Impostos - IPTU e IPVA: é melhor pagar à vista ou parcelar as contas? Por Russel Morais

goo.gl/hTb27U | O ano novo chegou e com eles as contas típicas desta época, como o IPTU e IPVA. Mesmo sabendo que todo início de ano é preciso pagar estas contas, muita gente acaba não fazendo um controle financeiro mais rigoroso no fim de ano e agora é preciso encontrar uma solução para quitar tantas faturas. O grande problema do brasileiro, pelo menos da maioria deles, é não ter um controle financeiro, não fazer um planejamento de gastos, assim é realmente difícil andar com as contas sempre em dia.

IPVA e o IPTU são faturas com valores elevados e realmente atrapalham a vida de todo mundo, a não ser de quem segurou os gastos em dezembro e agora conta com um dinheiro a mais na conta para pagar estas e outras contas. Quem conseguiu guardar um dinheiro até pensa em pagar as faturas à vista, assim consegue um desconto e não precisa mais se preocupar com isso durante o ano de 2018, mas será que vale a pena?

O pagamento parcelado ou à vista do IPTU e IPVA depende da situação de cada pessoa, por exemplo, quem está endividado e com dificuldades para quitar outras faturas, como a do cartão de crédito, água, luz, material escolar, entre outras, conseguirá um controle melhor se optar pelo pagamento parcelado. Neste caso, perderá o desconto, mas terá dinheiro para deixar as contas do mês de janeiro em dia. Não adianta pagar uma conta à vista e ganhar 5% de desconto, se não pagar um outro boleto, pois o juro fica bem acima do desconto que ganhou.

O importante nesta hora é fazer de tudo para não precisar fazer empréstimos ou usar o cheque especial, pois se isto acontecer, aí a situação ficará realmente complicada.

Quem está tranquilo, não gastou muito em dezembro e tem um dinheiro sobrando, então não há dúvidas de que o pagamento à vista é a melhor opção, porque assim conseguirá o desconto.

Aos endividados, que isto sirva de lição e que no decorrer deste ano estas pessoas possam começar a controlar melhor os seus gastos para que no início de 2019 estejam em uma situação bem diferente.

Por Russel Morais
Fonte: www.24news.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima