[Enquete] Você é a favor da legalização do porte de armas de fogo para advogados?

bit.ly/arma-adv | O Deputado Federal Ronaldo Benedet é o responsável pelo projeto de lei 704/22015, que tramita o Congresso Nacional e estabelece a liberação do porte de armas para os advogados, desde que cumpridos os requisitos dispostos no Estatuto do Desarmamento.

Dada sua importância, propomos um debate fundamentado, justamente por ser um tópico que provoca os ânimos e pela falta de informação da população em geral.

Por isso convocamos vocês, da maior comunidade jurídica do mundo, a opinar sobre o assunto. Você é a favor ou contra a legalização do porte de armas para advogados?

Tem uma opinião? Então deixe seu comentário abaixo. Gostaria de ver mais opiniões? Recomende este documento para que ele chegue em mais pessoas. O Brasil agradece!

Fonte: Jus Brasil

61/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. sim, não somente para advogados, mas para qualquer cidadão que cumpra com os requisitos e passe nos testes de tiro e pscicologico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não somente para advogados, mas para qualquer cidadão que cumpra com os requisitos e passe nos testes de tiro e psicológico.

      Excluir
    2. Sim e para todo o cidadão que tenha ficha limpa e curso técnico e psicológico

      Excluir
    3. Sim, desde que o o cidadão cumpra os requisitos, tais como: ter curso preparatório e saber lidar bem com arma de fogo, ter em mente que é apenas para sua defesa pessoal quando se trata de salvar sua vida ou a de qualquer cidadão próximo que está sendo atacado e correndo risco de vida, ter o psicológico preparado, não ter nenhum transtorno como ansiedade excessiva ou ser agressivo e ter a ficha limpa e a reputação ilibada e ainda fazer periodicamente um curso de reciclagem de tiros.

      Excluir
    4. Sou a favor, uma vez que não há hierarquia entre juízes, promotores e advogados.

      Excluir
  2. concordo com o comentário acima.

    ResponderExcluir
  3. Sim, não somente para advogados, mas para qualquer cidadão que cumpra com os requisitos e passe nos testes de tiro e pscicologico!

    ResponderExcluir
  4. Adriel Brendown16 agosto, 2017

    Como traz o Estatuto da OAB, não existe hierarquia entre advogados, juízes e promotores, com este fundamento que se inicia a primeira ilegalidade praticada na impossibilidade atual do advogado ter o porte de arma, em vista de que os equiparados a este podem gozar deste direito.
    Demonstra-se ainda que a constituição da ao cidadão brasileiro o direito a segurança, sendo que o Estado não é capaz de suprir com está Segurança sozinho de forma eficaz, visto isto e a possibilidade da legitima defesa trazida pela constituição, sendo está constitucional, o cidadão corre risco até de optar por este instituto de defesa, pois cada vez mais os bandidos de nosso país tem utilizado armamentos melhores, e os cidadãos nem controladamente tem direito a sua própria defesa, servindo-se como auxiliador do Estado.
    Com estas palavras finalizo a minha opinião primeiramente pela possibilidade do Advogado, devidamente qualificado, utilizar-se do porte de arma como instrumento de defesa, e ainda em um futuro abrir uma discussão para o porte de arma a todos os cidadãos brasileiros!!

    ResponderExcluir
  5. Não apenas para os advogados como para todos os cidadãos. Mas como advogado é uma profissão que alguns atuam na área criminal, é imprescindível o porte de arma.

    ResponderExcluir
  6. Não!porte de arma significa dar o direito de matar em nome da defesa pessoal mas principalmente essa liberação já é uma reinvindicação dos grandes empresários do setor a muitos anos,o capitalismo selvagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que tem de ruim em matar em nome da defesa pessoal?? Prefiro matar pra me defender do que morrer...

      Excluir
    2. Capitalismo selvagem kkkkk essa foi boa!Use arma quem quer vc não sera obrigado a matar e nem se quer ter uma.

      Excluir
    3. A Lei do Porte de Arma garante a todos os cidadãos, desde que preencham os requisitos e estejam qualificados, a ter o posse de arma. No entanto, não confundam posse, com porte/ São institutos bem diferentes. Àqueles que não são a favor, é só não comprar a arma. Simples assim.

      Excluir
  7. Concordo. Até porque se os Promotores e Juizes podem, os advogados tb devem ter este direito. Não há Hierarquia entre estes profissionais. Ou Categoria.

    ResponderExcluir
  8. Não só para advogados como para qualquer cidadão. Tema não causa polêmica, basta ver referendo de 2005. O motivo do desarmamento em qualquer Estado na história mundial foi único: controle sobre a população.

    ResponderExcluir
  9. Sim.... e além deles a qualquer pessoa que cumpra os requisitos para obtenção do porte !!

    ResponderExcluir
  10. SEMPRE À FAVOR... Quanto mais direitos a classe amealhar, melhor. Direito é uma opção: pode-se exercê-lo ou não. Se não gostar de armas, que não as porte. Mas não tire o meu direito de portá-las!

    ResponderExcluir
  11. Sou a favor, sem dúvida.

    ResponderExcluir
  12. Com certeza. Isonomia entre Promotores, Juízes e advogados.

    Constituição Federal e Estatuto da OAB precisam ser levados a sério.

    ResponderExcluir
  13. Sou a favor!

    Existe isonomia formal entre juízes, promotores e advogados, todavia, a isonomia material é mitigada. Juízes e promotores foram colocados em um pedestal, onde são endeusados. Uma destas constatações é a previsão de porte de arma em seus estatutos e LEIS orgânicas bem generosas, corporativista e tendenciosa. Já o estatuto da OAB não tem toda a igualdade material que deve ter.

    Advogados por todo Brasil sofrem ameaças, além de sofrerem com a violência comum a todos os cidadãos.

    O advogado deve ter o porte de armas. Se algum causídico que gosta, então não atrapalha o direito dos outros.

    ResponderExcluir
  14. Sim, sou favorável à libertação do porte de armas aos advogados, considerando a não existência de hierarquia e subordinação, em atenção ao princípio da isonomia, tendo em vista que os riscos no desenvolvimento das atividades profissionais dos advogados, juízes e promotores são os mesmos, nada mais justo conceder a igualdade quanto ao porte de armas aos profissionais da advocacia.

    ResponderExcluir
  15. Sou extremamente favorável

    ResponderExcluir
  16. Elvis Franks21 agosto, 2017

    Sou contra. Brasileiro não tem cultura nem equilíbrio pra andar armado. Mesmo que se crie cursos e avaliação psicológica abriria uma porta para muitos comprarem armas e andarem na clandestinidade. Outro ponto seria que em caso de aperto financeiro a arma seria a primeira a ser vendida. As crianças em casa estariam em risco. Se aumentaria a violência doméstica e suicídios. Bêbados armados em bares e festas. Se o motivo for auto defesa a OAB deve pressionar o congresso por penas mais duras. Código penal de 1940? Eca? Sou contra armar o cidadao, advogado ou não.

    ResponderExcluir
  17. Com certeza FAVORÁVEL, nós advogados temos sofrido várias emeaças e em vários casos ataques, em decorrência da profissão que exercemos.

    ResponderExcluir
  18. Sou totalmente favorável. Os advogados são conhecedores das leis e das consequências dos atos criminosos. Além de ser facultativo, os requisitos apresentados no substitutivo do PL 704/15, são suficientes e mais rigorosos do que os requeridos pelos juízes e promotores. O advogado poder escolher andar armado é uma faculdade que atualmente se mostra necessária para a sua manutenção na sua profissão. Advogado em programa de proteção tem que encerrar a carreira!

    ResponderExcluir
  19. Totalmente favorável. Aliás todo cidadão de bem brasileiro deveria ter este direito que sempre tivemos até no regime militar

    ResponderExcluir
  20. Verdade. Durante o regime Militar era muito simples e fácil a obtenção de um porte de Arma de fogo. A principal exigência do delegado de Polícia era apresentar um atestado de idoneidade moral assinado, pasmem, por um advogado militante na comarca e agora os advogados lutam duramente para conseguir tal direito!!!

    ResponderExcluir
  21. Totalmente favorável!!!

    ResponderExcluir
  22. Sim, não somente para advogados, mas para qualquer cidadão que cumpra com os requisitos e passe nos testes de tiro e psicológico!

    ResponderExcluir
  23. Apoiado! Para advogados e para população sem antecedentes criminais.

    ResponderExcluir
  24. Todo cidadão de bem deve ter o direito de portar armas, desde que passe por avaliação psicológica, bem como,seja possuidor de bons antecedentes.O estado não nos garante o mínimo de segurança. Hoje somos reféns da criminalidade, não podemos sair de nossas casas, pois corremos o risco de não retornamos vivos.

    ResponderExcluir
  25. Sou a favor. Advogo na área eleitoral e durante eleições, por exemplo, já sofri inúmeras ameaças por parte de candidatos por mim cassados em cidades do interior. Não dá tempo de esperar pela polícia. Além do mais, o EOAB que é uma Lei Federal é clara e Hialina que não existe hierarquia e subordinação entre membros do MP, Magistratura e advogados. Além disso, caso o projeto seja aprovado, não é simplesmente o advogado ir e comprar uma arma. Muitos requisitos legais devem ser cumpridos para aferir a condição daquele profissional em portar uma arma de fogo.
    Em tese, já passou da hora de este projeto virar lei.

    ResponderExcluir
  26. Sou a favor para advogado sim, mais para todo cidadão não! Vai ser uma “guerra” se todos os cidadão estiver armado.

    ResponderExcluir
  27. Obviamente sim.
    Aguardo ansiosamente a liberacao para eu tirar meu porte

    ResponderExcluir
  28. Sou a favor, da mesma forma que juízes e promotores possuem esse direito, nada mais que justo o advogado que também fica exposto do mesmo modo.

    Advogar é o dom de se indispor com a parte adversa.

    ResponderExcluir
  29. Sou a favor do porte de armas para TODOS QUE CUMPRAM OS REQUISITOS do Estatuto do Desarmamento, sem a necessidade de aprovação do Delegado Federal.

    ResponderExcluir
  30. quero a revogação do estatuto do desarmamento e que se faça uma legislação Liberal, advogado não tem nada de especial em relação a qualquer outro cidadão, para com esse ego inflado de bosta que só empobrece o debate.

    ResponderExcluir
  31. Sou a favor dor porte de arma para advogados. TAl direito esta amparado na Lei 8.906/94 artigo. 6.Como operador do direito não posso abrir mão de nenhum direito já conquistado, mesmo que não pretenda portar uma arma de fogo.

    ResponderExcluir
  32. 100% a favor.Não só o advogado mas todo cidadão de bem.

    ResponderExcluir
  33. Sou estudante de direito e concordo com porte de armas para o advogado, pois se o promotor e o juiz podem ter porque o advogado não, se não existe hierarquia entre os operadores do Direito?

    ResponderExcluir
  34. "Sim, não somente para advogados, mas para qualquer cidadão que cumpra com os requisitos e passe nos testes de tiro e psicológico."
    Penso igualmente.

    ResponderExcluir
  35. SIM. Para todo cidadão que deseja possuir como nos EUA.

    ResponderExcluir
  36. SIM,ate pq o estatuto da oab diz que não ha hierarquia entre advogados, juízes e promotores, em razao disto sou totalmente a favor, pois nós corremos os mesmos risco que um promotor de justiça.

    ResponderExcluir
  37. Sim, existe alguma previsão da aprovação desse PL 704/15?

    ResponderExcluir
  38. Sou totalmente favorável. Aliás, todo o Estatuto do Desarmamento deve ser revogado. Qualquer cidadão que queira e comprove aptidão física e intelectual para possuir e portar armas de fogo, deveria poder fazê-lo.

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima