Não está conseguindo passar no Exame de Ordem? Saiba o que você deve fazer!

goo.gl/rbRrqm | Passar no Exame de Ordem é um importante passo na carreira dos bacharéis em Direito. Para os estudantes, a aprovação sinaliza que a faculdade foi concluída com êxito e o profissional está apto a ingressar no mercado de trabalho. Além disso, obter o título de advogado amplia consideravelmente as possibilidades do graduado.

Justamente por ter esse grande peso no sucesso profissional do recém-formado, a prova da OAB costuma gerar grande nervosismo nos alunos, que acabam sendo reprovados várias vezes. Pensando nisso, preparamos o post de hoje com algumas ótimas dicas para passar no Exame de Ordem. Continue lendo e confira!

Quais são as principais causas de reprovação no Exame de Ordem?

São muitas as possíveis causas para que o estudante não consiga a aprovação na prova. Vejamos as principais:

Descontrole emocional

A cobrança excessiva pela aprovação faz com que o estudante se desestabilize no dia da prova, e erre algumas questões ou esqueça conteúdos que estudou. O nervosismo também pode fazer com que o candidato desempenhe uma má administração do tempo disponível para o certame, não sendo capaz de terminá-lo a tempo.

Despreparo do candidato

Muitos estudantes erram ao achar que somente as aulas da faculdade são suficientes para capacitá-los para a prova. O nível de dificuldade do Exame de Ordem aumentou muito nos últimos anos: são muitos cursos de Direito e a OAB deseja filtrar quem realmente está preparado para exercer a profissão. Portanto, é necessário muita dedicação, foco e disciplina para alcançar a tão sonhada aprovação.

Modelo de prova

O modelo de prova da OAB na primeira fase exige a memorização de dispositivos legais e muito estudo da legislação seca. E esse tipo de abordagem costuma ser diferente do ensinado nas faculdades de Direito, que priorizam a interpretação das leis em detrimento do conhecimento de seu inteiro teor. Já a segunda fase é mais analítica, mas vence o candidato pelo cansaço e pela falta de tempo: é muito extensa para uma duração muito curta.

Falta de base

O fracasso de alguns candidatos também pode ser atribuído a uma base de conhecimento fraca que, muitas vezes, tem suas origens no ensino fundamental e médio. Além disso, é grande o número de cursos de Direito com baixa qualidade de ensino. Se a faculdade não constrói um alicerce firme do conhecimento jurídico, a aprovação no certame torna-se uma tarefa ainda mais árdua.

O que fazer para passar no Exame de Ordem?

Apesar desses obstáculos, com algumas atitudes simples o candidato poderá driblar o desafio de passar na temida prova da OAB. Confira agora algumas dicas:

Superar o medo do exame

Como vimos, o descontrole emocional é um dos principais fatores que levam os candidatos ao fracasso. Para driblar o estresse, é preciso respirar fundo e pensar que a prova é apenas mais um dos obstáculos presentes na vida acadêmica. Então, não se cobre; afinal, não conseguir passar não é o fim do mundo — é possível tentar novamente.

Avaliar e mudar as estratégias de estudo

Quando o candidato estuda o conteúdo da prova com afinco e, mesmo assim, erra questões e não consegue a aprovação, é necessário avaliar se a estratégia de estudo está sendo eficiente. Estudar a legislação seca, súmulas e jurisprudências, utilizar métodos mnemônicos, elaborar mapas mentais, esquemas e refazer questões antigas são algumas dicas que podem funcionar.

Procurar ajuda

É grande o número de cursinhos preparatórios para a OAB — geralmente, esses cursos lançam cronogramas eficientes de estudo e direcionam os conteúdos para somente o que interessa na prova, evitando com que o aluno perca tempo estudando aquilo que não é cobrado.

Contudo, se o candidato não dispõe de recursos financeiros para bancar um curso, há vários sites disponíveis na internet tanto com os assuntos do exame como questões e exercícios. O site da Prova da Ordem, por exemplo, disponibiliza de forma gratuita diversos materiais para a preparação do estudante.

Enfim, ser aprovado no Exame de Ordem não é um objetivo fácil de ser alcançado, mas, a boa notícia é que com determinação, responsabilidade e adequada orientação, muitos candidatos podem conseguir sua aprovação até mesmo na primeira tentativa!

Fonte: Blog Juris Correspondente

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima