'Negro só tem de gente os dentes': OAB Goiás condena questão racista em concurso

goo.gl/UMQcoz | A décima questão da prova do concurso público da prefeitura de Morrinhos - GO, organizado pela CONSULPAM (www.consulpam.com.br) gerou polêmica pela maneira com que abordou o racismo. A questão elencou quatro “provérbios racistas” entre as opções e pediu que fosse assinalado aquele que melhor se relacionava com o trecho do enunciado que falava da colonização africana pelos europeus. Segundo o sócio da CONSULPAM, Apolonio Nunes de Oliveira Gomes, a questão não teve intuito de ser ofensiva. A mesma CONSULPAM está envolvida em outras polêmicas, como fraudes em concursos públicos pelo Brasil.



Em nota, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO), Lúcio Flávio de Paiva, cobrou apuração e a devida punição dos responsáveis pela elaboração da prova. Candidato a uma das cinco vagas para fiscal de posturas do município, Hélio Júnior afirmou ao portal Curta Mais que pedirá reparação por danos morais na Justiça. “Me senti humilhado por ser o único negro em sala, algumas pessoas olhavam para mim quando chegavam na questão rindo ou abaixavam a cabeça desaprovando aquilo. Falei com a fiscal de sala, ela não podia se manifestar mas acabou indo até a frente e falou que nos dias de hoje as pessoas lutam pelos direitos humanos e que uma pergunta dessas foi no mínimo indiscreta e fora de contexto”.

Abaixo, a nota da OAB (e logo depois da nota da prefeitura de Morrinhos). 

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) repudia, com veemência, o contexto antieducacional e de discriminação racial descrito em questão de concurso público realizado pela Prefeitura de Morrinhos no último domingo (14 de janeiro) e cobra, de antemão, a devida investigação do crime de racismo e punição de seus responsáveis, conforme expressamente estabelecido pelo ordenamento jurídico brasileiro e internacional.

A questão 10 da prova de Conhecimentos Gerais trouxe o texto “Qual a origem do Racismo?”, que afirmava que, no século 15, teólogos europeus chegaram à conclusão de que “escravizar africanos era natural, com base na passagem bíblica do Livro de Gêneses, em que Canaã, filho de Noé, se embriagou e foi condenado à escravidão”.

Com base neste trecho, o (a) candidato (a) era questionado (a) qual provérbio racista representa a ideia. As opções fogem a qualquer método interpretativo e de análise do discurso: a) “Negro parado é suspeito, correndo é ladrão, voando é urubu”; b) “Negro só tem de gente os dentes”; c) Negro quando não suja na entrada, suja na saída; d) Dentro deitado é um porco, e de pé um toco.

Para a OAB, está claro que a empresa organizadora do certame (Instituto Consulpam), vencedora de concorrência pública promovida pela Prefeitura de Morrinhos para a realização do referido concurso público, cometeu claro atentado contra o direito de igualdade racial, por propor questão com teor discriminatório e por apresentar alternativas desconexas e vexatórias.

Em termos linguísticos, tanto o texto quanto as alternativas interpretativas têm caráter antieducacional e se colocam de forma contrária ao preconizado pelo Estado Social Democrático. Se o objetivo da banca era, verdadeiramente, o de verificar a intertextualidade (ou seja, que o candidato possa ler um texto e fazer a sua releitura), o ideal era que se propusesse textos com ensinamentos democráticos e não este, de teor discriminatório.

Acrescentamos ainda que o texto-base é bíblico. Tal aferição leva, teoricamente, o (a) candidato (a) a imaginar que na Bíblia haveria discriminação racial, por apresentar logo em seguida alternativas pejorativas. Na verdade, o aspecto contextual é completamente diferente.

A OAB-GO informa à sociedade que vai oficiar à Prefeitura de Morrinhos e à banca examinadora pedindo que esclareça os fatos e a relevância da questão de número 10 na aferição do conhecimento necessário para acesso ao cargo público. Vamos ainda acompanhar o inquérito aberto pela Polícia Civil e, caso necessário, oficiar ao Ministério Público solicitando providências, já que há indícios de afronta aos Direitos Humanos.

Salientamos que o racismo é crime e deve ser exemplarmente punido, principalmente para estimular a construção de uma sociedade intolerante e preconceituosa. Qualquer espécie de discriminação não deve e não pode ser tolerada. Só assim conseguiremos edificar uma nação livre, plural, democrática e verdadeiramente igualitária.

Lúcio Flávio de Paiva
Presidente da OAB-GO

Carlos André Pereira Nunes

Agora, a nota da prefeitura:

"A Prefeitura Municipal de Morrinhos, por meio da Comissão Organizadora do Concurso Público 01/2017, vem a público esclarecer que não elaborou a prova que contém a polêmica questão nº 10. Prova aplicada no dia 14 de janeiro último, de conhecimentos gerais sobre: “Qual a origem do racismo?”. A administração do certame Público 01/2017, está sob responsabilidade da Empresa Privada: CONSULPAM - Consultoria Público-Privada, a quem coube a formulação das questões e aplicação das provas.

Importante também registrar ainda que os agentes públicos municipais não poderiam ter conhecimento prévio do conteúdo da prova, até por questão de lisura e segurança do concurso, motivo pelo qual não houve como analisar previamente a polêmica assertiva, antes que se tornasse pública.

Inobstante isso, o Município de Morrinhos, através da prefeitura vem lamentar o ocorrido e se solidarizar com as pessoas que se sentiram ofendidas com o conteúdo pejorativo das alternativas à questão de nº10 da prova de conhecimentos gerais, e entendemos que se mostraram inoportunas, infelizes e inconvenientes.

A prefeitura de Morrinhos não compactua com nenhuma forma de discriminação, seja direta e indireta, por motivos de cor, raça, gênero, preferência sexual etc.

Procuramos sim, promover concretamente políticas públicas de combate aos abusos e ao racismo.

A prefeitura de Morrinhos irá diligenciar junto à banca do concurso, visando tomar providências para que medidas sejam tomadas imediatamente em relação ao tema contido na questão nº 10, da prova do concurso público 01/2017".

Fonte: gbrasil.com

8/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Nesse caso a prefeitura não é culpada. A culpa é do órgão responsável pela elaboração da questão em si.

    ResponderExcluir
  2. Além de ser uma pergunta racista, foi elaborada errada, o filho de Noé que se embriagou foi Cã.

    ResponderExcluir
  3. Ok. Mas qual era o enunciado da questão?

    ResponderExcluir
  4. Existem coisas que a gente lê, relê, e ainda fica sem acreditar.Se todos as pessoas que se sentiram ofendidas fazendo a prova buscarem danos morais, a CONSULPAM vai aprender a escolher melhor os redatores de suas questões.

    ResponderExcluir
  5. É realmente muito polêmico o caso.

    Mas imaginem a seguinte questão:

    Quais das opções abaixo NÃO representa violência contra os direitos humanos durante o nazismo:

    a) câmara de gás para judeus.

    b) uso de covas coletivas.

    c) defesa de um estado absoluto totalitário de direita.

    d) perseguição a negros e judeus

    Essa questão seria ofensiva a negros e judeus?

    Ou simplesmente estaria, AO CONTRÁRIO, reafirmando a posição do elaborador sobre o que ele considera como agressões aos direitos humanos?



    ResponderExcluir
  6. André, não percebi o nexo entre as questões que você listou e o caso do concurso. A equivalência seria correta se você tivesse elencado quatro frases preconceituosas ditas pelos nazistas em relação aos judeus. Porque a repetição de frases assim perpetuam os preconceitos, especialmente entre nós, que ouvimos muitas delas ao longo da vida, quando se faz comentários sobre pessoas negras.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima