Adultério flagrado! Ex-marido traído ganha direito à indenização de R$ 7 mil por danos morais

goo.gl/jwVUwy | A 1ª Turma Recursal do TJDFT confirmou sentença do juiz do 1º Juizado Especial Cível de Planaltina que condenou uma mulher a pagar indenização por danos morais ao ex-marido. Ela foi flagrada pelo cônjuge, nua, em conjunção carnal com outro homem, na residência e na própria cama do casal. Porém, a indenização, inicialmente fixada em 14 mil reais pelo juiz, foi reduzida para 7 mil reais pela turma recursal.


O autor da ação impetrou o pedido de indenização após a homologação da separação litigiosa pela vara de família competente. Na época do litígio, ficou comprovada a culpa da esposa que, segundo a sentença homologatória, "incorreu em quebra do dever de fidelidade, previsto no art. 1.566 do Código Civil". Testemunhas ouvidas em juízo confirmaram o flagrante.

Insatisfeita com a condenação, a requerida entrou com recurso na 1ª Turma Recursal. Várias foram as alegações feitas: a incompetência do juizado para julgar o pedido por se tratar de assunto de origem familiar; o fato de já ter sido apenada com a perda do direito à pensão alimentícia à época da separação; e não possuir condições financeiras para arcar com o exagerado valor estabelecido pelo juiz a título de indenização.

Em resposta à contestação, os julgadores do recurso foram unânimes em confirmar tanto a competência do juizado para julgar o pedido quanto o dever de indenizar da ex-esposa. No entanto, por maioria de votos, decidiram que o valor determinado pelo juiz deveria ser reduzido para 7 mil reais, por conta da condição financeira da ré que é professora contratada.

Segundo o acórdão da Turma, "a possibilidade de haver indenização deriva de mandamento constitucional que diz ser inviolável a honra das pessoas, sendo assegurado o direito à indenização pelo dano moral decorrente de sua violação (Art. 5º ,X, CF)." Para o relator do recurso, "o caso em questão não versa sobre uma mera negligência da relação de casamento que poderia ficar limitada à vara de família, mas sim a uma situação fática que colocou o autor da ação em uma delicada situação de exposição."

Ainda de acordo com o voto do relator, "a infidelidade sozinha não gera nenhuma causa de indenizar, pois pode ser tratada como um vexame pessoal que, quando muito, provoca o desencanto no final de um relacionamento amoroso. Todavia, por exceção, como nesse caso concreto, quando a situação adúltera causa grave humilhação e exposição do outro cônjuge, aí sim, a responsabilidade civil tem vez."

Desde março de 2005, a Lei 11.106 alterou diversos dispositivos do Código Penal Brasileiro. Dentre as mudanças, houve a descriminalização do adultério, antes considerado crime com previsão de pena de 15 dias a seis meses de detenção.

Não cabe mais recurso da decisão.

Nº do processo: Segredo de Justiça

*(Foto meramente ilustrativa: reprodução Internet)

Fonte: infojus jusbrasil 

21/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Ai mulherada já atrás de um advogado porque o que mais acontece é o homem que traindo e nunca vi mulher nenhuma ganhar indenização.

    ResponderExcluir
  2. Correta decisão!

    ResponderExcluir
  3. O acordão do Desembargador, foi correto na minha opinião.

    ResponderExcluir
  4. "Gordinho da saveiro" aprovou!

    ResponderExcluir
  5. Não concordo com a decisão, a mulher já tinha sido apenada com a perda da pensão e com o fim do relacionamento amoroso. E tem mais o corpo de dela, a casa dela e estava na cama que é do marido mais também é dela. Decisão conservadora. Tem mais, o marido pode estar sendo omisso na relação sexual e também na afetiva. Erraram os ilustres juízes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então a Decisão é sim conservadora entretanto mesmo o Marido sendo omisso n justifica o fato dela violar o dever de fidelidade.

      Excluir
    2. Se o marido tá omisso peca separacao e va levar sua vida com respeito e dignidade !traiu e foi punida justamente !tem q acabar essa mamata de sustentar mulherada vagabunda!

      Excluir
    3. Nao acho justo pensao para a mulher. Estou achando esse fato estranho pois a justica nao costuma aprovar pensao para a esposa somente para os filhos msnores

      Excluir
  6. Será que se fosse o homem sentenciado a pagar essa indenização as opiniões seriam as mesmas??
    Não há o que se falar em violação honra do marido, parece argumentos da época do brasil colônia.O caso em questão versa sobre uma negligência da relação de casamento que poderia ficar limitada à vara de família como, o dever de fidelidade recíproca, dever de respeito e consideração mútuos etc – art. 1.566, CC.É um desrespeito ao casamento,uma espécie de "contrato" que ambos concordaram em firmar, já que tinha uma relação com outro homem, deveria a esposa ter pedido o divórcio.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo precedente jurisprudencial, agora o que vai aparecer de pessoas traídas querendo indenização.

    ResponderExcluir
  8. Já vem esse papo denovo que se fosse a mulher não seria a mesma decisão ... gente abre a cabeça ... tem vários julgados em favor de mulheres que receberam 3 a 8 vezes mais....vamos parar de pegar exceção e colocar como regra...e também pesquisar antes de falar mínimo.. porque esse murmúrio de papagaio já passou dos limites....outra coisa: não quer ser fiel no casamento então divorcia e para de arrumar desculpas ... se fosse com você ... qtos traumas essa pessoa pode carregar pelo resto da vida por causa de uma pessoa ser egoísta e descompromissada.. .por isso que o Brasil não vai pra frente...por causa dessa cultura pobre sem amor ao próximo e muito menos respeito.

    ResponderExcluir
  9. Aos ignorantes. Mulheres recebem sim indenização moral quando marido trai. Parem de se fazer de vítimas, como se o judiciário fosse uma amalgama de machismo e patriarcado. A lei é para ambos sexos, sempre foi e sempre será, não importa quanto vocês chorem.
    E a brilhante pessoa que ousa falar "mas a culpa é do marido por ser omisso", com um pensamento desses, faça um favor a nossa profissão e abandone o direito. Já existem miopes o suficiente no judiciário.

    ResponderExcluir
  10. eu não consigo entender a pessoa faz um juramento com Deus no dia do casamento depois faz bobagem

    ResponderExcluir
  11. Ele tinha que cortar no coro os dois.ela safada na cama d ele e o pe de pano pois invadiu seu lar.porrada nos dois.

    ResponderExcluir
  12. Ser traído dói demais. Só sabe quem já passou pela experiência.
    É muito triste e decepcionante.

    ResponderExcluir
  13. Esse ato se resume em simplesmente falta de caráter é o que penso sobre adultério. ..

    ResponderExcluir
  14. Muito baixa a indenização

    ResponderExcluir
  15. Tá. Mas daí, quando alguém morre ou piora de saúde, esperando pelo SUS, também tem indenização por danos morais?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima