Invasão de privacidade em áudio e vídeo: porquê tapar a Webcam do nosso PC e Notebook

goo.gl/1NTDXC | De certeza que alguns de vocês já viram portáteis com adesivos na Webcam.

QUAL O MOTIVO PARA ISTO ACONTECER?

Bem, o próprio diretor do FBI diz que também o faz! E quem nunca viu a foto do Fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, também com adesivos no seu computador pessoal ?

Isto pode proteger-vos de ataques, tais como aquele que a Miss Teen dos Estados Unidos viveu em 2013, em que um homem a espiou e filmou, para de seguida a chantagear.

Bem, mas nem todos nós somos diretores do FBI, ou modelos famosos, precisamos mesmo de nos preocupar com o facto de alguém nos estar a espiar ?

PARECE QUE SIM!

Parece que vivemos dentro do Watch Dogs, em que um hacker consegue ter acesso a tudo acerca de uma pessoa, com 2 ou 3 toques no ecrã do seu smartphone

Em 2013, um hacker disse à BBC que o custo para aceder a uma webcam , é de apenas… 1 dólar ! Na prática, ele próprio tinha acesso a mais de 500 computadores naquele momento.

De maneira a perceber o quão comuns são estes ataques e se devemos mesmo estar preocupados, importa analisarmos as palavras de Tod Beardsley, Diretor de Pesquisa de Ciber-segurança na Rapid7, à revista Circuit Breaker.

“De vez em quando existem bugs, nas tecnologias web, que permitem a hackers acederem à vossa webcam e gravarem com ela.”

“Algo que surja no browser a pedir demasiadas coisas, é suspeito. Assistimos a muito mais disto agora com os serviços de localização, como “Carregue aqui para permitir ter acesso à sua localização”. Isto também pode acontecer para as webcams embora com outras mensagens.”

“Não há muito que possam fazer acerca disto, a não ser colocarem algum adesivo na webcam.”

“Tapar a webcam é super barato, super fácil a e apesar de não ser a solução para tudo, pode fazer-vos sentir muito melhor, não é? Para além disso mostram às outras pessoas que realmente se preocupam com a  privacidade”

TAPAR A WEBCAM DO NOSSO PORTÁTIL PODE SER EFICAZ E SEM DUVIDA É FÁCIL…

…e o resto dos nossos aparelhos eletrônicos, como o smartphone? E o microfone? Provavelmente é tão fácil ter acesso ao microfone como é ter acesso à câmara…

Tod Beardsley também respondeu a isto.

“Se eu quiser gravar uma conversa numa sala, não vai ser um pouco de fita adesiva que o vai evitar.”

“Testem vocês próprios, tapem o microfone do vosso telemóvel e liguem para um amigo. Ele vai ouvir perfeitamente”.

Vivemos numa era em que existem câmaras e microfones em todo o lado!

Inclusivamente, vivemos num mundo em que já temos frigoríficos “Smart”, em que até para mudar de canal falamos para o nosso comando em vez de carregarmos num botão!

Qualquer aparelho eletrônico moderno é capaz de gravar tanto a nossa voz como a nossa imagem.

Ainda se lembram do hack do iCloud, em que centenas de fotos de celebridades foram postas online? Vivemos num mundo em que estamos sempre em risco !

Por isso força, metam adesivo na vossa webcam, pelo menos os hackers não vos vão ver a dormir.

Por Nuno Miguel Oliveira
Fonte: www.leak.pt

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima