Polêmico: soldado que agrediu traficante foi realmente afastado a pedido da OAB?

goo.gl/1j8QrB | Depois da foto antiga de militares revistando crianças e do discurso falsamente atribuído ao comandante do Exército com críticas a políticos, mais uma notícia falsa a respeito da intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro tem sido compartilhada no Facebook nos últimos dias.

O novo boato trata da suposta punição a um tal soldado Rocha, da Polícia do Exército (PE), que teria sido afastado de suas funções a pedido da Ordem dos Advogados Brasil no Rio de Janeiro (OAB-RJ) após abordar e agredir um traficante “com mais de 50 passagens por tráfico e homicídio”. A notícia falsa traduz, evidentemente, o pensamento daqueles que criticam os defensores dos direitos humanos e de discursos que, nas palavras dos detratores, “defendem bandido”.



Soldados do Exército atuam em manifestação da PM em Salvador, em 2012 (Lúcio Tavora/Estadão Conteúdo)

Uma das postagens com a lorota na rede social foi compartilhada cerca de 2.700 vezes:



Com tantos holofotes voltados à intervenção federal no Rio de Janeiro, é difícil imaginar que os supostos episódios, da agressão e do afastamento do soldado, deixariam de ser registrados por veículos de imprensa profissionais. Nenhuma informação sobre o caso foi publicada, no entanto, porque ele simplesmente não aconteceu. Não houve abordagem ao criminoso pelo soldado e, consequentemente, também não existiu, por parte da OAB-RJ, qualquer pedido de afastamento dele à PE.

Procurado pelo Me Engana que Eu Posto, o Exército negou a agressão e a punição ao “soldado Rocha”. Por meio de seu perfil no Facebook, a seccional fluminense da OAB esclareceu que se trata de mais um boato. Veja abaixo:

OAB/RJ - OFICIAL
na terça
Nota de esclarecimento
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Estado do Rio de Janeiro, vem a público desmentir o boato que circula hoje pela internet dando conta de que a entidade teria pedido o afastamento de um soldado da Polícia do Exército (PE) porque este supostamente agredira um traficante. A falsa notícia foi compartilhada nas redes sociais a partir de uma montagem que ilustra a mentira com a foto de um soldado da PE veiculada originalmente em 2012 e outra de um militar americano, de 2007, além de uma imagem que registra visita da diretoria da Ordem, em 2015, ao município de Saquarema. Lamentando o irresponsável uso da calúnia como prática política, a OAB/RJ reafirma seu compromisso com a verdade e o Estado democrático de Direito.

122



A foto que ilustra a suposta abordagem ao traficante, como diz a nota da OAB-RJ, mostra, de fato, um soldado da Polícia do Exército, mas foi tirada em 2012. A imagem foi registrada em Salvador, em um conflito entre a PE e manifestantes que defendiam a greve de policiais militares da Bahia.

Por João Pedroso de Campos
Fonte: veja.abril.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima