Defesa pede autorização para ex-primeira-dama Adriana Ancelmo prestar Enem

goo.gl/oG6Vh4 | A defesa da ex-primeira-dama Adriana Ancelmo pediu ao juiz da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, Marcelo Bretas, autorização para que ela faça as provas do Enem. Adriana é advogada, mas enfrenta um processo no Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no qual a pena máxima é a perda do registro profissional.

Bretas autorizou a inscrição de Adriana para a realização das provas, mas enviou ofício à Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) para que o órgão a cadastre para a prova em alguma unidade prisional feminina no estado. Adriana quer cursar Ciências Sociais ou Letras, mas atualmente cumpre prisão domiciliar.

O juiz, no entanto, pede que o Ministério Público Federal (MPF) se manifeste sobre o direito de Adriana de realizar as provas nos dias 12 e 13 de dezembro.

A ex-primeira-dama ficou em silêncio nesta segunda-feira, no depoimento do processo em que responde a lavagem de dinheiro por meio da compra de joias da HStern.

Também nesta segunda-feira, Bretas determinou que o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) seja transferido para uma penitenciária federal. O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal (MPF) após Cabral ser ouvido hoje em audiência do processo em que o ex-governador é acusado de lavar dinheiro por meio da compra de joias da H. Stern.

A Justiça vai enviar um ofício ao Ministério da Justiça, responsável pelo sistema penitenciário federal, comunicando a decisão. A pasta deverá informar para qual dos presídios Cabral será encaminhado. Quatro penitenciárias compõem o sistema: Catanduvas (PR), Porto Velho (RO), Mossoró (RN) e Campo Grande (MS). A defesa de Cabral já recorreu à segunda instância.

Por Juliana Castro
Fonte: oglobo.globo.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima