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Se você tem ou quer ter tatuagem, não deixe de ler esse artigo! (Parte 5) - Por Diorgeres Victorio

goo.gl/Mtc5if | Conforme prometido, darei continuidade à “problemática das tatuagens”. Se você não leu as partes anteriores da série, basta clicar nos links a seguir: Parte 1, Parte 2, Parte 3 e Parte 4.

PJL



Importante mencionar que essas letras a princípio mencionavam ligação com o CV (Comando Vermelho), também conhecido como CVRL (Comando Vermelho Rogério Lemgruber[1]) tendo em vista a expressa menção em documentos das palavras Paz, Justiça e Liberdade (PJL) e diversas pichações em territórios dominados por essa organização criminosa.

Outro fato muito interessante é que a Folha de São Paulo e alguns ditos especialistas costumam dizer que o PJL é encontrado no Estatuto do PCC. Vejamos o que diz o Primeiro Estatuto do PCC:
Art. 16 – (...) Conhecemos nossa força e a força de nossos inimigos Poderosos, mas estamos preparados, unidos e um povo unido jamais será vencido. LIBERDADE! JUSTIÇA! E PAZ! (Diário Oficial do Estado, Poder Legislativo, São Paulo, 107 (93), terça-feira, 20 de maio de 1997-5 (g.n.)
Importante mencionar que eu já tinha feito essa observação anteriormente em outro artigo:
“Alguns 'especialistas' dizem que o PCC tem o mesmo lema do CV. Ledo engano, na verdade possui o inverso do lema do CV. (PCC = L, J e P (LIBERDADE! JUSTIÇA! E PAZ) (CV = P, J e L (PAZ, JUSTIÇA e LIBERDADE). Importante também frisar que o Comando Vermelho tem esses princípios e também cinco pilares (L.R.L.J.U.) segundo nos informa o Estatuto em vigor no ano de 2013”.
Há muita diferença entre LJP do Primeiro Estatuto do PCC com o PJL do CV. Na verdade, a ordem das letras está ao contrário. Mister se faz mencionar que as siglas desses “lemas”, tanto do Primeiro Comando da Capital como do Comando Vermelho, sofreram mudanças, tendo em vista que essas organizações criminosas tiveram alterações em seus líderes e objetivos.

Sei que faixas com as siglas PJL ou escrito “Paz, Justiça e Liberdade” são levantadas pelos presos nas unidades prisionais durante as rebeliões no Estado de São Paulo. Contudo, não posso deixar de lembrar que o slogan do PCC, na verdade, é o que consta em seu Primeiro Estatuto: Liberdade, Justiça e Paz (LJP).

Acredito que na época dessas rebeliões eles provavelmente levantavam essas “bandeiras” com o objetivo de demonstrar também vínculo com o Comando Vermelho, até mesmo porque, conforme demonstrei em um artigo, consta no Primeiro Estatuto do PCC que no período as duas facções estavam em coligação.

Talvez tenha sido um erro de quem elaborou o estatuto do PCC, ao invés de colocar Paz, Justiça e Liberdade (PJL), ter colocado Liberdade Justiça e Paz (LJP). Se isso ocorreu, somente quem elaborou o documento, ou mesmo os fundadores do Partido do Crime daquela época, poderão nos confirmar. O resto é só suposição. E, para nós, operadores do direito, é terminantemente proibido trabalhar desse modo.

Mas, voltando ao tema das tatuagens, vejamos o que o Tribunal de Justiça de São Paulo tem a nos dizer sobre a tatuagem com a sigla PJL:
Diante disso, a vítima foi chamada à Delegacia de Polícia e reconheceu pessoalmente o apelante como sendo um dos autores do crime, sobretudo pela sua voz e pela tatuagem bem específica que ostenta em sua mão, com as inscrições 'PJL', que significa 'paz, justiça e liberdade', sendo que tais inscrições geralmente são de facções criminosas.” (Apelação nº 0000174-11.2012.8.26.0318, da Comarca de Leme) (g.n.)

SÃO JORGE



É conhecido na umbanda/candomblé como Ogum/Ogun (saudação “Ogunhê”), em virtude do sincretismo religioso.

O orixá (umbanda/candomblé ) da guerra, da coragem, o protetor dos templos, das casas, dos caminhos, Jorge nasceu na Capadócia em 275 (doutrina católica). É muito adorado no cárcere. Muitos ali o procuram visando proteção e por ser um “abridor de caminhos”.

Vi diversas das tatuagens de nos presos. Vi paredes com desenhos representando São Jorge, e encontrei, quando realizava revistas em celas, várias das orações dele coladas em paredes das celas e em pertences de presos.

A foto abaixo já demonstra a importância de São Jorge no cárcere. E vejam que interessante: o “abridor de caminhos” (segundo o Candomblé e Umbanda) está pintado na porta da cela. A mesma porta que um dia será (ou foi) aberta para os colocá-los em liberdade, “abrindo assim o caminho”, conforme pregado pelas religiões afro.

Eis aí a representatividade de São Jorge no cárcere.



NOTAS

[1] A sigla RL é uma homenagem a “Rogério Lemgruber” (vulgo Bagulhão), um dos fundadores da Falange Vermelha, que posteriormente gerou o Comando Vermelho. Comprometo-me a contar a história das falanges e do Comando Vermelho em outras oportunidades, dando continuidade aos estudos das facções criminosas brasileiras.

Por Diorgeres de Assis Victorio
Fonte: Canal Ciências Criminais

1 comentários :

  1. Caro Sr Diorgeres Victorio, nao consegui deixar de notar sua exposição da Imagem(tattoo) de São Jorge da Capadócia sincretizado com o Orixá Ogum que realmente, para nós umbandista/Camdomblecista, é um orixá dos caminhos é ele quem abre os caminhos junto com orixá Exu(Bará. Nesta reportagem com intuito de formar pessoas de carater, honestas e bom exemplos a sociedade ficou evidente uma intolerancia religiosa, somente a partir de seu texto poderia dizer qual sua crença. O fato de ter imagens com associação ao Santo São jorge ou Orixá Ogum não faz da pessoa criminosa e muito menos que leva ou levou a vida em carcere, mas demonstra que muitos que vivem em carcere privado são religiosos seja o credo que for, posso eu estar em uma cela e pintar a imagem do Ogum e pedir que abra as portas para mim porque é de minha crença, assim como posso ser cristão e ter um crucifixo ou a imagem de Maria ou Jesus e orar pela liberdade. Infelizmente sua materia tem um teor de marginalização da cultura Afro e este é um dos principios de tanta violencia religiosa, esta materia instiga a alusão da cultura afro ao crime e fomenta os crimes de odio contra uma "minoria". Fica claro sua indignação pelo fato do preso estar solicitando auxilio a uma entidade, porém, você tem uma imagem de um santo catolico e, pergunto, com qual base afirma que é o orixá Ogum? e se for, você acha injusto um crente solcitar auxilio a uma entidade? se fosse uma imagem de Jesus ou Maria qual seria sua indagação?

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