode fazer isso durante um tempo longo (não mais do que uma semana), para que as outras disciplinas não sejam esquecidas.

Estudar 10 horas por dia

Perfeitamente possível, se você dispõe desse tempo. Para quem está trabalhando, isso só é possível nos fins de semana, feriados ou férias.

É fundamental que isso seja feito com equilíbrio. Caso contrário, é “tiro no pé”. Durma pelo menos 6 horas, respeite os horários de refeição e faça pausas de 15 minutos a cada hora e meia ou 2 de estudo, com pausas maiores no fim da manhã e da tarde (aproveite para comer).

Mais uma coisa: é preciso algum condicionamento físico e mental para conseguir manter a concentração durante tanto tempo. Portanto, não é tarefa para iniciante mas, aos poucos, todo mundo consegue.

Estudar de segunda a segunda   

Não é uma boa ideia. O corpo e a mente vão suportar durante um tempo, mas fatalmente deixarão de render depois de algumas semanas. O pior é que você tem grandes chances de adoecer pelo excesso de pressão.

Portanto, reserve um dia (se não for mesmo possível, pelo menos a tarde e a noite de um dia) para descanso e lazer, e aproveite para recarregar as baterias. É combustível para seguir estudando semana após semana, não importa o tempo que vá levar até a aprovação.

Estudar cada disciplina até acabar toda a teoria para depois começar outra

Não funciona. Os concursos cobram, em geral, de 6 a 20 matérias, conforme o grau de complexidade. Se você quiser estudar cada uma até o fim, quando voltar à primeira não vai lembrar o que estudou, porque terão se passado muitos meses.

É melhor organizá-las como um time, estudando uma por dia (ou 2, se você tiver mais tempo). Tente distribuí-las de modo a ver todas a cada semana ou, no máximo, a cada quinzena.

No caso de concursos com muitas disciplinas (em torno de 20), vale criar subgrupos e começar com as básicas, para depois incluir outras.

Trocar de matéria a cada 30 minutos

Todo mundo precisa de um tempo inicial para conseguir plena concentração. Por isso, se a troca de matéria é muito rápida, o estudo rende pouco. Quando você está começando a estar totalmente ligado naquele assunto, já será hora de trocar.

Considero uma hora e meia um tempo razoável para a troca. Mas ainda prefiro estudar um tempo maior cada disciplina (3 horas, com intervalo no meio), para sentir que efetivamente avancei na matéria.

Fazer centenas de exercícios ou provas anteriores

Os exercícios são um excelente recurso para fixar os conteúdos e ganhar agilidade na hora de responder as questões de prova. No início, podem ser feitos com consulta, para facilitar o entendimento da matéria.

Depois de estudada toda a teoria, a resolução de questões de concursos anteriores garante muita segurança ao candidato, porque se familiariza com o que costuma ser cobrado e com o estilo de questões.

Deixar o celular ligado enquanto estuda

Por mais que você diga que não vai atrapalhar, mesmo o som de mensagem entrando ou o zumbido de ligações comprometem muito a atenção e o rendimento do estudo.

Pense que, naquele momento, você precisa de foco. E, a não ser que tenha alguém da família (filhos ou pais idosos) dependendo de você, nada é tão urgente que não possa esperar o intervalo do estudo.

Deixar o computador aberto enquanto estuda

Mesma situação do celular. As mensagens pulando tiram totalmente a atenção. Estudo é estudo, de preferência diante de uma mesa grande onde só estarão os materiais referentes à disciplina daquele horário e o seu estojo.

Por isso estudar em bibliotecas é tão produtivo. Experimente!

Não fazer atividade física para não gastar tempo

Mesmo com tempo curto, uma caminhada de 40 minutos, 3 vezes por semana faz muito por você e pelo seu cérebro. Potencializa o aprendizado, melhora a qualidade do sono e reduz o estresse. Tudo a favor da sua aprovação.

ESTRATÉGIAS

Estudar em casa, sem cursos ou consultoria   

Eu conheço algumas pessoas que foram aprovadas, mesmo em concursos bastante difíceis, estudando sozinhas. Mas é preciso muita disciplina e capacidade de lidar com o desconhecido.

Por outro lado, cursos e consultorias mostram o “caminho das pedras” para você ir direto ao ponto. Em tempos em que os concursos estão cada vez mais difíceis, mais concorridos e mais profissionalizados, acho interessante ter uma boa orientação.

Pedir demissão para ficar só estudando

Atitude um pouco perigosa, se não for muito bem pensada. A aprovação não tem tempo certo para acontecer. Portanto, pense em como vai se sustentar até lá. Se alguém puder ajudar, ótimo. Só ponha também na conta que provavelmente vai haver alguma pressão.

Mas, pode ser válido, porque obviamente, você terá muito mais tempo livre. Cuidado também para não deixar o tempo escoar, pelo fato de ele deixar de ser tão escasso.

Trabalhar, fazer faculdade e estudar para concurso

Para ser aprovado, é preciso tempo para estudar. Se você não dispõe de tempo, vai viver exausto, provavelmente vai ser muito difícil ter qualidade nas três atividades e, em consequência, a aprovação vai demorar um bocado.

Pense em concluir a faculdade e depois se preparar para concurso. Ou o inverso: trancar a faculdade, dedicar-se ao concurso e, quando for aprovado, retornar à faculdade. Não parece mais sensato?

Deixar de estudar as matérias que sabe bem  

Se você sabe muito bem uma disciplina, ótimo! Conquiste a excelência. Faça muitos exercícios e provas para garantir que vai acertar todas (ou quase) as questões. É muito bom ter a possiblidade de muitos pontos garantidos – pode significar a aprovação.

Não fazer concurso que tenha matérias que nunca viu

Esse é um medo que muitos candidatos têm. No entanto, a gente passa a vida toda aprendendo matérias novas na escola. Assim, não fuja de matérias desconhecidas, desde, é claro, que você tenha tempo de estudá-las.

Fazer todos os concursos que surgirem

Não é uma boa ideia, a não ser que os concursos sejam da mesma área e cobrem um grupo grande de matérias iguais.

Fora disso, é apenas ansiedade que vai levar você muitas vezes para o “fim da fila”, sempre que tiver de estudar todas as matérias novas, em vez de aproveitar a cada novo edital o que já estudou para o anterior.

Começar a estudar depois do edital publicado

Muita gente faz assim, porque é quando se empolgam com o projeto. O ruim é que o tempo entre o edital e a prova é curto (em torno de 2 meses) e insuficiente para aprender tudo o que é necessário.

Então, se você já fez isso, agora tente se organizar, escolher uma área de concursos que seja do seu interesse e estude as matérias básicas, mesmo sem edital. Você vai aumentar muito as chances de aprovação, porque já estará bem adiantado quando o edital sair.

Estudar em véspera de prova

O dia da prova é exaustivo para o candidato. Se você já chega cansado por ter estudado na véspera, a possibilidade de estar com as melhores condições de concentração, atenção e memória fica reduzida. E o raciocínio, tão necessário para a resolução das questões, também fica muito comprometido.

Eu recomendo um dia de descanso e lazer na véspera da prova, para você estar bem no dia da sua maratona.

Desistir quando é reprovado

As reprovações fazer parte do projeto concurso público. Esteja ciente e não se assuste com isso. A cada nova prova, você fica mais maduro, entende melhor as suas falhas e pode corrigi-las para o concurso seguinte.

A sua hora vai chegar, acredite. Mas é preciso se manter na estrada.

Por Lia Salgado
Fonte: g1 globo

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima