Confira 4 ótimas estratégias de estudo que aumentam em mais de 60% as suas notas

goo.gl/wQMTI1 | Estudo feito por pesquisadores da Universidade de Nebraska-Lincoln, nos Estados Unidos, revela métodos de estudos que aumenta de 29% a 63% as notas dos estudantes.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Nebraska-Lincoln, nos Estados Unidos, revelou técnicas de estudos que podem aumentar em 29% a 63% os resultados dos alunos em testes. Os estudantes que foram bem-sucedidos utilizaram métodos como gravar notas completas, criar quadros comparativos, desenvolver associações e perguntas práticas. As metodologias foram empregadas em computadores portáteis como laptops e iPads.

A pesquisa, feita por Ken Kiewra e Dharmananda Jairam, foi publicada no Journal of Educational Psychology. "Nosso estudo mostrou que os resultados realmente melhoram quando os estudantes usam estratégias mais poderosas de estudo", disse Kiewra, professor de psicologia educacional e especialista em métodos de estudo.

O professor chama o conjunto de estratégias de método SOAR. A sigla corresponde a quatro ações nos estudos: selecionar ideias principais do conteúdo, organizar as informações com quadros comparativos e ilustrações, associar ideias para criar conexões significativas e regular o aprendizado por meio da prática. "Essa técnicas complementam a maneira como o cérebro processa informações. O aprendizado é melhor quando informações importantes são selecionadas de ideias menos importantes", completa Kiewra.

O especialista argumenta que com o aumento cada vez maior do uso de computadores para o estudo, é vital para os alunos aprendam maneiras melhores de processar e usar as informações. Para o autor, o sucesso dessas técnicas também depende dos professores. "Os docentes precisam ajudar os estudantes a dissipar métodos de estudo debilitantes como grifar, sublinhar e ensaiar, e ensiná-los estratégias que os ajudem a ser bem-sucedidos", diz.

Fonte: Universia Brasil

13/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Wtf é gravar notas completas?

    ResponderExcluir
  2. realmente nao da pra entende o que vcs querer explicar com essa materia ate por que em nenhum momento falar de alguma tecnica de estudo... desnecessario divulgar e nao tem nada concreto para passa pra os estudantes...lamentavel

    ResponderExcluir
  3. Matéria fraca demais.

    ResponderExcluir
  4. Cadê as estratégias?

    ResponderExcluir
  5. Encherão linguiça... Sem explicar nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vê se escreve certo também! Se escreve "encheram". Vá ler mais e reclamar de menos!

      Excluir
  6. Encherão linguiça... Sem explicar nada.

    ResponderExcluir
  7. perdi meu tempo em ler isso

    ResponderExcluir
  8. Me senti clicando num anúncio de Site Pornô

    ResponderExcluir
  9. Impressionante a propaganda enganosa!
    Onde estão as técnicas?

    ResponderExcluir
  10. Gente, a interpretação de texto mandou lembranças. Que revolta toda é essa? Queriam mastigado em tópicos? 😱

    A sigla corresponde a quatro ações nos estudos: selecionar ideias principais do conteúdo, organizar as informações com quadros comparativos e ilustrações, associar ideias para criar conexões significativas e regular o aprendizado por meio da prática."

    Em suma: resumir ideias principais, fazer quadros/organogramas, fluxogramas, mapas mentais etc, e exercícios.

    ResponderExcluir
  11. Esse pessoal não sabe interpretar não. Querem tudo mastigado. Como foi citado, se não prestaram atenção, os métodos são: gravar notas completas, criar quadros comparativos, desenvolver associações e perguntas práticas. Vão pesquisar como se faz!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima