Película de controle: saiba qual é o limite máximo de insulfilm permitido nos carros

goo.gl/Xijt24 | O insulfilm é uma película de controle para vidros utilizada por pessoas que preferem o vidro do automóvel mais escuro. Porém, há um limite máximo de insulfilm permitido nos carros.

No artigo de hoje você vai aprender para que essa película é usada, qual é o limite de insulfilm permitido para os vidros dos carros e os riscos de ultrapassar esse limite. Se você tem insulfilm em seu veículo ou pretende colocar um, preste atenção em nosso post e fique por dentro do assunto!

>>Para que serve o insulfilm?

O insulfilm é uma película de poliéster coberta com uma fina camada de metal. Essa camada é tão fina que o olho humano chega a não vê-la. Isso significa que essas películas se tornam transparentes quando são aplicadas no vidro do automóvel.

Ao serem revestidos com a película, os vidros bloqueiam os raios indesejados do sol e controlam o calor e a luz com os pigmentos que são adicionados ao insulfilm. A beleza estética do automóvel também é acentuada com as películas, muitos proprietários colocam o acessório com esse objetivo.

Um carro com um bom insulfilm fica mais bonito e traz muitos benefícios ao motorista, mas é necessário se atentar ao limite de insulfilm permitido para evitar problemas com a lei.

>>Qual é o limite de insulfilm permitido nos automóveis?

Há algumas regras que você deve obedecer para ter o insulfilm permitido, e nem todos os vidros do veículo permitem a mesma transparência da película. Saiba o que a Resolução 254 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina:

Vidros laterais dianteiros

O limite máximo de insulfilm permitido nos vidros laterais dianteiros, do motorista e passageiro, é de 30% de escurecimento. Com essa porcentagem, o insulfilm já protege os motoristas dos raios de sol que ofuscam a visão.

Nunca ultrapasse esse limite. Um insulfilm com menos de 70% de transparência nesses vidros pode dificultar a visão do motorista. Segurança na hora de dirigir é algo que todo condutor deve ter como prioridade.

Parabrisa

Para o parabrisa, o limite de insulfilm permitido é de 25% de escurecimento. A determinação garante a sua segurança ao conduzir o automóvel. Além disso, em uma blitz, por exemplo, os policiais poderão visualizar a parte interna do veículo e, caso suspeitem de assalto ou sequestro, solicitar a parada do veículo.

Mantenha sempre um insulfilm com pelo menos 75% de transparência no parabrisa. Se você desrespeitar esse valor, pagará uma multa de R$127 e perderá 5 pontos na carteira de motorista.

Vidros Traseiros

Para os vidros traseiros, o limite máximo de insulfilm permitido é 72% de escurecimento. Além disso, ao usar a película, você deve manter os vidros sempre limpos, para assim facilitar ainda mais a visão traseira do automóvel.

>>Quais são os riscos de ultrapassar o limite de insulfilm permitido?


Levar multa e perder pontos na carteira

O uso irregular da película é considerado infração grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira. Caso o motorista seja pego com o veículo irregular em flagrante, a película deverá ser retirada para o carro voltar a circular.

Ter os documentos retidos

Se o motorista não puder retirar o insulfilm na hora, ele terá os documentos do veículo retidos e mais cinco dias para regularizar a situação do automóvel.

Dificultar a visão

O uso de películas com níveis fora do permitido prejudica tanto o motorista quanto os agentes fiscalizadores. Isso porque, com o vidro mais escuro, o motorista tem mais dificuldades de enxergar o retrovisor e não consegue perceber a presença de ciclistas, motociclistas e pedestres.

Já os agentes fiscalizadores não conseguem ver quem está dentro do automóvel, nem se o condutor está andando pela via de acordo com as normas de segurança no trânsito, como fazendo o uso do cinto de segurança, por exemplo.

Sofrer com assaltos e sequestros

Quem anda fora do limite de insulfilm permitido tem sérios riscos de ser assaltado ou sequestrado.

Muitas pessoas são vítimas de sequestro relâmpago exatamente porque estão em um carro em que há dificuldade de enxergar o interior. Com isso, a ação de criminosos se torna ainda mais fácil.

Atrapalhar a ação da polícia

Se um ladrão arromba um automóvel fora do limite de insulfilm permitido, não será pego pela polícia a tempo. O vidro escuro dificulta a ação policial durante o furto.

Viu como é importante manter o carro com o limite de insulfilm permitido? Mantenha seu carro bonito, mas preze sempre pela segurança!

Fonte: www.blog.connectparts.com.br

1/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima