Pontos essenciais: Confira 13 competências desenvolvidas na faculdade de Direito

goo.gl/YTTDMQ | Você sabe qual a área mais interessante para ingressar na graduação superior? Antes de decidir, é importante saber sobre as competências desenvolvidas na faculdade e avaliar alguns pontos essenciais.

As pessoas que apreciam as áreas humanas podem encontrar a sua realização profissional na faculdade de Direito, por exemplo, que é uma excelente alternativa. Saiba mais sobre o assunto a seguir!

As vantagens de optar pela faculdade de Direito


As vantagens de escolher o curso de Direito são ilimitadas, devido às possibilidades de crescimento no mercado de trabalho que esta área oferece. Estudar Direito abre um leque de oportunidades que poucos outros cursos poderão proporcionar.

As melhores carreiras podem ser iniciadas após concluir o bacharelado em ciências jurídicas, veja alguns exemplos:
  • Advogado no setor privado;
  • Advogado no setor público;
  • Juiz de Direito;
  • Professor;
  • Delegado;
  • Procurador da União, do Estado ou Município;
  • Defensor público;
  • Promotor de justiça;
  • Diplomata;
  • Investigador (Polícia Federal).

As competências desenvolvidas ao longo do curso


Os estudantes que decidem estudar ciências jurídicas se tornarão ótimos profissionais e estarão preparados para conquistar uma carreira brilhante de muito sucesso. Além disso, desenvolverão muitas habilidades que serão valiosas durante toda a vida.

Afinal, fazer uma faculdade de Direito é muito mais do que aprender diversos assuntos e matérias da área jurídica, pois o aluno terá contato com inúmeras outras áreas do Ensino Superior.

1. Ampliação do senso jurídico e ético-profissional


Durante o curso de Direito os alunos recebem orientações referentes ao senso jurídico, ou seja, de que forma os fatos da vida devem ser avaliados quando confrontados com a legislação.

Quanto à questão ético-profissional, o estudante aprende a ter responsabilidade, a ponderar sobre a justiça social e a ter uma visão diferenciada da sociedade.

2. Aumento na capacidade de apreensão


No decorrer das aulas, os jovens aprendem que há necessidade de questionar situações, decisões e leis, além de buscar constantemente a atualização para honrar a sua profissão. Ciências Sociais e Jurídicas não são apenas técnicas, mas sim valiosos aprendizados que irão modificar a sua maneira de ver o mundo.

3. Interpretação e elaboração de textos


Ao longo do percurso os futuros juristas recebem dicas de como ler, compreender e interpretar as leis existentes. Ademais, começam a elaborar textos sobre diversos assuntos e iniciam a escrita de documentos jurídicos.

Sua gramática e a ortografia também serão  aperfeiçoadas, para que os seus textos estejam dentro dos padrões da língua utilizada no país onde estiverem atuando.

4. Aprofundamento do raciocínio lógico e jurídico


O convívio no campus aumenta a capacidade acadêmica quanto à utilização de raciocínio lógico e jurídico. Utilizando-se da técnica ensinada pelos mestres, os estudantes de Direito são capazes de argumentar sobre qualquer assunto e conseguem persuadir as pessoas que vivem ao seu redor.

Obviamente, aprendem muito mais do que simplesmente manejar a legislação e outras fontes de Direito.

5. Facilidade de encontrar soluções


A experiência adquirida dentro da universidade fará com que o estudante encontre soluções para várias adversidades. Ele descobrirá como encontrar respostas para problemas existenciais, resolver situações pessoais, individuais e até mesmo sociais.

6. Desenvolvimento da capacidade de atuação individual ou coletiva


Os alunos formados em Direito são capacitados para atuarem sozinhos no mercado de trabalho ou fazerem parcerias, que os levarão a ter muitos benefícios em sua jornada.

Os professores estimulam o trabalho em equipe, o debate de temas polêmicos e o contato com os demais colegas. Deste modo estão preparados para atender a uma pessoa ou mais, em processos comunicativos ou executivos.

7. Aperfeiçoamento no uso de tecnologias


Diariamente os aprendizes assistem aulas, por meio das quais são levados a utilizar a tecnologia, o que proporciona um avanço representativo em seus conhecimentos. No entanto, eles também são incentivados a fazerem uso dos livros e materiais de apoio, que nesta área são indispensáveis.

8. Elevação da consciência e da visão crítica


Os novos profissionais recebem explicações de como devem ter uma visão crítica e olhar para as outras pessoas sob um enfoque diferenciado. Desta maneira, despertam a consciência quanto aos problemas do cotidiano, da justiça, do tempo e do espaço em que pertencem. Isso interfere na tomada de decisões e julgamentos.

9. Atuação técnico-jurídica e administrativa


Todos os estudantes desta área específica estudam sobre a atuação em diferentes instâncias. Entre elas estão a parte administrativa, que envolve processos internos em diferentes órgãos, e a judicial, na qual ocorrem as demandas não resolvidas administrativamente ou entre particulares.

10. Visão atualizada


As leis estão sempre sendo modificadas e os futuros profissionais do Direito devem estar atentos às atualizações. Além disso, eles precisam estar sempre por dentro dos problemas comunitários, humanitários e sociais.

Ao avaliarem estas questões estarão em constante aprendizado e atentos ao cenário político e econômico.

11. Capacitação para a liderança


Os integrantes das turmas de Direito desenvolvem a capacidade de liderança, por meio de debates, trocas de informações e contatos com colegas de outros cursos, que possuem experiências diferentes para compartilhar. Além do mais, existem palestras, aulas e cursos voltados para a oratória, argumentação e negociação.

12. Flexibilidade


O profissional de Direito recebe instruções na faculdade para se tornar flexível, aprende a ouvir e respeitar opiniões divergentes. Ele se torna capaz de expressar as suas ideias sem ofender aqueles que pensam de forma contrária, colocando de forma elegante aquilo que pensam. Visto que tratará com seres humanos, deve aceitar possibilidades de mudança e estar sempre disposto a alterar seus pensamentos e maneira de agir.

13. Aptidão para investigação


A vida acadêmica impõe ao estudante o aprendizado a realização de investigações científicas, utilizando-se da legislação, doutrina e jurisprudência. Os professores ensinam a fazer pesquisas teóricas e empíricas, voltadas para o aperfeiçoamento do Direito.

Por fim, a faculdade de Direito é o melhor caminho para alcançar o sucesso no mercado de trabalho, pois são muitas as possibilidades existentes. Diante de tantas habilidades desenvolvidas, a realização pessoal estará garantida e não mais existirão barreiras para aqueles que escolherem esta área. Ou seja, você estará mais perto da realização de todos os seus sonhos, tanto os profissionais quanto os pessoais.

Fonte: blog unipe

1/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima