Aluno exemplar: Estudante de apenas 17 anos passa em seis vestibulares para medicina

goo.gl/k7c0Wx | Um estudante de 17 anos, morador de Aspásia (SP), que tem 1.809 habitantes e fica na região de Votuporanga (SP), conseguiu seis aprovações em medicina em universidades públicas de Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Ele pode escolher entre as melhores universidades do país e optou pela Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto (SP).

Aos 17 anos, Felipe Manoel Porto coleciona medalhas de olimpíadas escolares, o que prova sua facilidade em resolver problemas. Ele diz que sempre gostou de estar perto dos números, das fórmulas, de química, de física e de matemática, disciplinas que normalmente aterrorizam os alunos.

Tanto que inicialmente pensou em prestar para engenharia, mas depois mudou de ideia e escolheu a medicina. Felipe conta que tão logo decidiu começou uma maratona de estudos e por dois meses se dedicou 14 horas por dia para alcançar o sonho de se tornar médico.

Ele foi aprovado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Universidade Federal do Paraná, na Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e na de São José do Rio Preto (Famerp), além da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e na Usp de Ribeirão Preto.



Felipe Manoel Porto passou em seis universidades para medicina (Foto: Reprodução/TV TEM)

Felipe estudou na única escola estadual de Aspásia, o que deixou a cidade orgulhosa. A diretora da escola, Silvia Pissolito, diz que o desempenho dele na escola sempre foi exemplar. "A gente fica muito orgulhosa de saber que esse menininha entrou aqui no segundo ano do ensino fundamental e saiu daqui na terceira série do ensino médio e conquistou todos esses títulos. É um exemplo a ser seguido pelos alunos", diz.

O estudante também foi acompanhado e incentivado de perto pela mãe Alessandra Manoel Porto que é professora e coordenadora da escola. "Ao tentar passar para os outros alunos que eu era a coordenadora e não a mãe do Felipe, às vezes exigia muito dele para ser o exemplo. Vindo essa recompensa é muito gratificante", afirma.

O avô Francisco da Silva Porto também está radiante com a notícia. "Orgulho tem sobrando de várias maneiras. Com certeza vai ser um excelente médico e quem sabe até um geriatra para cuidar de mim", brinca. O estudante mostrou que a distância entre sonho e realização pode ser curta se houver disposição suficiente para passar pelos desafios do caminho. "Os nossos sonhos valem a pena, não deixe as pessoas dizerem que é impossível."



Felipe estudou na única escola estadual de Aspásia (Foto: Reprodução/TV TEM)

Fonte: g1 globo

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima