Dicas valiosas: 6 recursos essenciais para a conciliação do cartão de crédito

goo.gl/sHB5n2 | Segundo dados de uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito, as compras com cartões de crédito e débito no Brasil devem aumentar cerca de 6,5% em 2017.

O levantamento também apontou que o saldo da carteira de cartões de crédito atingiu 172,5 bilhões de reais em agosto de 2016, superando pela primeira vez na história o estoque de papel moeda em circulação, que no mesmo mês foi de 170,1 bilhões de reais.

Todas essas informações indicam uma tendência no crescimento no uso de cartões. Por isso, é fundamental que todos os estabelecimentos comerciais se adaptem à essa realidade.

As vendas com cartão envolvem um complexo processo desde a captura das vendas nas maquinetas, cobrança de débitos (aluguel de maquinetas, por exemplo) e recebimento dos valores das vendas junto à operadoras de cartão e bancos. Você confere se recebe tudo o que vende? Você sabe como fazer uma conferência detalhada? Veja 6 recursos essenciais para a conciliação de cartão de crédito na sua empresa.

Soluções tecnológicas

Um dos grandes erros nas empresas é a falta de produtividade que impede a prospecção dos negócios. Fazer a conciliação de cartão manual só piora esse quadro. E uma solução eficaz é a adoção do uso de tecnologias.

Para otimizar a gestão financeira, a equipe deve fazer uso de soluções tecnológicas como a conciliação de cartão automatizada. Ela proporciona a conferência de todas as suas transações e movimentações de venda de forma automática, prática e ágil, com ganho de produtividade dos colaboradores.

Você pode economizar muito tempo, dinheiro e ainda pensar mais no seu negócio.

Lançamento correto das vendas

Quando você utiliza um sistema de conciliação de cartão integrado com o seu sistema de vendas, todos os registros das vendas que você fez são conciliados automaticamente. Ou seja, a conciliação confere se o que o seu sistema lançou foi o mesmo que a operadora de cartão também registrou sem a possibilidade de erros humanos, de forma automática e simples. Confere também se as datas e valores registrados estão corretos.

Ao fazer uma conciliação de cartão não integrada com o seu sistema, você deve confrontar os seus registros com os registros das operadoras de cartão minuciosamente. Neste caso, você deve guardar todas as filipetas para confrontar com os dados registrados pelas operadoras de cartão.

Conciliar todas as bandeiras

Você deve fazer uma conciliação completa e efetiva. É a saúde da sua empresa que está em jogo. Concilie todas as bandeiras para realizar uma conferência de 100% das suas vendas.

Busque um sistema de conciliação de cartão que tenha integração e um rico portfólio de operadoras de cartão que possa conciliar todas suas vendas com cartão, independente da bandeira.

Estimativa de economia

Só de falar em taxas logo já se pensa em perda financeira, não é? Mas este é um gasto cobrado pela venda com cartão que pode ser minimizado significativamente.

Você pode acompanhar as taxas cobradas por bandeira em cada operadora de cartão. Esta é uma funcionalidade presente em alguns sistemas de conciliação de cartão. Isso significa que é possível identificar qual operadora tem a menor taxa por bandeira de acordo com cada uma de suas lojas, e escolhê-la para passar as vendas. Assim você pode economizar em cada uma destas vendas.

Upload do extrato bancário

Este é um recurso essencial para a conferência correta do recebimento das vendas em sua conta bancária. Se refere ao simples envio do seu extrato bancário para a conferir se todos os repasses das operadoras de cartão foram devidamente creditados em sua conta e nas datas previstas.

Auditoria das vendas, pagamentos e taxas

A conciliação de cartão NÃO consiste apenas em organizar os dados das transações de vendas. É necessário fazer uma conciliação completa, com auditoria das informações mostrando todas as divergências e suas causas, gerando três relatórios principais: o de conciliação de vendas (mostra se todas as vendas realizadas foram registradas pela operadora de cartão e estão corretas; o de conciliação de pagamento (mostra por meio de uma conferência diária se as vendas serão pagas na data correta e descontando taxas acordadas) e o de conciliação bancária (confirma se todos os pagamentos foram de fato realizados e se os valores a taxas cobrados estão conforme o previsto).

Por Tamara Fontes
Fonte: administradores

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