Ação socioambiental: Projeto de Lei inspirado por menina de 11 anos será votado

goo.gl/QKxpmL | O Mês da Criança tem muito significado para os vereadores araranguaenses, tanto que na última sessão do mês, a ser realizada na próxima semana, dia 18, vai acontecer a votação de um projeto que envolve crianças. Trata-se do projeto de Lei proposto pelo presidente da casa, Daniel Viriato Afonso, intitulado, “Julia de Moraes dos Santos – Plante uma árvore”, que tem por objetivo incentivar as crianças das escolas municipais e estaduais a plantarem uma árvore nas áreas públicas ociosas ou não arborizadas da cidade.

A ideia é que os bairros onde as escolas estejam situadas, possam ser embelezados com a ação envolvendo as crianças e que cada escola seja responsável por um local específico que deve ser cuidado por ela. “O desejo é criar desde cedo o compromisso com o embelezamento da cidade e ter responsabilidade socioambiental”, disse o autor da lei.



Se aprovado, o projeto “Julia de Moraes dos Santos – Plante uma Árvore”, permitirá que os canteiros das avenidas e os locais públicos que não são usados, recebam uma nova cara. A Fundação Municipal do Meio Ambiente – Fama, será então responsável pela supervisão e orientação do plantio das árvores e plantas com o apoio dos professores, orientadores e diretores das escolas. A Fama também será responsável por fornecer as mudas, adubos e equipamentos necessários para a execução da ação de cada escola. Quanto as despesas destas ações, o projeto de lei também prevê que sejam arcadas com dotações próprias do orçamento municipal.

Quem é Julia de Moraes?

A estudante do 6º ano da escola Castro Alves, Julia de Moraes dos Santos, é daquelas crianças admiráveis. A menina que mora no bairro, Jardim das Avenidas, tem uma capacidade de comunicação e de entender o compromisso social de cada um, que serve de exemplo, tanto que no mês passado procurou o presidente da casa, Daniel Viriato Afonso, para saber como é o trabalho de um vereador. Ela foi recepcionada no gabinete da presidência e dividiu suas expectativas para a cidade. “As idéias da Júlia são ótimas. Ela é uma menina inteligente e com certeza a sua participação neste projeto incentivará mais crianças a conhecer e participar das ações públicas. Temos que aproveitar estas oportunidades e prestigiar quem quer o bem da cidade”, comentou, Daniel.



Na segunda, 09, o convite para Júlia e os colegas da sua escola participarem da sessão, foi feito pelo presidente da Câmara. Na visita à Escola Castro Alves, conversou coma diretora, Estelamaris Fonseca, professores e visitou a turma da menina que ficou entusiasmada em participar de um processo Legislativo que cria um projeto de lei. “Parabenizo a postura da Câmara em valorizar a opinião das crianças e prestigiar nossa escola desta forma”, elogiou a diretora. Durante a sessão de quarta, 18, Júlia, fará a defesa do projeto junto do autor. “Estou muito feliz em ver que minha ideia foi valorizada. Espero que meus colegas também gostem de participar da sessão”, disse a menina.

A expectativa do presidente da Câmara, Daniel Viriato Afonso, é reativar o projeto “Vereador Mirim” e colocar em votação também na próxima semana, outro projeto intitulado “Por Dentro dos Poderes”, que prevê a visitação dos alunos de 5º a 9º ano aos três poderes constituídos no município, quais sejam, Legislativo, Executivo e Judiciário. “É preciso que as crianças conheçam e entendam como funciona a estrutura destes poderes e aproximar a população da sua importância”.

Com informações de Morgana Daniel

Fonte: www.revistaw3.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima