Registro profissional restabelecido: carteira da OAB de Adriana Ancelmo está ativa

goo.gl/lT75Lx | A ex-primeira-dama Adriana Ancelmo teve o registro profissional restabelecido e poderia advogar sem restrição alguma, não fosse a sua condição de presa, mesmo que em seu apartamento no Leblon. Em dezembro do ano passado, a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Adriana havia sido suspensa por 90 dias. Como a medida não pode ser renovada, o registro voltou a ser regular em meados de março, quando venceu o período de punição.



Apesar do restabelecimento do registro, a ex-primeira-dama ainda enfrenta um processo no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB do Rio. A ação, aberta a pedido do Conselho de Ética e Disciplina da entidade, está na fase final e seguirá para votação do Conselho Pleno da Seccional. O julgamento do acontece em sessão secreta, com a presença das partes e seus procuradores.

O processo tem uma tramitação semelhante aos que correm na Justiça comum, com abertura de prazo para a defesa e depoimento de testemunhas, por exemplo. O fim da chamada punição cautelar (a suspensão da carteira da OAB) por 90 dias, não interfere na apuração que corre no Tribunal de Ética. Caso seja condenada por sua postura ética e profissional, Adriana Ancelmo pode perder o registro definitivamente na Ordem.

A prisão da advogada aconteceu 19 dias após a do marido Sérgio Cabral, apontado como líder do grupo que desviou verba em obras com diversas empreiteiras como a reforma do Maracanã e o Arco Metropoliltano, em troca de aditivos em contratos públicos e incentivos fiscais.

Entre os principais motivos da prisão da ex-primeira-dama estão contratos do escritório Ancelmo Advogados com empresas que receberam durante a gestão Cabral benefícios fiscais do governo fluminense e a suspeita de que ela estaria dando prosseguimento às práticas de corrupção e lavagem de dinheiro uma vez que não teria entregue todas as joias compradas pelo casal aos investigadores.

*Leia essa matéria na íntegra através do link: http://oglobo.globo.com/brasil/carteira-da-oab-de-adriana-ancelmo-esta-ativa-21145532

Por Juliana Castro
Fonte: oglobo globo

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima