9 livros importantes que todo estudante de Direito deve ler (nem todos da área jurídica)

Quem é do Direito costuma buscar na internet informações sobre livros importantes que deve ler para tornar-se bom aluno na faculdade, aproveitar melhor o curso e planejar a sonhada futura carreira.

Não são todos livros da área jurídica, mas são livros que posso afirmar serem fundamentais para um bom desempenho durante a faculdade e depois dela. Alguns desses livros eu gostaria de ter conhecido enquanto eu estava na faculdade, e tenho certeza de que você poderá aproveitá-los muito bem.

1 – Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (Dale Carnegie)

Este é apenas um dos livros de Dale Carnegie que recomendo. Se você ainda não percebeu, deve começar a perceber que o curso de direito leva você a um mundo onde se exige um bom relacionamento com as pessoas. Normalmente, a faculdade não vai ensinar isso a você. Mas, a vida mostrará o quanto é necessário saber lidar com as pessoas, estabelecer e manter contatos e aprender a trazer as pessoas para o seu modo de pensar. “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” é um grande clássico, e você deve levá-lo muito a sério. Coloquei o livro na primeira posição de propósito, pois a leitura é incrivelmente leve e agradável, de modo que, assim que você tiver o livro em mãos, já poderá começar a dar mais passos adiante, numa nova postura diante das relações humanas.

Um trecho do livro: “Assim, como eu já disse, Lincoln atirou a carta para o lado, porque aprendera, numa dura experiência, que as críticas violentas e as repreensões redundam sempre em futilidade.”

2 – A Arte de Fazer Acontecer (David Allen)

Você já sabe que cursar a faculdade de direito não é simplesmente ir lá. É uma coisa que realmente mexe com a sua vida, em todos os níveis imagináveis. Será que você está preparado para lidar com uma infinidade de livros, materiais, datas e tarefas, além de anotações, provas, objetivos pessoais e a organização dos seus sonhos? David Allen o ajuda a lidar com questões de organização pessoal ou, mais precisamente, como cuidar para que tudo o que você precisa fazer seja, realmente, feito.

Um trecho do livro: “Pelo menos uma porção da sua mente é realmente meio estúpida, de uma forma interessante. Sim, porque se tivesse qualquer inteligência inata, ela só o lembraria das coisas que você precisa fazer na hora que você pudesse agir em relação a elas.”

3 – A Arte da Guerra (Sun Tzu)

Em primeiro lugar, sejamos a favor da PAZ! Vamos dizer não à guerra, pois o que precisamos é de uma vida mais digna, sem violência, sem destruição. Agora, em termos de conhecimento estratégico, preparo e postura diante de situações difíceis, você não vai querer se colocar como vítima ou uma mera peça a ser descartada pela força implacável de conjunturas turbulentas. Por isso, compre um exemplar de “A Arte da Guerra” e estude-o. Há muitas lições e uma profunda filosofia nas palavras do livro.

4 – Teoria Geral do Processo (Cintra, Grinover e Dinamarco)

Um livrinho que vai te ajudar muito, especialmente no início da faculdade. Foi um dos meus livros preferidos na faculdade, e possibilitou que eu tivesse uma noção muito mais precisa de todo o funcionamento da Justiça, e não apenas do processo judicial. Fala, entre outras coisas interessantes, sobre a organização judiciária, incluindo, claro, as funções do STJ e do STF, e ainda sobre serviços auxiliares da Justiça, Ministério Público, advogados públicos e particulares e muito mais. Recomendo que você faça uma primeira leitura corrente e integral, sem muita preocupação em memorizar, mas sim em tomar conhecimento do conteúdo do livro. Tenho certeza de que, depois disso, você terá uma sensação de up na sua “auto-estima jurídica”.

Um trecho do livro: “No atual estágio dos conhecimentos científicos sobre o direito, é predominante o entendimento de que não há sociedade sem direito: ubi societas ibi jus. Mas ainda os autores que sustentam ter o homem vivido uma fase evolutiva pré-jurídica formam ao lado dos demais para, sem divergência, reconhecerem que ubi jus ibi societas; não haveria, pois, lugar para o direito, na ilha do solitário Robinson Crusoé, antes da chegada do índio Sexta-Feira.”

5 – Um Pilar de Ferro (Taylor Caldwell)

Trata-se da história romanceada sobre a vida de Marco Túlio Cícero, orador e advogado na Roma Antiga. É interessantíssimo verificar que as coisas aconteciam na Roma de milhares de anos atrás de uma forma praticamente idêntica ao que acontece hoje, na sociedade em que vivemos. Neste livro, você poderá conhecer algumas cenas da vida de Cícero, como a sua contratação para trabalhar num escritório de advocacia famoso, a contratação em cargos públicos como forma de minimizar o poder das críticas, o uso de discursos honestos e patrióticos para esconder a podridão da política e até uma defesa criminal em que Cícero faz uma saída espetacular.

6 – Teoria da Norma Jurídica (Norberto Bobbio)

Então você queria alguma coisa mais densa, mais struggling para se sentir como a Legalmente Loira quando decidiu mergulhar de corpo e alma nos estudos em Harvard e provar que poderia ser uma grande estudante de direito e futura brilhante advogada? Então vamos a Turim. Esta sugestão de livro e a próxima, são destinadas a ajudar que você conheça a dinâmica da normativa jurídica, de um ponto de vista mais sistemático, classificando e explicando as normas jurídicas e suas características, bem como do ordenamento jurídico como um todo. Os dois livros se complementam, então leia os dois.

Um trecho do livro: “A relação jurídica é caracterizada não pela matéria que constitui seu objeto, mas pelo modo com que os sujeitos se comportam um em face do outro. E se exprime também desta maneira: o que caracteriza a relação jurídica não é o conteúdo, mas a forma. E isto significa: não se pode determinar se uma relação é jurídica com base nos interesses em jogo; pode-se determiná-la apenas com base no fato de ser ou não regulada por uma norma jurídica.”

7 – Teoria do Ordenamento Jurídico (Norberto Bobbio)

Este livro, como vimos, complementa a sugestão anterior. Ele explica o direito do ponto de vista do ordenamento jurídico, iniciando com um capítulo intitulado “Da norma jurídica ao ordenamento jurídico”. Os capítulos seguintes falam sobre a unidade, a coerência e a completude do ordenamento jurídico, e ainda há um interessante capítulo sobre as relações entre os ordenamentos jurídicos.

Um trecho do livro: “A coerência não é condição de validade, mas é sempre condição para a justiça do ordenamento. É evidente que quando duas normas contraditórias são ambas válidas, e pode haver indiferentemente a aplicação de uma ou de outra, conforme o livre-arbítrio daqueles que são chamados a aplicá-las, são violadas duas exigências fundamentais em que se inspiram ou tendem a inspirar-se os ordenamentos jurídicos: a exigência de certeza (que corresponde ao valor da paz ou da ordem), e a exigência de justiça (que corresponde ao valor da igualdade).”

8 – O Primeiro Ano – Como se faz um Advogado (Scott Turow)

A síntese do conteúdo do livro fala por si só: o autor conta as suas experiências como aluno do primeiro ano da faculdade de direito de Harvard. Uma vez questionei uma professora da faculdade no seguinte sentido: por que nos Estados Unidos a faculdade de direito é de apenas 3 anos? Acho que a discussão era sobre o preparo dos alunos, esta famosa (e terrível) desculpa para impor mais carga nas costas dos estudantes que querem vencer na carreira, tais como longas horas de aulas e o próprio Exame de Ordem, o qual ninguém duvida que não serve para avaliar ninguém. O principal motivo que me faz recomendar o livro de Turow é o de que se trata de uma oportunidade de ter algum contato com uma realidade diferente, a partir do ponto de vista de quem viveu na pele a experiência.

9 – Manual de Redação da Presidência da República (Brasil)

Se você está cursando uma faculdade de Direito, deve saber que a escrita é o seu principal instrumento de trabalho. É preciso ter em mente que há formas de escrever para cada contexto. É diferente escrever um texto jurídico num blog e compor uma peça processual, por exemplo. Escrever de forma efetiva e apropriada é uma competência que o jurista deve desenvolver sempre, ao longo de toda a sua vida. O estudante de direito pode recorrer a este livro desde logo, para treinar suas habilidades. Além do mais, o manual tem uma infinidade de dicas e explicações que valem para qualquer situação. Estudando este manual, certamente a redação em provas de faculdade, concursos e peças processuais terá mais qualidade. O manual é gratuito e está disponível na Internet. Adicionalmente, consulte os manuais da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

- Manual de Redação da Presidência da República
- Manual de Redação (Câmara dos Deputados)
- Manual de Redação Parlamentar e Legislativa (Senado Federal)


Deixe-nos sua sugestão de grande título abaixo, nos comentários.

Colabore com o conhecimento de todos os demais colegas da área jurídica.


Receba as novidades do Blog Forense Contemporâneo no seu e-mail.
Assine gratuitamente a newsletter agora!

Gustavo D’Andrea é advogado, mestre em Ciências (Psicologia) pela FFCLRP-USP e doutorando em Ciências (Enfermagem Psiquiátrica) pela EERP-USP. Mantém o blog Forense Contemporâneo desde 2005 e criou a Forensepédia.
Fonte: gustavodandrea.com

49/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Fantásticas indicações !

    Continuem com conteúdos dessa natureza , foram de grande ajuda ...

    ResponderExcluir
  2. Só faltou "Dos delitos e das penas" de Beccaria pra a lista ficar perfeita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é de lei, deveria ser obrigatório pra quem pretende advogar na área criminal!

      Excluir
    2. É verdade!! Esse não pode faltar.

      Excluir
  3. Acho que poderiam ter colocado "Dos Delitos e das Penas" e "O Caso dos Exploradores de Caverna", também. Ótimos livros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. E eu esperava encontrá-los na lista

      Excluir
    2. Estou lendo "Dos Delitos e das Penas". Fantástico!

      Excluir
    3. De qual editora você leu o "O caso dos exploradores de caverna" ?

      Excluir
    4. Fato...Estou no primeiro período de Direito e já li este livro mto bom...Agora é debate na turma!!! Mto bom!

      Excluir
  4. Também esperava pelo "O Caso dos Exploradores de Caverna". Primeiro livro para debate que li na faculdade. Show!!

    ResponderExcluir
  5. Francesco Pessôa04 setembro, 2014

    Indico "Código da Vida" de Saulo Ramos, é muito bom também.

    ResponderExcluir
  6. Tratado de Direito Privado do Pontes de Miranda!

    ResponderExcluir
  7. Faltou também "Antígona".

    ResponderExcluir
  8. Faltou "o contrato social" e "a luta pelo direito"

    ResponderExcluir
  9. O caso dos exploradores de caverna

    ResponderExcluir
  10. Indico para os interessados: Filosofia do Direito, de autoria de Miguel Reale; Organização Sindical Brasileira, Octávio Bueno Magano; O Direito e a Vida dos Direitos, escrito por Vicente Rao, Introdução ao estudo do direito: técnica, decisão, dominação, de autoria de Tércio Sampaio Ferraz Jr; Socialismo Jurídico, de Karl Marx e Friedrich Engels; Direito Constitucional Positivo, José Afonso da Silva; O Conceito de Direito, Herbert Hart;Justiça, Democracia e Capitalismo, Denis L.Rosenfeld; Justiça - O que é fazer a Coisa Certa, Michael J. Sandel; O Caso dos Denunciantes Invejosos, Dimitri Dimoulis, e Direito e Justiça, Alf Ross.


    ResponderExcluir
  11. Orações aos Moços - Rui Barbosa

    ResponderExcluir
  12. Faltou muita coisa aí... Acho que tem uns mais importantes do que alguns livros citados...

    ResponderExcluir
  13. ninguem entendeu ? la em cima esta escrito 9 livros,nao 50 então pra que dizer faltou esse ou aquele hahahaha

    ResponderExcluir
  14. Dica que vai mudar a vida de quem ler: como passar em provas e concursos- William Douglas. Apesar do nome, serve muito para o estudante de direito ;)

    ResponderExcluir
  15. Boas indicações, gostei.

    ResponderExcluir
  16. Ainda estou cursando o 2°ano do Ensino Médio mas, já estou quase decidida de que quero cursar Faculdade de Direito. Então, já comecei a pesquisar livros, para ler e já ir aprendendo algo.

    ResponderExcluir
  17. O Príncipe

    ResponderExcluir
  18. Todos os livros citados acima aparentam serem ótimos, mas acrescentaria também "A sedução no discurso" de Gabriel Chalita; "Dos delitos e das penas" de Cesare Beccaria; "Do espírito das leis" de Montesquieu.

    ResponderExcluir
  19. a faculdade de direito nos eua sao tres anos pq antes eles tem dois anos de curso multidiscplinar. nao quer dizer q a faculdade dure menos...

    ResponderExcluir
  20. Faltou Dos delitos e das penas, o caso dos exploradores de caverna, teoria pura do direito, teoria geral do direito, entre outros que podiam constar na lista.

    ResponderExcluir
  21. Código da Vida de Saulo Ramos! Esse é espetacular!

    ResponderExcluir
  22. Faltou: dos delitos e das penas - Cesar e Beccaria
    A era dos direitos - Norberto Bobbia, e não podemos deixar de esquecer de O Principe do Maquiavel.

    ResponderExcluir
  23. Faltou também como se faz um processo do carnelutt

    ResponderExcluir
  24. Faltou também como se faz um processo do carnelutt

    ResponderExcluir
  25. Recomendo "A paixão no banco dos réus", de Luiza Nagib Eluf.

    ResponderExcluir
  26. Boa sugestão,más diante dos estudos para a aprovação no exame da ordem não
    vislumbrei algo em foco,salvo engano.TGP e teoria da norma-noberto bobbio.

    ResponderExcluir
  27. Boa sugestão,más diante dos estudos para a aprovação no exame da ordem não
    vislumbrei algo em foco,salvo engano.TGP e teoria da norma-noberto bobbio.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Desculpem, mas útil mesmo. .somente os de número 6,7 e 8. Grato

    ResponderExcluir
  30. Indico "Justiça - o que é fazer a coisa certa" de Michael Sandell, que é professor interino de Harvard.

    ResponderExcluir
  31. O processo, de Franz Kafka, não podia faltar

    ResponderExcluir
  32. Nossa vc acaba de me despertar uma fome de livro que nem eu sabia que tinha!!! rsrsrs vou ler todos!!!

    ResponderExcluir
  33. Olá!

    Meu nome é Eliane Carreira, sou Advogada, tenho dedicado parte do meu tempo em montar um trabalho especificamente para ajudar os Advogados Iniciantes.

    Esta iniciativa deu-se por empatia, à enorme dificuldade que os jovens advogados tem enfrentado diante de incertezas, despreparo e até da insegurança para o desafio da profissão. O que, inclusive, também já percebo nos Estudantes de Direito que já estão pra se formar.

    Somando-se este preocupação, este trabalho que realizo, mais o entusiasmo que adquiri, criei o I CONADVIN – Primeiro Congresso Nacional dos Primeiros Passos do Advogado Iniciante que acontecerá do dia 25 a 31 de julho de 2016.

    As Inscrições serão por tempo limitado no site www.conadvin.com.br

    Estou tendo apoio de diversas pessoas e com isso, já temos inúmeros palestrantes confirmados com temas muito importantes para os Advogados Iniciantes. Veja no site do Congresso www.conadvin.com.br os palestrantes e seus temas.

    Meu desejo é de ser a ponte que faltava a esses profissionais que se sentem inseguros e despreparados para não desistirem da profissão, superem suas dificuldades e façam o seu melhor pelos seus clientes, lutando para que a justiça se faça na vida das pessoas.

    O Propósito do Congresso é: “Este Congresso ajudará muitos advogados iniciantes a superar todas as enormes dúvidas e dificuldades de início de carreira. E servirá como uma força, apoio e incentivo para mostrar que eles podem ser advogados apaixonados pelo que fazem, sem medos, sem incertezas e sem se sentirem inseguros, mas com coragem, ousadia, determinação e atitude.”

    O congresso será transmitido GRATUITAMENTE nos dias 25 à 31 de Julho pela internet a quantos possam interessar. Nossa meta é de chegarmos a 10.000 participantes e um resultado extraordinário será 75.000 expectadores online.

    Independente de qualquer número, meu propósito maior é transformar a vida de todos os expectadores através da experiência de profissionais reconhecidos.

    Grande abraço.
    Dra. Eliane Carreira (organizadora)
    www.conadvin.com.br

    ResponderExcluir
  34. Célio Dias03 agosto, 2016

    Excelente "leia-se imperdível" síntese de 2 min e 49 seg sobre o livro "Como fazer amigos e influenciar pessoas" de Dale Carnegie. https://www.youtube.com/watch?v=MHUUgOD2h9s

    ResponderExcluir
  35. Faltaram vários, dentre eles pontuo: Minas x Wernech (Rui Barbosa) sempre indiquei aos alunos, porque pode ser analisada a postura do Dr. Rui Barbosa em tese contrária quando em outro processo era Adv do estado do Espírito Santo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Mauro, poderia falar conosco por e-mail para que pudesse montar uma nova lista de indicações? Seria um prazer: contato@amodireito.com.br

      Excluir
  36. No meu tempo(2008-2012)de faculdade era: Dos delitos e das Penas, Vigiar e Punir, O Princípe de Maquiavel, Senzala e Casa Grande, Código da Vida de Saulo(Dinossauro) Ramos, O caso dos Exploradores de Caverna, por fim, O Caso dos Irmãos Naves...

    ResponderExcluir
  37. Tantas indicações legais. Pena que vivemos somente uma vida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima