Notícias

:: NOTÍCIAS MAIS NOTÍCIAS

Curiosidades

:: CURIOSIDADES MAIS CURIOSIDADES

Dicas

:: DICAS MAIS DICAS

Artigos

:: ARTIGOS MAIS ARTIGOS

Advogado agride advogada em audiência: ‘Tá excitada, é amor reprimido’

goo.gl/G6z8ab | Uma advogada ingressou com uma queixa-crime contra outro advogado por agressões verbais sofridas durante uma audiência no Fórum do Imbuí, em Salvador, no último dia 28 de setembro. Gabriela Mendes Reis Caldeira acompanhava juridicamente uma preposta da Coelba em um processo, quando iniciou uma discussão com Márcio José Magalhães Costa, advogado da autora da ação. O bate-boca foi registrado em áudio por Gabriela.

A gravação, obtida pelo Bahia Notícias, traz o momento em que o advogado profere as agressões verbais consideradas machistas contra a colega. “Minha presença te incomoda. Só pode ser paixão. Tá excitada”, diz Costa. Em seguida, Gabriela retruca: “O senhor deveria me respeitar”. O causídico continua: “Respeito quem me respeita”. Em outro momento da gravação, a discussão se intensifica e a advogada chega a sugerir que o colega poderia agredi-la fisicamente. “Tire o dedo da minha cara. Vai me bater?”, questiona. “Faça sua presepada. Grite. A senhora deveria tomar um calmante. Baixe sua bola que você não está com seu filho aqui. Não adianta fazer sua cena”, responde Costa. Logo depois, em tom de deboche, o advogado afirma: “Isso é paixão recolhida”.

Depois da intensa discussão, a advogada acabou se sentindo mal e precisou receber atendimento no posto médico do Fórum. O relatório médico, ao qual a reportagem também teve acesso, registra que ela chegou à unidade “chorosa”, queixando-se de “estresse emocional, com tremor e tontura mal definida”.

No mesmo dia, a advogada, após receber assistência da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), registrou ocorrência por constrangimento ilegal na 9ª Delegacia Territorial (DT/Boca do Rio). Ela também abriu processo administrativo contra Costa na OAB-BA. Segundo a presidente da comissão, Andréa Marques, a advogada foi convidada a participar da próxima reunião do colegiado, de quem continuará recebendo auxílio durante a continuidade do processo.

A advogada disse também que pedirá ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) que acompanhe o caso, prestando assistência à Gabriela. Ela explicou, ainda, que o processo contra o causídico poderá ser enviado para um conselheiro da OAB-BA ou ser mandado diretamente para o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da seccional. A depender do julgamento, ele pode ser punido até com suspensão da Ordem.

Em entrevista ao BN, Andréa destacou a necessidade de as advogadas denunciarem casos como o de Gabriela, comuns, segundo a presidente, porque a atitude pode encorajar outras mulheres a fazerem o mesmo. “Isso só reforça a necessidade da campanha ‘Respeite uma, respeite todos’, contra o assédio moral contra advogadas. Quando acontece uma situação como essa, a mulher precisa de apoio, para que ela continue até o fim. Neste período, é justamente quando a pessoa fica no descrédito e se torna vítima fácil da inoperância. A força faz com que essa mulher, essa advogada, leve isso até o fim”, salientou. A advogada também afirmou que a divulgação dessas situações, além da posterior punição, é arma na luta contra o machismo. “A gente quer ser reconhecida pela nossa capacidade profissional, nosso valor”, reforçou.

Por meio do e-mail comissaodaadvogada@oab-ba.org.br, advogadas que sofreram assédio podem registrar as situações e, assim, receberem apoio da comissão. A identidade das vítimas é sigilosa.

Fonte: Jurisbahia

1 comentários :

  1. Olá amigos, meu nome é Camila Rodela e eu sou de Michigan, Estados Unidos. Estou aqui para testemunhar as boas obras de DR.OGAGA ​​KUNTA em minha vida. Meu marido e eu casamos há 27 anos com dois filhos. Dois anos atrás, tudo acabou. Eu queria meu marido de volta e eu o implorei, mas ele nunca ouviu, então, eu encontrei vários depoimentos sobre esse lançador de feitiços em particular. Algumas pessoas testemunharam que ele trouxe seu amante Ex de volta, alguns testemunharam que ele restaura o útero e cura câncer, e outras doenças, alguns testemunharam que ele pode lançar um feitiço para parar o divórcio e também soletrar para obter um trabalho bem remunerado assim por diante. Ele é incrível, eu também encontrei um testemunho particular, era sobre uma mulher chamada Vera, ela testemunhou sobre como ele trouxe de volta seu amante Ex, e no final de seu depoimento ela deixou seu email. Depois de ler tudo isso, eu decidi para tentar. Entrei em contato com ele por e-mail e expliquei meu problema para ele. E ele me disse o que eu preciso fazer, eu fiz e meu marido voltou para mim. Nós resolvemos nossos problemas, e nós ficamos ainda mais felizes do que nunca. DRAGOGA KUNTA você é um homem dotado e não vou parar de publicá-lo porque ele é um homem maravilhoso. Se você tem algum problema e está à procura de um verdadeiro e genuíno conjurador de feitiços, experimente-o a qualquer momento, ele é a resposta para seus problemas. Você pode contatá-lo por e-mail: ogagakunta@gmail.com e resolver seus problemas como eu. Ele pode resolver os seguintes problemas e muito mais.(1) SE VOCÊ QUER O SEU EX-BACK(2) VOCÊ QUER CONVIVER SEU MARIDO PARA PARAR O DIVÓRCIO (3) VOCÊ QUER SER PROMOVIDO NO SEU ESCRITÓRIO(4) VOCÊ QUER HOMENS E MULHERES PARA FUNCIONAR ENCONTRAM VOCÊ ATRATIVO(5) SE VOCE QUER CONCEITAR UMA CRIANÇA(6) VOCÊ QUER SER RIC (7) VOCÊ QUER QUE SEU MARIDO AMAR SEU SÓ PARA O DESCANSO DE SUA VIDA
    (8) VOCÊ PRECISA BOM SORTE(9) VOCÊ PRECISA DE UM SALVO DE LOTERIA(10) VOCÊ PRECISA UM TRABALHO ogagakunta@gmail.com

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo seu comentário!