Revolução robótica: 7 profissões que os robôs inteligentes vão roubar de você

goo.gl/5XW4FN | Se preparem: a revolução robótica vai causar a maior transformação na força de trabalho do mundo desde a revolução industrial. E existem sete profissões nas quais os robôs inteligentes estão de olho.

De acordo com estudos realizados recentemente, cerca de 80% dos norte-americanos acreditam que seus empregos “provavelmente” ou “definitivamente” vão continuar existindo em suas formas atuais dentro dos próximos 50 anos. O estudo indica ainda, por mais contraditório que pareça, que dois terços dos cidadãos dos Estados Unidos acreditam que os robôs realizarão a maioria dos trabalhos atualmente desempenhados por humanos. Ou seja, grande parte deles está excessivamente otimista sobre o futuro e a carreira. Mas é bom avisar que, dos trabalhos que estão previstos para serem mais rapidamente substituídos por robôs, não estão apenas os de nível básico ou os braçais.

Para ser ainda mais claro, a revolução robótica já está acontecendo. De acordo com uma pesquisa feita pelo Fórum Econômico Mundial, a automação por robôs será responsável por uma perda de mais de cinco milhões de empregos em 15 países desenvolvidos. Em um levantamento feito pela IDC FutureScape: Worldwide Robotics 2017 Predictions, os autores sugerem mudanças dramáticas na força de trabalho e na cultura durante inovações robóticas, incluindo novas leis, novos papéis – como, por exemplo, robôs assumindo a chefia de escritórios e novas maneiras de trabalhar ao lado dele, não apenas para os colegas humanos, mas também para os colegas robóticos.

Veja 7 profissões que os robôs inteligentes poderão substituir em breve:

Equipes de assistência jurídica



De acordo com uma pesquisa da Deloitte Insight, 39% dos trabalhos no setor legal devem ser automatizados até 2020. Revisar documentos e fazer pesquisas para processos são tarefas que se adaptam bem à capacidade da inteligência artificial. Por enquanto, o uso da tecnologia está restrito a diligências, descobertas eletrônicas e revisão de contratos, mas espera-se mais em um futuro próximo.

Motoristas de caminhão



Devem existir cerca 3,5 milhões de motoristas de caminhão, atualmente, nos Estados Unidos, mas se a previsão da consultoria norte-americana McKinsey estiver certa, em menos de uma década 30% de todos os caminhões vão andar sozinhos pelas estradas do país. A Otto Motors, uma startup financiada pelo Uber e fundada por ex-profissionais do Google AI, tem como objetivo principal tornar obsoleto o ato dos humanos de conduzir veículos e está no caminho para conseguir isso em caminhões auto-conduzidos.

Operários



Os SAM (pedreiros semi-automatizados) são de duas a três vezes mais produtivos do que seus similares reais e produzem, diariamente, 1.200 tijolos – contra de 300 a 500 dos humanos. E esse é só o começo da automação nas construções. Operadores de guindastes e motoristas de bulldozers devem se preparar para serem substituídos por máquinas inteligentes.

Profissionais da saúde e médicos



Robôs médicos já estão trabalhando ativamente. E eles vão ajudar a atender a necessidade crítica por assistência médica em um mundo com uma população crescente, assim como suprir dificuldades profissionais médicas para acompanhar essa demanda. O Watson, da IBM, já está trabalhando com organizações médicas para ajudar a detectar e a tratar o câncer. Os robôs serão utilizados também em diagnósticos e cirurgias.

Contadores



Destrinchar números, balanços patrimoniais, contas a pagar e a receber, análises de lucros e prejuízos, acompanhamento de inventário – todas essas são tarefas que os robôs estão plenamente capacitados a realizar. Em muitos casos, eles podem, inclusive, ser melhor do que os seres humanos. Espera-se um aumento significativo de robôs contadores nos próximos anos. O trabalho dos analistas financeiros também está em risco, já que seus similares com inteligência artificial são capazes de localizar uma tendência no mercado de maneira mais rápida e precisa.

Autores



Os romancistas talvez conservem seus empregos, mas pessoas que escrevem sobre finanças ou que avaliam relatórios e depois redigem sobre eles estão em risco. As máquinas estão sendo programadas para criar conteúdos muito palatáveis.

Vendedores



Como os consumidores confiam mais no comércio pela internet e são peritos em pesquisas com base no preço, especificações e avaliações, os vendedores estão, gradativamente, sendo deixados de lado.

A tecnologia está mudando de maneira tão rápida que qualquer um desses cargos talvez ganhe a lamentável corrida do esquecimento. Se você é um dos profissionais citados, não desapareça. Mesmo que o trabalho da maneira como você conhece hoje talvez não exista mais no futuro, há uma grande probabilidade de que um cargo que ainda não existe seja criado – e ele pode ser perfeito para você. Afinal, nenhum dos seu avós eram cientistas de dados ou designers de apps, certo?

Fonte: Jus Brasil

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima