Meu pai pode ser obrigado, por lei, a pagar minha faculdade? Por Rodrigo da Cunha Pereira

goo.gl/M4g38N | Dúvida do internauta: Tenho 21 anos e quero pedir reconhecimento paterno. Sei que não é possível pedir pensões de forma retroativa, mas ele poderia pagar a faculdade que eu sempre quis cursar, depois de ser reconhecido como meu pai? Eu faço uma faculdade já, mas pretendo fazer direito, que é a minha real vocação. Eu posso exigir que ele pague as mensalidades da faculdade, os livros e o transporte? 

Resposta de Rodrigo da Cunha Pereira*:

Com o reconhecimento judicial da paternidade nascem direitos e deveres para ambas as partes. Você passa a ser herdeiro dele (lembrando que não existe herança de pessoa viva) e, mesmo sendo maior de idade, enquanto você tiver necessidade poderá pleitear que ele o sustente ou ajude em seu sustento, o que chamamos de pensão alimentícia.

O valor é fixado de acordo com os seus gastos, ou seja, suas necessidades, e a possibilidade do seu pai de pagar. Também será levada em consideração para a fixação do valor da pensão a possibilidade da sua mãe de contribuir para as suas despesas.

Enquanto os filhos têm necessidade, eles continuam recebendo a pensão enquanto precisarem. Mas é claro que isso não acontece para a vida toda. Em geral, a pensão vai até os 24 anos, que é uma idade razoável para que alguém já possa se sustentar.

Não há uma idade estipulada pela lei, portanto, a partir da qual é possível retirar a pensão alimentícia. A interrupção do pagamento da pensão deve estar associada à desnecessidade do recebimento do valor. Se o seu trabalho for suficiente para proporcionar sua sobrevivência e custeio de suas despesas, aí sim pode ser retirada a pensão.

Quanto aos alimentos do passado, realmente eles não são devidos pois você não os pleiteou antes. Entretanto, ao pedir o reconhecimento da paternidade você já pode, neste mesmo processo, fazer o seu pedido de alimentos, demonstrando a sua necessidade.

Nesse caso, sendo procedente o pedido de investigação de paternidade, a pensão passa a ser devida desde o momento em que seu pai for chamado oficialmente ao processo (citado).

Se o seu pai for empregado com carteira assinada, a pensão pode, inclusive, ser descontada diretamente da folha de pagamento dele.

*Rodrigo da Cunha Pereira é advogado, mestre e doutor em direito civil 

Por Priscila Yazbek
Fonte: Exame

1/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. É bom o alimentando não esquecer de seus deveres, entre eles o de frequentar a faculdade com assiduidade e apresentar resultado, alem disso, caso estude à noite, poderá trabalhar durante o dia para ajudar na renda familiar. Outro ponto é que não há na lei obrigação de o pai pagar uma faculdade particular para o filho, isso vai depender da sua renda. O juiz deverá ser convencido de que a faculdade particular é o único meio que lhe resta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima