7 documentários sobre o sistema prisional brasileiro que você não pode deixar de assistir

bit.ly/7doc-prisional | A Redação do Canal Ciências Criminais elaborou para esta semana 7 sugestões de documentários sobre o sistema prisional brasileiro. A seleção contou com a colaboração do time de colunistas. Vamos, então, às indicações:

1) O Prisioneiro da Grade de Ferro (2003) – Duração: 122min




O documentário, dirigido por Paulo Sacramento, retrata a ineficácia do sistema prisional brasileiro, sobretudo sua falha no processo de ressocialização. As lentes do diretor permitem captar a clara violação aos direitos e garantias fundamentais, principalmente em relação à dignidade do apenado.

2) Justiça (2004) – Duração: 104min




O documentário, dirigido por Maria Augusta Ramos, mostra o cotidiano dos funcionários do Poder Judiciário, mais precisamente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, bem como expõe as mazelas e a situação precária do sistema carcerário brasileiro.

3) O Cárcere e a Rua (2004) – Duração: 80min




O documentário, dirigido por Liliana Sulzbach, narra a história de três prisioneiras marcadas pelo destino em uma penitenciária em Porto Alegre: Cláudia, Daniela e Betânia.

4) Juízo (2007) – Duração: 90min




Também dirigido por Maria Augusta Ramos, do premiado “Justiça”, o documentário acompanha a trajetória de jovens com menos de 18 anos de idade diante da lei. Meninas e meninos pobres entre o instante da prisão e o do julgamento por roubo, tráfico, homicídio.

5) Pelo Direito de Recomeçar (2013) – Duração: 25min




Lançado pela Defensoria Pública do Estado do Tocantis em 20013, o documentário abordou a realidade do sistema carcerário tocantinense, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o tema da ressocialização no cumprimento de pena privativa de liberdade. A película ainda apresenta propostas para amenizar os problemas relatados e reinserir os presos na sociedade por meio do trabalho.

6) Sem pena (2014) – Duração: 83min




Dirigido por Eugenio Pupo, o documentário retrata a precária vida nas prisões brasileiras, bem como os medos, preconceitos e equívocos que assombram a realidade penitenciária.

7) Tortura e Encarceramento em Massa no Brasil (2015)


Promovido pela Pastoral Carcerária, o documentário é dividido em 2 partes. A primeira delas, intitulada “A Tortura como Política de Estado”, trata das novas roupagens da tortura dentro do sistema carcerário. Já a segunda parte, “As Mulheres e o Cárcere”, aborda as torturas sofridas especificamente pelas mulheres presas.

Parte 1 – A Tortura como política de Estado – Duração: 12min




Parte 2 – As Mulheres e o Cárcere – Duração: 19min




Faltou algum documentário importante?

Deixe abaixo seu comentário com mais sugestões!

Fonte: Canal Ciências Criminais

2/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. It's nice that there are such blogs.

    ResponderExcluir
  2. A casa dos mortos https://www.youtube.com/watch?v=noZXWFxdtNI
    Documentário sobre Manicômio Judiciário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima