Projeto de Lei prevê condenação por danos morais por infidelidade conjugal

goo.gl/KBv5cK | Tramita na Câmara dos Deputados o PL 5716/16, do deputado Rômulo Gouveia (PSD/PB), que prevê a condenação por danos morais ao cônjuge infiel. A proposta inclui a regra no Código Civil, que já estabelece a fidelidade recíproca como dever de ambos os cônjuges.

“A infidelidade conjugal constitui afronta ao Código Civil e deve ser motivo suficiente, uma vez que produz culpa conjugal e também culpa civil”, disse Gouveia. Segundo ele, o projeto apenas explicita no Código Civil essa responsabilidade civil.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (inclusive quanto ao mérito).

Veja a íntegra da proposta.

Fonte: Migalhas

1/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Brenda Lelis23 março, 2017

    Boa tarde.

    Vi na pagina do instagram na qual eu sigo, que este assunto está em discursão para ser aprovado, sendo a possibilidade de aplicar a responsabilidade civil em caso de traição.

    É um assunto tanto quanto polemico que tem várias repercussões jurídicas.

    Sendo assim eu, em minha tese de monografia falei sobre o mesmo, sendo "O dano in re ipsa decorrente da prática da infidelidade conjugal".


    Pois bem, minha arguição foi da seguinte forma:



    Nesse sentido, o presente assunto tem por objetivo principal demonstrar através da RESPONSABILIDADE CIVIL, a possibilidade de reparação na infidelidade conjugal, considerando ser um COMPROMISSO AFETIVO RECIPROCO decorrente da organização monogâmica.

    O dano in re ipsa, nesse sentido, seria a possibilidade de aplicar de fato o dano moral de forma presumida, pois em apartado do viés romântico que envolve este trabalho, O CASAMENTO NADA MAIS É QUE UMA ESPÉCIE DE CONTRATO E O DESCUMPRIMENTO DE UMA CLAUSULA CONTRATUAL SENDO A DE FIDELIDADE RECÍPROCA, TEM QUE HAVER A REPARAÇÃO DO DANO CAUSADO A OUTREM, pois vai de afronta ao princípio da boa-fé.

    Valido ressaltar que, apenas a dissolução da sociedade afetiva, seja por divórcio consensual ou litigioso, não deve ser aplicado essa espécie de dano, pois não tem como ressarcir o amor que foi dissolvido no vínculo conjugal.

    Destarte, a aplicação do dano in re ipsa decorrente da infidelidade conjugal, conforme algumas jurisprudências colacionadas, para ser utilizado no caso concreto, o magistrado irá analisar as provas, ponderar a capacidade financeira do autor, e aplicar um valor estipulado a vítima, sem que gere enriquecimento ilícito.

    No entanto, o meu trabalho foi dividido em 4 capitulos, sendo o primeiro a introdução tratada anteriormente;

    O segundo capitulo sendo a responsabilidade civil, bem como, evolução historica, e seus pressuspostos, sendo (dano, dolo, e nexo de causalidade);

    O terceiro capitulo, tratando da familia, bem como conceito, surgimento, e espécies de familia;

    E o quarto, se tratando, de analise jurisprudencial acerca do tema.

    POR FIM, REITERO QUE EM APARTADO À CONOTAÇÃO “ROMÂNTICA” QUE INQUESTIONAVELMENTE PERMEIA A SITUAÇÃO, DEMONSTROU-SE QUE, JURIDICAMENTE, OS CÔNJUGES QUE NÃO CUMPREM COM OS SEUS DEVERES ACABAM EXPONDO O PARCEIRO A SITUAÇÕES VEXATÓRIAS E HUMILHANTES, CAUSANDO-LHE DOR E SOFRIMENTO. ADEMAIS, HÁ, EM TAIS CASOS, OBJETIVO DESCUMPRIMENTO DE TERMOS CONTRATUAIS, DE FORMA QUE REFERIDO COMPORTAMENTO, POR INADEQUADO, É FUNDAMENTO HÁBIL A JUSTIFICAR A APLICAÇÃO DO INSTITUTO DA REPARAÇÃO CIVIL, POIS, INDISCUTIVELMENTE, HÁ UM DANO PSICOLÓGICO A SER COMPENSADO E UMA SITUAÇÃO DE INADIMPLEMENTO CONTRATUAL.

    Demonstra, ademais, que a aplicação da reparação civil, como forma de dano in re ipsa na infidelidade conjugal, vem acontecendo, ainda que de forma incipiente, pelos tribunais, amparando e reparando o dano causado às vítimas de tais dissabores, ocorridos durante o convívio afetivo.

    PORTANTO, RESSALTA-SE A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DO DANO IN RE IPSA NA INFIDELIDADE CONJUGAL SENDO UMA FORMA DE MANTER HARMONIA E O EQUILÍBRIO SOCIAL, TENDO POR FINALIDADE COIBIR TRANSGRESSÕES, VINDO A COMPENSAR E REPARAR O OFENDIDO E DESESTIMULAR O OFENSOR A PRATICAR AS CONDUTAS QUE VIOLAM OS DEVERES MATRIMONIAIS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima