Carreira jurídica: veja 12 excelentes áreas do Direito que estão em alta no mercado

goo.gl/GziZ7d | O curso de Direito abre possibilidades de atuação em diversas áreas. Se você está pensando em fazer esse curso ou até mesmo já está na faculdade em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, não deixe de dar uma olhada nestas áreas do Direito que estão em alta. Elas foram sugeridas pelo professor Carlos Eduardo Camillo, coordenador do curso de Direito do Mackenzie.

Áreas do Direito em alta na carreira pública


1- Direito Ambiental: trabalha com questões que envolvem a proteção e a preservação do meio ambiente.

2- Direito Tributário: trata de assuntos relacionados à arrecadação de impostos e taxas, obrigações tributárias e atribuições dos órgãos fiscalizadores para que o Estado possa promover as suas atividades.

3- Direito Administrativo: aplica a legislação que regulamenta órgãos e poderes públicos em sua relação com a sociedade.

4- Direito Internacional: envolve as relações jurídicas (direitos e deveres) entre Estados por meio de acordos e convenções, para prevenir e solucionar possíveis conflitos entre eles. Isso é feito sempre com o objetivo de aproximar os Estados.

5- Direito Penal-Econômico: cuida da acusação ou da defesa de ações referentes a crimes e irregularidades relacionadas à área econômica.

Áreas do Direito em alta no setor privado


1- Direito Empresarial: atua na elaboração de contratos e estatutos sociais e resolve questões relacionadas à concorrência, marca, patentes e processos de falência e recuperação de empresas.

2- Direito Tributário: estuda as relações financeiras entre o Estado e os indivíduos. Aborda também as questões de  impostos e taxas, obrigações tributárias e atribuições dos órgãos fiscalizadores.

3- Direito Societário: trabalha com as sociedades empresárias e com questões que envolvem os sócios e acionistas de empresas, como alterações de controle e de participação, questões gerenciais e conflitos societários.

4- Direito Internacional: regula contratos estabelecidos entre indivíduos de países diferentes. Desempenha um papel importante nas adoções entre pais e crianças de países de origem diferentes, sequestros internacionais, e relações da área trabalhista, familiar, contratual ou comercial.

5- Mediação e Arbitragem: atua na resolução de conflitos de interesses e problemas e busca acabar com ideia do enfrentamento e do confronto.

6- Direito da Inovação: analisa situações relacionadas a novas práticas, produtos, desenhos e processos nas empresas. Como os investimentos na área de inovação tecnológica aumentaram nos últimos tempos, uma atenção maior foi dada para a legislação que engloba esse assunto.

7- Propriedade Intelectual: defende os direitos de autores sobre suas obras, dando assistência para essas pessoas quanto a falsificações e apropriações indevidas.

Por Natália Plascak Jorge
Fonte: querobolsa.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima