CNJ classifica como 'péssimas' condições de cadeia onde criança foi achada

goo.gl/QbfkbH | A Colônia Agrícola Major César Oliveira, em Altos, na região metropolitana de Teresina, é avaliada como "péssima" pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Um menino de 11 anos foi encontrado dentro da cela de um detento que cumpre pena por estupro.

Um relatório produzido após vistoria de um juiz vinculado ao órgão, em julho deste ano, apontou que o estabelecimento não possui câmeras e nem funcionários suficientes. Com capacidade estimada de 290 apenados, o espaço abriga 345 pessoas, o que equivale a 6,5 presos para cada agente penitenciário (53 ao todo).

O órgão diz que a colônia "continua sem as imprescindíveis medidas para a manutenção dos presos, sem policiais suficientes para a guarda externa, sem câmaras e com apenas uma cerca". Por essas razões, classifica as condições da colônia como "péssimas" e solicita que sejam tomadas providências "para o adequado funcionamento do estabelecimento".

Localização

Colônia Agrícola Major César de Oliveira integra o Complexo Penal de Altos, que também abrange o Centro de Detenção Provisória de Altos e a Unidade de Apoio Prisional



Ao concluir, o órgão diz ainda que foram "reforçadas mais uma vez", à direção da Secretaria de Justiça, a sugestão de medidas para o reforço da segurança externa do estabelecimento. Das 14 unidades prisionais visitadas por representantes do CNJ no Piauí em 2017, oito foram classificadas como "ruim" ou "péssima".

Ao Estado, o secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, ressaltou que a Polícia Civil está investigando a responsabilidade dos pais da criança de 11 anos, enquanto a secretaria avalia se os servidores da colônia penal cometeram alguma violação ao protocolo de segurança. "A unidade tem várias falhas, como todo presídio do Piauí, tem dificuldades, como todo presídio do Brasil", declara.

Sobre as recomendações do CNJ, o secretário afirma que "as melhorias estão sendo feitas como em qualquer presídio do Brasil e do Piauí" e que elas serão realizadas de acordo com as condições financeiras do Estado. Dentre elas, está a possibilidade de "reforçar a segurança" da unidade, embora ainda não estejam definidas e a proposta dependa de aprovação do governo do Estado "para os investimentos (estimados em R$ 1 milhão) se concretizarem".

Em relação à segurança, Oliveira ressalta que foram realizadas melhorias especialmente na intensificação das rondas policiais na região - que já enfrentou problemas de fugas. "Nós temos que fazer mais com os servidores que a gente tem, com a estrutura que a gente tem. Não adianta a gente ficar falando de utopia."

O secretário reitera que uma unidade prisional será inaugurada ainda neste ano no município de Campo Maior, além de outras duas no primeiro semestre de 2018. Com a abertura, a perspectiva é ampliar as vagas em cerca de 940 vagas. "A superlotação é como a seca no Nordeste. Nós precisamos conviver com ela hoje e vamos ter que conviver com superlotação por um bom tempo. Nenhum Estado tem a perspectiva de zerar", declara.

Características

Destinadas a apenados em regime semiaberto, as colônias agrícolas ou industriais são raras no País, conforme análise do advogado Rafael Custódio, coordenador de violência institucional da ONG Conectas Direitos Humanos. Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Justiça em 2014, o País tem 116 unidades prisionais para cumprimento de regime semiaberto, das quais ao menos 21 são colônias.

Diferentemente dos centros de progressão de pena, as colônias oferecem oportunidades de trabalho e estudo dentro da própria unidade. Como explica Custódio, a cada três dias trabalho, o preso tem direito a deduzir um dia de pena. Além disso, as unidades são mais abertas para a circulação dos presos, embora a saída do local somente seja permitida mediante autorização judicial.

Para o advogado, as más condições de parte das colônias são um reflexo das falhas do sistema prisional brasileiro como um todo. "O Estado é muito eficiente em prender, jogar dentro do sistema, mas é ineficiente da porta para dentro. Ele é deficitário em todos regimes", diz.

Por Juliana Diógenes e Priscila Mengue
Fonte: Estadão

3/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Olá amigos, meu nome é Camila Rodela e eu sou de Michigan, Estados Unidos. Estou aqui para testemunhar as boas obras de DR.OGAGA ​​KUNTA em minha vida. Meu marido e eu casamos há 27 anos com dois filhos. Dois anos atrás, tudo acabou. Eu queria meu marido de volta e eu o implorei, mas ele nunca ouviu, então, eu encontrei vários depoimentos sobre esse lançador de feitiços em particular. Algumas pessoas testemunharam que ele trouxe seu amante Ex de volta, alguns testemunharam que ele restaura o útero e cura câncer, e outras doenças, alguns testemunharam que ele pode lançar um feitiço para parar o divórcio e também soletrar para obter um trabalho bem remunerado assim por diante. Ele é incrível, eu também encontrei um testemunho particular, era sobre uma mulher chamada Vera, ela testemunhou sobre como ele trouxe de volta seu amante Ex, e no final de seu depoimento ela deixou seu email. Depois de ler tudo isso, eu decidi para tentar. Entrei em contato com ele por e-mail e expliquei meu problema para ele. E ele me disse o que eu preciso fazer, eu fiz e meu marido voltou para mim. Nós resolvemos nossos problemas, e nós ficamos ainda mais felizes do que nunca. DRAGOGA KUNTA você é um homem dotado e não vou parar de publicá-lo porque ele é um homem maravilhoso. Se você tem algum problema e está à procura de um verdadeiro e genuíno conjurador de feitiços, experimente-o a qualquer momento, ele é a resposta para seus problemas. Você pode contatá-lo por e-mail: ogagakunta@gmail.com e resolver seus problemas como eu. Ele pode resolver os seguintes problemas e muito mais.(1) SE VOCÊ QUER O SEU EX-BACK(2) VOCÊ QUER CONVIVER SEU MARIDO PARA PARAR O DIVÓRCIO (3) VOCÊ QUER SER PROMOVIDO NO SEU ESCRITÓRIO(4) VOCÊ QUER HOMENS E MULHERES PARA FUNCIONAR ENCONTRAM VOCÊ ATRATIVO(5) SE VOCE QUER CONCEITAR UMA CRIANÇA(6) VOCÊ QUER SER RIC (7) VOCÊ QUER QUE SEU MARIDO AMAR SEU SÓ PARA O DESCANSO DE SUA VIDA
    (8) VOCÊ PRECISA BOM SORTE(9) VOCÊ PRECISA DE UM SALVO DE LOTERIA(10) VOCÊ PRECISA UM TRABALHO ogagakunta@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Eu sou a Sra. Olivia vincent da califonia, quero aproveitar esta oportunidade para dar um testemunho de minha vida para todos. Ela foi casada com meu marido vincen, eu o amo tanto que estamos casados ​​há sete anos e temos dois filhos. Quando ele saiu de férias para a Rússia, ele mencionou uma mulher chamada favor, ele me disse que não estava mais interessado em nosso casamento. Ele estava tão confuso e procurando ajuda que não sabia o que fazer até que eu encontrei meu amigo Kingbal e contei a ela sobre meu problema. ele me disse para não me preocupar porque ela teve um problema semelhante antes e ela me apresentou a um homem chamado drosaze. que lançou um feitiço em seu ex-namorado e o trouxe de volta depois de 3 dias. Maria me pede para entrar em contato com o drosaze. Eu o contatei para me ajudar a trazer meu marido de volta e ele me pediu para não me preocupar porque os deuses de seus ancestrais lutarão por mim. ele me disse que depois de três dias, ele voltaria a reunir meu marido novamente. Depois de três dias meu marido me ligou e me disse que ainda estava procurando coisas comigo, ele me surpreendeu quando eu o vi e ele começou a chorar por perdão. No momento sou a mulher mais feliz do mundo pelo que o grande drosaze fez por mim e meu marido, você também pode contatá-lo por meio deste e-mail: (drosazedrosaze@gmail.com) ou whatsapp .. ele neste contato. (+2348066574752). Entre em contato com ele para quaisquer questões como:
    (1) Se você quer o seu ex-marido de volta
    (2) se ele ainda tiver pesadelos.
    (3) se você deseja ser promovido em seu cargo.
    (4) Se você quiser um filho.
    (5) medicamentos fitoterápicos
    (6) Você quer ser rico.
    (7) Você quer amarrar seu marido / esposa consigo mesmo para sempre.
    (8) Se você precisar de ajuda financeira.
    (9) Deixe as pessoas obedecerem às suas palavras e fazerem o que você quiser.
    (10) se você precisar de qualquer solução de caso. E.T.C
    Contate-o novamente em (drosazedrosaze@gmail.com) ou WhatsApp ... ele neste contato. (+2348066574752). obrigado

    ResponderExcluir
  3. Quase cometi suicídio por causa do meu marido que me deixou e parou de atender minhas ligações, responder meus e-mails e minhas mensagens. Ele disse que eu o estava traindo, tentei convencê-lo e implorar, mas ele não acredita em mim ou me responde até que brigamos e ficamos separados por 6 meses, depois disso, percebo que não posso viver sem ele por causa do amor que tenho por ele. Tentei de tudo para recuperá-lo, mas não funcionou para mim, alguns feiticeiros falsos me enganaram e foram embora com meu dinheiro até encontrar esse homem chamado Dr OMON, ele ajudou a lançar um feitiço e aqui meu marido voltou depois de 48 anos . horas, implorando para que eu me perdoasse, fiquei tão surpreso que o conjurador como o Dr. OMON ainda existe. Se alguém aqui precisar de ajuda, com toda a sinceridade, entre em contato com o Dr OMON hoje via e-mail: dromonbabalola@gmail.com ou WhatsApp: {+2348134046638}

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima