Veja cinco dicas para que você possa memorizar a matéria da prova com mais facilidade

goo.gl/eYMdHC | A famosa “decoreba” é um processo muito usado pelos estudantes em tempos de prova, sobretudo dos vestibulares. Caso você não tenha dado conta de estudar e, por isso, recorra a este recurso, conheça algumas técnicas que podem te ajudar a fixar os conteúdos:

1 - Organize-se

Para simplificar o seu processo de estudo e de memorização é recomendável que você estruture seu conhecimento, estabelecendo relações entre informações. Uma maneira de fazê-lo é dividindo os dados que você tem em mãos em categorias, de maneira que você se obrigue a fazer as conexões. Dessa forma, quanto mais conhecimento você obtiver, mais links você será capaz de fazer.

2 – Faça jogos de palavras

É comum encontrar nos cursinhos e na internet músicas ou piadas que ajudem os alunos a lembrar de fórmulas e conteúdos mais específicos. Então, por que não usar esses recursos também? Por exemplo, crie rimas para te ajudar a lembrar de informações mais difíceis de serem memorizadas e siglas quando quiser recordar diferentes definições. Outra opção é brincar com os acrósticos, isto é, textos em que a primeira letra de cada frase forma uma nova palavra. Dessa forma, lembrando da palavra, você se lembra do restante da matéria.

3 – Lembre-se o conteúdo em intervalos diferentes

Para não correr riscos de não se lembrar da matéria da prova, ao invés de entrar em contato com o conteúdo uma única vez, faça isso várias vezes. Dê intervalos entre seus estudos e lembre-se os principais aspectos ao longo de todo o dia.

4 – Explique a matéria para um colega

Quando você está explicando um conteúdo a alguém, independentemente de qual seja ele, você precisa relembrar e organizar as informações para que o seu ouvinte consiga captar a ideia da melhor forma possível. Dessa forma, explicar a matéria é uma ótima forma de fixar dados.

5 – Exagere

Exagerar conceitos é uma forma simples de se lembrar de dados importantes, como fatos históricos. Embora este recurso criativo ajude-o a fixar o conteúdo, tome cuidado para não se confundir e pensar que os fatos se desenrolaram de uma maneira absurda.

Fonte: noticias universia 

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima